Televisão no Azerbaijão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A televisão no Azerbaijão foi introduzida em 1956, quando o Azerbaijão ainda era conhecido como República Socialista Soviética do Azerbaijão.[1][2]

O Azerbaijão tem um total de 47 canais de televisão, dos quais 4 são canais públicos de televisão e 43 são canais de televisão privados, dos quais 12 são canais nacionais de televisão e 31 canais regionais de televisão. De acordo com o Ministério das Comunicações e Tecnologias da Informação do Azerbaijão, a taxa de penetração da televisão é de 99%, de acordo com dados de 2014.[3] A taxa de penetração da televisão a cabo no Azerbaijão totalizou 28,1% dos domicílios em 2013, a partir de um estudo realizado pelo Comitê de Estatística do Estado da República do Azerbaijão. Quase 39% da base de assinantes de TV a cabo está concentrada nas principais cidades. A taxa de penetração da televisão a cabo totalizou 59,1% na cidade de Baku em 2013.[4]

Lista de canais[editar | editar código-fonte]

Esta é uma lista de canais de televisão que transmitem no Azerbaijão.

Propriedade do Estado[editar | editar código-fonte]

Nome Proprietário Estabelecido
AzTV Azerbaijão TV e Sociedade de programas de rádio (estatal) 1956
İdman Azərbaycan Azerbaijão TV e Sociedade de programas de rádio (estatal) 2009
İTV Televisão do Azerbaijão e empresa de radiodifusão 2005
Mədəniyyət TV Azerbaijão TV e Sociedade de programas de rádio (estatal) 2011

Privado[editar | editar código-fonte]

Em todo o território nacional[editar | editar código-fonte]

Nome Proprietário Estabelecido
Space TV Vagif Mustafayev 1997
Lider TV Media Holding Ltd 2000
ATV Companhia de TV e Rádio do Azerbaijão 2000
Khazar TV Ahmad Gül 2007
CBC TV Caspian Broadcasting Company of SOCAR 2013
CBC Sport Caspian Broadcasting Company of SOCAR 2015
Region TV Azerbaijani TV Network 2014
IQ TV Azer-Sat 1995
Azadliq Radyosu TV VOA 1990
Zuhur TV MFS 2013
InterAz Group AZ 2007
Bütöv Azerbaycan B&B 2010

Extintos[editar | editar código-fonte]

Propriedade do Estado[editar | editar código-fonte]

Nome Fundado Extinto
AzTV 2 1992 2005

Privado[editar | editar código-fonte]

Nome Fundado Extinto
ABA Julho de 1999 Jullho de 2001
Baku TV 1992 1996
BMTI Agosto de 1993 Maio de 1994
Lankaran TV Abril de 2000 Dezembro de 2005
LTV 1996 2002
KL 350 1991 1991
STV Junho de 2000 Outubro de 2005
Shou+ TV 1999 2008
Super Channel 1993 1994
Sara TV 1992 1999
Tolerance TV 2004 2009
TTR-TV 1997 2003
Umid TV 2005 2012
Yevlakh TV 2005 2005
ANS TV 1991 2016

Referências