Usuário:Music01/Testes/Fame Kills: Starring Kanye West and Lady Gaga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Empire State of Mind"
Single de Jay-Z com a participação de Alicia Keys
do álbum The Blueprint 3
Lançamento 1 de setembro de 2009 (2009-09-01)
Formato(s) CD single, download digital, maxi single, vinil
Gravação 2009;
Roc the Mic Studios, Oven Studios
(Nova Iorque)
Gênero(s) Hip hop, East Coast hip hop, soul
Duração 4:36
Gravadora(s) Roc Nation, Atlantic
Composição Shawn Carter, Alicia Keys, Angela Hunte, Alexander Shuckburgh, Burt Keyes, Jane't "Jnay" Sewell-Ulepic, Sylvia Robinson
Produção Al Shux
Cronologia de singles de Jay-Z
"Run This Town"
(2009)
"On to the Next One"
(2009)
Cronologia de singles de Alicia Keys
"Another Way to Die"
(2009)
"Doesn't Mean Anything"
(2009)
Lista de faixas de The Blueprint 3
"Run This Town"
(4)
"Real as It Gets"
(6)

"Empire State of Mind" é uma canção do rapper estadunidense Jay-Z, contida em seu décimo primeiro álbum de estúdio The Blueprint 3 (2009). Conta com a participação da cantora compatriota Alicia Keys, e foi composta por ambos juntamente a Angela Hunte, Jane't "Jnay" Sewell-Ulepic e Alexander Shuckburgh, sendo produzida pelo último sob o nome artístico de Al Shux. Foi composta como um tributo à cidade natal de Jay-Z e Keys, Nova Iorque, e apresenta uma demonstração de "Love on a Two-Way Street", escrita por Sylvia Robinson e Bert Keys e interpretada por The Moments; por esta razão, ambos são creditados como compositores. A sua gravação ocorreu em 2009 nos estúdios Roc the Mic Studios e Oven Studios, situados em Nova Iorque. A faixa foi originalmente concebida por Hunte e Sewell-Ulepic, nativas do Brooklyn, que estavam sentindo saudades de casa durante uma viagem ao exterior em fevereiro de 2009. No mês seguinte, eles enviaram uma canção para a gravadora do rapper Roc Nation, embora tenham recebido análises negativas. Após um incidente descrito por ambas como "presságio", elas receberam a sugestão de um associado da EMI Music Publishing e enviaram-na novamente para Jay-Z, que manteve o gancho "New York", mudou os versos e decidiu gravá-la.

Inicialmente, a obra apresentaria Hunte cantando o gancho, porém ela e Sewell-Ulepic foram questionadas se outra pessoa seria mais apropriada para o refrão, e Hunte sugeriu Keys. Mary J. Blige também chegou a ser considerada, mas Keys foi selecionada depois que Jay-Z ouviu o compasso do piano. A canção foi vista como uma "balada rap orquestral" e possui estilos musicais pop rap. Contém referências à vários locais de Nova Iorque e seus famosos residentes, enquanto descreve a essência da cidade. Palavras de baixo calão também são apresentadas ao longo da faixa. "Empire State of Mind" foi lançada digitalmente em 1º de setembro de 2009, sendo enviada para estações radiofônicas estadunidenses rhythmic em 20 do mês seguinte e posteriormente comercializada também nos formatos de CD single e maxi single.

"Empire State of Mind" foi recebida de forma positiva pelos críticos musicais, que elogiaram a participação de Keys e seu conteúdo lírico, tendo sido descrita como um dos destaques de The Blueprint 3. Foi listada entre as dez melhores canções de 2009 por diversas publicações, incluindo a Rolling Stone e o The New York Times; consequentemente, foi indicada em três categorias nos Grammy Awards de 2011 e venceu duas delas, nomeadamente Best Rap Song e Best Rap/Sung Collaboration. Obteve um desempenho comercial positivo, listando-se nas dez melhores posições em diversos países, como Austrália, Canadá, França, Itália e Reino Unido. Nos Estados Unidos, converteu-se no primeiro tema de Jay-Z como artista principal a culminar na Billboard Hot 100, onde permaneceu por cinco semanas consecutivas e tornou-se o último número um na década de 2000. Em junho de 2014, suas vendas no país foram avaliadas em 5.5 milhões de unidades.

O vídeo musical correspondente foi dirigido por Hype Williams e retratam Jay-Z e Keys interpretando a canção em diversas locações na cidade de Nova Iorque. "Empire State of Mind" foi apresentada por Jay-Z e Keys diversas vezes, como no programa Saturday Night Live e nas premiações MTV Video Music Awards e American Music Awards de 2009. Em janeiro de 2010, foi anunciado que Keys havia gravado uma sequela da faixa, intitulada "Empire State of Mind (Part II) Broken Down", a qual foi incluída em seu quarto disco The Element of Freedom (2009). Recebida de forma positiva, sua versão não obteve o mesmo desempenho comercial como sua antecessora, embora tenha atingido as dez melhores posições na Irlanda, nos Países Baixos e no Reino Unido. A cantora disse que escolheu gravar sua própria versão da obra porque queria expressar seus sentimentos pessoais sobre Nova Iorque. Além de ter recebido a sequela de Keys, o número foi regravado por diversos artistas, como Jason Mraz e Ed Sheeran, bem como pelo elenco da série musical Glee, cuja versão atingiu a 21ª colocação como melhor na Billboard Hot 100 e chegou a registrar entrada na 20ª posição da tabela de singles australiana, onde permaneceu por duas edições.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Uma das inspirações de Hunte e Sewell-Ulepic para compor "Empire State of Mind" foi a vida de ambas em Nova Iorque.

"Empire State of Mind" foi originalmente criada pela cantora, compositora e produtora Angela Hunte, nativa do Brooklyn, juntamente com sua parceira de composição Jane't "Jnay" Sewell-Ulepic. Ela cresceu no mesmo edifício onde o rapper Jay-Z viveu — 560 State Street, um endereço que é mencionado na canção. A concepção da faixa surgiu durante uma viagem feita por Hunte e Sewell-Ulepic à Londres em fevereiro de 2009, quando ambas estavam sentindo saudades de casa. Hunte ficou doente na época, enquanto a mãe de Sewell-Ulepic estava doente. A primeira lembrou: "Nós dizemos para nós mesmas: 'Nós reclamamos muito sobre Nova Iorque — sobre as ruas movimentas, sobre as multidões e a pressão —, mas não trocaríamos isso por nada nesse momento'. Antes de sairmos do hotel naquela noite, nós sabíamos que iríamos compor uma canção sobre a nossa cidade". Embora tenham composto o número como uma simples maneira de falar sobre seus sentimentos em relação à sua cidade natal, a dupla o enviou à gravadora de Jay-Z Roc Nation no mês seguinte, com a esperança de que o artista gostasse dela e gravasse-a. Ao receberem uma recepção negativa sobre a canção, elas se convenceram de que o tema nunca seria gravado. Entretanto, meses depois, Jon "Big Jon" Platt, da EMI Music Publishing, ouviu-a em uma festa e a aprovou, acreditando que "seria perfeita para Jay-Z".

Hunte e Sewell-Ulepic estavam hesitantes, uma vez que haviam enviado a faixa para a gravadora e não obtiveram resultados positivos. De acordo com a primeira, quando uma imagem de The Notorious B.I.G. que estava em seu computador "caiu" quando elas apresentaram a música para Platt — uma pessoa que nunca havia se mexido, independentemente de quão alto a canção estivesse tocando —, ela percebeu que aquilo foi um presságio. Ela comentou: "Nós trocamos olhares, pensando: 'Se Biggie [apelido de The Notorius B.I.G.] aprovar, vamos enviá-la para Jay". No dia seguinte, Platt mandou a obra para Jay-Z e ele "gostou dela e gravou-a na mesma noite". Hunte lembrou: "Nós ficamos muito felizes, [já que] ele queria honrar nosso trabalho e nossa produção. Duas compositoras/produtoras, e para ele, como um rapper, aceitar nossa canção — isso não é uma combinação que você geralmente vê. Por ele ter aberto a mente sobre isso, nós não pudemos ficar mais gratas e agradecidas". Jay-Z recompôs novos versos, inspirados pelas letras originais, e selecionou Hunte para interpretar gancho. Entretanto, quando Hunte e Seweull-Ulepic foram questionadas sobre quem elas achavam que deveria ser mais apropriada para o gancho, a primeira selecionou a cantora Alicia Keys. Ela disse: "Ela nunca fez uma música com ele, e ela também possui o mesmo tom vocal que eu possuo. Ela fez com que a música soasse muito próxima à original. Ela acertou em cheio e a trouxe para casa. Foi uma grande escolha". Keys também contribuiu com a elaboração da nova ponte de "Empire State of Mind".

"Obviamente, eu estou muito grata por ele [Jay-Z] ter me alcançado, e por esse tipo de habilidade representar minha cidade natal; isso foi muito louco. Nós fomos ao estúdio. Eu fui ao estúdio e (...) e me apaixonei pela canção desde o início".

—Keys falando com a MTV News sobre Jay-Z ter a escolhido para cantar em "Empire State of Mind".

Em uma entrevista, Jay-Z declarou que após ouvir os compassos do piano da faixa — que interpolam "Love on a Two-Way Street", de The Moments —, ele imediatamente lembrou de Keys e queria que ela participasse da canção. A intérprete lembrou: "Foi uma única ligação, e Jay-Z me disse: 'Eu sinto que essa música será o hino de Nova Iorque'". O rapper também comentou que Mary J. Blige chegou a ser considerada para os versos de Keys e admitiu que estava a "dois segundos" de pedir que Blige participasse do refrão da obra. Sua segunda opção para os vocais do refrão foi Keys, e usar Blige na canção seria uma ação segura, mas Jay-Z disse que a combinação do som e do piano de Keys se encaixaria melhor com ele. Em dezembro de 2009, Hunte, que não revelou maiores detalhes, falou que a versão original da obra seria lançada um dia, adicionando: "A [versão] original é muito poderosa, é apenas uma questão de tempo até você ouvir a linha".