Saltar para o conteúdo

Nihonium: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 187.65.250.223 ( modificação suspeita : -139), para a edição 32814149 de GRS73
Criação do elemento 113
Linha 1: Linha 1:
O '''Unúntrio''' (nome temporário, do [[latim]] um, um, três) ou '''Eka-tálio''' (semelhante ao [[tálio]]) é um [[elemento químico]] sintético, de [[símbolo químico]] temporário '''Uut''', [[número atômico]] 113 (113 [[próton]]s e 113 [[elétron]]s), provavelmente de [[massa atómica]] 284 [[unidade de massa atómica|u]]. Pertence ao [[grupo da tabela periódica|grupo 13]] da [[tabela periódica]].
O '''Unúntrio''' (nome temporário, do [[latim]] um, um, três) ou '''Eka-tálio''' (semelhante ao [[tálio]]) é um [[elemento químico]] sintético, de [[símbolo químico]] temporário '''Uut''', [[número atômico]] 113 (113 [[próton]]s e 113 [[elétron]]s), provavelmente de [[massa atómica]] 284 [[unidade de massa atómica|u]]. Pertence ao [[grupo da tabela periódica|grupo 13]] da [[tabela periódica]]. Este Elemento foi descoberto principalmente por cientistas russos, que ao terem explodido uma mina de caramelo, eles encontrarão o pior elemento já visto no mundo... este elemento não poderá ser usado, pois sua capacidade está abaixo do normal hoje em dia, então... fiquem felizes, pois, quem usava o elemento 113 era surpreendido com muito coisas que não eram do elemento 115, então... use 115.


Descoberto no início de [[2004]] por uma equipe de cientistas [[Rússia|russos]] e [[Estados Unidos|norte-americanos]], é um [[elemento transurânico|transurânico]], provavelmente um [[sólido]] de aspecto prateado.
Descoberto no início de [[2004]] por uma equipe de cientistas [[Rússia|russos]] e [[Estados Unidos|norte-americanos]], é um [[elemento transurânico|transurânico]], provavelmente um [[sólido]] de aspecto prateado.

Revisão das 19h43min de 4 de novembro de 2012

O Unúntrio (nome temporário, do latim um, um, três) ou Eka-tálio (semelhante ao tálio) é um elemento químico sintético, de símbolo químico temporário Uut, número atômico 113 (113 prótons e 113 elétrons), provavelmente de massa atómica 284 u. Pertence ao grupo 13 da tabela periódica. Este Elemento foi descoberto principalmente por cientistas russos, que ao terem explodido uma mina de caramelo, eles encontrarão o pior elemento já visto no mundo... este elemento não poderá ser usado, pois sua capacidade está abaixo do normal hoje em dia, então... fiquem felizes, pois, quem usava o elemento 113 era surpreendido com muito coisas que não eram do elemento 115, então... use 115.

Descoberto no início de 2004 por uma equipe de cientistas russos e norte-americanos, é um transurânico, provavelmente um sólido de aspecto prateado.

Copernício - Ununtrio - Ununquadio
Tl
Uut
   
 
 

Previsão de propriedades
Nome, símbolo, número Ununtrio, Uut, 113
Série química Presumivelmente um
metal do bloco p
Grupo, periodo, bloco 13, 7 , p
Cor e aparência Desconhecido, provavelmente
metálico prateado,
branco ou cinza metálico
Massa atómica supostamente [284] u
Configuração electrónica [Rn 5f14 6d10 7s²7p1
( suposição baseada no tálio )
Estado da matéria Presumivelmente sólido
Unidades SI e CNTP, exceto onde indicado o contrário.

História

Em 1 de fevereiro de 2004 o ununtrio e o ununpentio foram sintetizados, conforme relatado por uma equipe de cientistas russos de Dubna (em inglês, "Joint Institute for Nuclear Research") e do norte-americano Lawrence Livermore National Laboratory. Esta descoberta ainda está à espera de confirmação.

Em 28 de setembro de 2004 uma equipe de cientistas japoneses declarou que obteve êxito na obtenção deste elemento.[1][2]

"Ununtrium" é um nome sistemático, temporário, indicado pela IUPAC. Não pode ser encontrado na natureza, pois para obtê-lo a sua estrutura tem de ser modificada para chegar a um resultado exato. O elemento é pouco usado, por ser quase desconhecido.

Compostos

Ainda não se conhece compostos do Ununtrio, pois o elemento só foi obtido em quantidade muito pequena e seu tempo de desintegração radioativa é curto demais para serem preparados seus compostos. Julgando por sua posição na tabela periódica, especula-se que suas propriedades sejam semelhantes às do tálio, elemento situado logo acima na tabela. Por esse ângulo, supõe-se que o ununtrio forme íons com nox +1 e +3, semelhante ao Tl e, pelo efeito do par inerte, seu estado de oxidação +1 seja ainda mais estável que o do tálio. Especula-se que o Uut trivalente seja um oxidante mais enérgico que Tl+3.

Referências

Ligações externas