Televisão na Finlândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A televisão na Finlândia foi introduzida em 1955. A televisão a cores começou em 1969. Antes de 1986, Yle monopolizou a televisão finlandesa. Todas as estações analógicas terrestres pararam de transmitir a 1º de setembro de 2007, após a introdução da televisão digital. Os provedores de TV a cabo foram autorizados a continuar a transmissão analógica em suas redes até 1º de março de 2008.

Normalmente, o conteúdo em idioma estrangeiro é legendado, mantendo a trilha sonora do idioma original. Isso inclui respostas a entrevistas em programas de notícias ou revistas não fornecidos na língua principal desse programa. A programação estrangeira destinada a crianças é, no entanto, normalmente dublada de uma das línguas nacionais. Independentemente do público-alvo ou do idioma original, muitos programas recebem um título finlandês e / ou sueco que é usado nos cronogramas do programa.

Digital Terrestre[editar | editar código-fonte]

A televisão digital terrestre foi lançada em 21 de agosto de 2001. As redes analógicas continuaram suas transmissões ao lado das digitais até 1 de setembro de 2007, quando foram encerradas em todo o país.

Antes do desligamento analógico, a rede terrestre possuía três multiplexes: MUX A, MUX B e MUX C. O MUX A continha os canais da emissora pública Yleisradio e a MUX B era compartilhada entre as duas emissoras comerciais: MTV3 e Nelonen. O MUX C continha canais de várias outras emissoras. Após o fechamento analógico, um quarto multiplex chamado MUX E foi lançado.

Além das transmissões ao ar livre, duas empresas estão fornecendo cartões de criptografia para televisão paga: Canal Digital e PlusTV. O Canal Digital foi o primeiro a lançar, originalmente oferecendo apenas quatro canais Canal + (o Disney Channel foi adicionado mais tarde). A PlusTV foi lançada em novembro de 2006, originalmente transmitindo apenas MTV3 Max e Subtv Juniori (mais tarde adicionando Subtv Leffa e Urheilu + kanava). Ambos os pacotes receberam mais canais com o lançamento do MUX E em setembro de 2007: SVT Europa e MTV3 Fakta foram adicionados ao PlusTV e KinoTV foi adicionado ao Canal Digital, enquanto Discovery Channel, Eurosport, MTV Finlândia e Nickelodeon foram adicionados aos dois pacotes.

Setembro de 2007 também viu o lançamento do pacote SveaTV na Ostrobótnia, que transmite canais da Suécia.

O canal digital YLE Extra foi fechado em 31 de dezembro de 2007 e foi substituído por YLE TV1 +, um simulcast de TV1 com legendas incluídas no fluxo de vídeo. A TV1 + foi fechada em 4 de agosto de 2008 devido a sua baixa audiência.[1]

A Finlândia iniciou a transição para DVB-T2, que será concluída em 31 de março de 2020.

TV a cabo[editar | editar código-fonte]

A televisão a cabo analógica foi desligada na Finlândia em 1º de março de 2008, mas a televisão a cabo digital é difundida em todo o país e sua infraestrutura é usada para serviços de internet a cabo.

Os principais operadores de cabo são a DNA, o Welho e a TTV, que operam nas áreas de Turku, Helsínquia e Tampere. Todas as televisões pagas usam transmissões digitais, os decodificadores DVB-C estão disponíveis desde 2001.

Satélite[editar | editar código-fonte]

A televisão digital por satélite começou nos países nórdicos, e também na Finlândia, pela plataforma de TV paga Multichoice Nordic em 1996. Os primeiros decodificadores disponíveis foram fabricados pela Nokia e pela Pace. Depois disso, o serviço fundiu-se com o Canal Digital no final de 1997. Concorrência da televisão paga Viasat e do canal de TV Yle, a Finlândia começou a transmitir em 1999.

O Canal Digital lançou alguns canais de HDTV, como o Discovery HD, no seu pacote de paytv digital durante o ano de 2006. O canal HDTV pan-europeu Euro1080 HD1 também está disponível na Finlândia.

Lista de canais[editar | editar código-fonte]

Todos os canais da Yle são transmitidos em sinal aberto, assim como alguns comerciais, incluindo MTV3, Nelonen, Sub, Jim, TV5, FOX e Kutonen. Yle canais são estatais e são financiados por um anel cercado chamado "imposto Yle".

A maioria dos canais é a mesma em toda a Finlândia continental. Na Ostrobótnia e Ilhas Åland há um multiplex extra disponível que fornece canais criptografados da Suécia, juntamente com as respectivas estações locais,[2] e, claro, devido à sobreposição de sinais, estações russas, suecas, norueguesas e estonianas podem ser vistas perto áreas fronteiriças e vice-versa.

Canais DVB-T[editar | editar código-fonte]

No. Nome do canal Sinal aberto
1. Yle TV1 Sim
2. Yle TV2 Sim
3. MTV3 Sim
4. Nelonen Sim
5. Yle Teema & Fem Sim
6. Sub Sim
7. TV5 Sim
8. Liv Sim
9. Jim Sim
10. Kutonen Sim
11. TLC Sim
12. FOX Sim
13. AVA Sim
14. Hero Sim
15. AlfaTV Sim
16. Frii Sim
17. Harju & Pöntinen Sim
18. 0700 11111 deitti Sim
20. National Geographic Sim
28. Estradi Sim

Referências

  1. «Ylen TV1+ - palvelu päättyy elokuussa» [Yle's TV1+ - service ends in August] (em Finnish). Digita Oy. 11 de julho de 2008. Consultado em 23 de junho de 2011 
  2. «SveaTV-kanalplatser». VLT. Consultado em 22 de dezembro de 2007