Telmo Thompson Flores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thompson Flores
Prefeito de Porto Alegre
Período 31 de março de 1969
até 8 de abril de 1975
Antecessor(a) Célio Marques Fernandes
Sucessor(a) Guilherme Socias Villela
Dados pessoais
Nascimento 5 de julho de 1921
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Morte 9 de novembro de 2008 (87 anos)
Florianópolis, Santa Catarina
Primeira-dama Helena Thompson Flores
Partido ARENA
Profissão engenheiro civil

Telmo Thompson Flores (Porto Alegre, 5 de julho de 1921Florianópolis, 9 de novembro de 2008) foi um engenheiro civil e político brasileiro, prefeito nomeado de Porto Alegre, durante o regime militar.

Técnico, sem história pregressa em disputas eleitorais, Thompson Flores foi indicado em 1969 para a prefeitura da capital gaúcha, pelo então governador Walter Peracchi Barcelos, e aprovado pela Assembléia Legislativa. Proveniente de uma família de raízes inglesas politicamente proeminente no estado do Rio Grande do Sul,[1][2][3] seu governo foi caracterizado por grandes obras, em especial na área dos transportes, desativando o bonde e incentivando o transporte automotivo, com a construção de seis viadutos. Durante sua gestão também ocorreram a inauguração do Parque Moinhos de Vento, o "Parcão", da rodoviária municipal, a abertura do bairro Restinga e a construção do Muro da Mauá, entre a avenida Mauá e o Cais do Porto. No início de 1975 entregou o cargo ao sucessor Guilherme Socias Villela.

Em 1976 assumiu a presidência da Eletrosul e, devido ao cargo, mudou-se para Florianópolis. Nas eleições legislativas de 1978 concorreu para cargo público pela primeira vez, conquistando 30 mil votos e ficando com a primeira suplência da ARENA gaúcha para deputado federal. Entretanto, não assumiu o cargo nenhuma vez, cedendo a vaga aos demais suplentes do partido. Presidiu a Eletrosul por cerca de dez anos.

Afastado da vida pública, em 1989 fixou residência definitiva na capital catarinense, após aposentar-se como engenheiro. Em Florianópolis viveu seus últimos anos, falecendo de insuficiência respiratória em 9 de novembro de 2008.[4]

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Cálculo Vetorial, 1965.
  • A Praça do Portão e o Viaduto Loureiro da Silva, 1970.

Referências

  1. «FLORES, Thompson». Fundação Getúlio Vargas. 18 de maio de 1976. Consultado em 7 de junho de 2022 
  2. «NGB - Fragata Paraguaçu (ex-Real Carolina)». www.naviosbrasileiros.com.br. Consultado em 15 de setembro de 2015 
  3. Homenagem do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul ao ministro Carlos Thompson Flores, em 4 de outubro de 2000.
  4. Thompson Flores é velado em Florianópolis.


Precedido por
Célio Marques Fernandes
Prefeito de Porto Alegre
1969 — 1975
Sucedido por
Guilherme Socias Villela