Usuário:Valdemir1/Universidade Palacký

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Valdemir1/Universidade Palacký
Campus Urban
Página oficial http://www.upol.cz/en/
Pátio da Faculdade de Filosofia
Escada da Faculdade de Ciências

Universidade Palacký, Olomouc é a universidade mais antiga da Morávia e a segunda mais antiga na República checa. Ela foi fundada em 1573, como uma universidade pública, liderado pelo Jesuíta ordem em Olomouc, que na época era a capital da Morávia e a sede do episcopado. No primeiro ele ensinou apenas a teologia, mas em breve nos campos da filosofia, direito e medicina foram adicionados.

Depois de o Rei da Boêmia Joseph II's reformas na década de 1770, a universidade tornou-se cada vez mais dirigida pelo estado, ao passo que hoje é uma universidade pública. Durante a Revolução de 1848, estudantes e professores universitários desempenhou um papel muito activo no lado de democratização. O conservador, o rei Francisco José I fechado a maioria de suas faculdades durante a década de 1850, mas eles foram reabertas por um ato de Intercalar Assembleia Nacional aprovou em 21 de fevereiro de 1946. Esta lei também prorrogado o nome de Universidade de Olomouc, a Universidade Palacký, Olomouc, nomeando-o para František Palacký, uma do século 19, na Morávia , historiador e político.

Hoje, a universidade é um exemplo de uma antiga universidade em uma pequena cidade, como a Universidade de Yale, em New Haven , e a Universidade de Tübingen, em Tübingen. A cidade de Olomouc tem 100.000 habitantes (e como muitas novamente em seus arredores), e cerca de 25.000 estudantes universitários (incluindo aqueles em Moravian College Olomouc), que é a mais alta densidade de estudantes universitários na Europa Central. A cidade em si é muito antigo e pitoresco e está rodeado por instalações de esportes e natureza.

Muitos ilustres figuras ensinaram, trabalhou e estudou aqui, incluindo Albrecht von Wallenstein e Gregor Mendel.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiro Reitor cs (Mula, Espanha 1526 – Olomouc 1594)

A universidade é a mais antiga na Morávia e a segunda mais antiga no checa terras da Coroa. A sua fundação foi um elemento importante da contra-Reforma na Morávia, como a igreja de Roma começou a sua luta contra o Protestantismo. Cerca de 90% da população da terra tcheca já foi Protestante até o momento o Habsburgos, assumiu o trono, em 1526.[1] O Protestante Hussitas foram trabalhar para a prestação de uma educação universal, que foi um desafio especial para os Católicos.[2] em meados do século xix, não havia uma única cidade sem uma escola Protestante em terras tchecas, e muitos tinham mais de um, a maioria com dois a seis professores de cada um. Em Jihlava, um dos principais Protestantes centro na Morávia, havia seis escolas: duas checa, dois alemães, um para meninas e outro de ensino em latim, ao nível de uma alta / escola de gramática, ensinando o latim, o grego e o hebraico, a Retórica, a Dialética, fundamentos de Filosofia e artes plásticas, bem como a religião de acordo com a Luterana de Augsburgo.[3] Com a Universidade de Praga também firmemente em mãos dos Protestantes, a igreja Católica local foi incapaz de competir no campo da educação. Portanto, os Jesuítas foram convidados, com o apoio da igreja Católica dos Habsburgos governantes, para vir para a terra tcheca e estabelecer um certo número de instituições educativas Católicas, sobretudo a Academia em Praga, e um em Olomouc.

O Olomouc bispo Vilém Prusinovský z Víckova convidou os Jesuítas para Olomouc, em 1566. Os Jesuítas estabeleceu um mosteiro e, em seguida, progressivamente estabelecido o Ginásio (escola) , a Academia, o Sacerdote no Seminário e Seminário de S. Francisco Xavier Para Estudantes Pobres.

O colégio foi promovido para o status de Universidade em 1573, e dali a em latim: Collegium Nordicum e a Academia de Nobreza foram estabelecidas. A universidade foi fechada durante pragas em 1599 e 1623, e durante o Boêmio Revolta na Guerra Dos Trinta Anos. Ele foi saqueado pelo sueco Império's exércitos.

No contra-Reforma e sucessivas décadas, tornou-se significativamente influentes, como o Jesuíta aperto afrouxou. Em 1773, após a dissolução da ordem Jesuíta, ele foi transformado em um secular instituição de execução pelo Estado. No final, ele foi separado do Olomouc episcopal instituições e mudou-se para Brno em 1778. Ele voltou para Olomouc quatro anos mais tarde, o seu status rebaixado para a de um liceu.

Em 1827, mais uma vez, foi promovido para o status de Universidade. O curto período de vida deste renomeado "Franzens Universidade" (1827 – 1860) talvez eclipses seu alto padrão científico (especialmente em ciências naturais, direito e medicina) e sua importância política, particularmente na "Primavera dos Povos" durante as Revoluções de 1848, em Habsburgo áreas, quando ele se tornou o centro da luta de renascimento nacional na Morávia. O regime dos Habsburgos retaliação ao fechamento de mais da universidade na década de 1850. Olomouc da universidade foi totalmente restabelecida em 1946, inaugurando a era moderna da universidade.[4]

Antes de a universidade[editar | editar código-fonte]

Educação em Olomouc tem uma longa tradição perante o Colégio dos Jesuítas obtido o status de Universidade. Tão cedo como 1249 uma escola foi fundada pelo Bispo de Olomouc Bruno ze Šamberka. Palestras coberto de gramática, dialética, retórica e liturgia. O primeiro Mestre, Bohumil, foi nomeado em 1286. Em 1492, a primeira faculdade de dignitário, Heřman, foi nomeado.[5]{{Rquote|right|It is well known that Moravia was in the middle of the 16th century the land of the greatest religious freedom, and therefore it was famous in both the religious and laical European society as the den of the heresy. The majority of nobility was non-catholic, the schools and printing-shops established by the Unity of Bretheren were flourishing; on the other hand there were cries of Olomouc Catholic Bishops and of catholic kings Ferdinand and Maximilian about the bad standing of diocese, about the lack of clergy-men and their bad morals, disorders in schools as well as in monasteries, lack of financing etc.|V. Nešpor, Dějiny university olomouckéErro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref>

Fundação da Universidade Jesuíta[editar | editar código-fonte]

Em 1578, a autoridade da universidade foi expandida com a criação de um especial papal seminário (em latim: Seminarium Pontificium chamado em em latim: Collegium Nordicum (uma segunda Colégio Nordicum foi criada em Braunsberg, o que Olomouc durou até 1741[6]) A esfera de responsabilidade, que tinha coberto Silésia, Polónia, Hungria e o Austríaco terras , bem como da Morávia, foi agora ampliada para incluir a Alemanha, a Escandinávia e a Europa Oriental.[7] O objetivo do seminário foi a de criar dedicados e bem-educado sacerdotes católicos que, então, voltar para sua terra natal, e não de promover e proteger a Igreja Católica's interesses e objetivos.

Em 1581, a universidade recebeu um Privilégio Imperial do imperador Rudolf II, segundo o qual graus concedidos Jesuíta de Universidade tinha o mesmo valor que os de qualquer comparável universidade. Ao mesmo tempo o privilégio estabelecido universidade jurisdição sobre alunos e professores, o que significava que a universidade membros desfrutado de uma forma de clérigos de imunidade e não poderia enfrentar um julgamento perante os tribunais civis, mesmo em matéria de processo penal. Em 1582, o Bispo e os Jesuítas forçado a escola Protestante em Olomouc para fechar. Entretanto, o bispo, de Stanislav Pavlovský, chamado para a criação de faculdades de direito e medicina. Ele foi capaz de convencer o Reitor, Bartoloměj Villerius, para sustentar sua proposta. mais Tarde, em 1588, o imperador Rodolfo II, em um documento escrito em língua checa, deu seu apoio para o estabelecimento de todas essas faculdades; no entanto, a idéia falhou ao mesmo tempo, devido à falta de financiamento. Em 1590 a universidade tem cerca de 600 alunos, enquanto que em 1617 seu número ultrapassou mil.[8] Na era antes da Batalha da Montanha Branca Olomouc Universidade foi composto por um agrupamento de ligado e abrangente faculdades e dormitórios. As áreas a serem ensinadas humaniora (preparação para os estudos universitários), filosofia (liberal arts), e teologia.

Rudolf II foi sucedido, em 1612 por seu irmão, o Imperador Matias , que procurou instalar o ferozmente Católica de Ferdinand de Styria, no trono da Boêmia (que foi conjugada com a de Março de Moravia), mas em 1618, os Protestantes da Boêmia e Morávia nobres, que com medo de perder a liberdade religiosa (duas das igrejas Protestantes, que já estão sendo fechados[9]), começou a Boêmia Revolta. Consequentemente, os Jesuítas foram expulsos de Olomouc e a universidade deixou de funcionar, apenas para ser restaurado em 1621, após a revolta foi esmagada. Os Jesuítas e a universidade beneficiou consideravelmente desde a derrota de Protestantes: a maioria dos Protestantes nobres foram executados, ou expulso, após a Revolta e as suas propriedades foram confiscadas. Antes da Revolta da universidade foi em grande parte financiada por doações de mecenas. No entanto, o novo Imperador Fernando II deu a universidade de várias substancial propriedades que ele tinha confiscado do derrotou os rebeldes. Dentre essas, foi a mansão de Nový Jičín que proporcionou um bom rendimento. Outras propriedades doadas pelo Imperador incluída uma fazenda anteriormente detida por Jan Adam Prusínovský, um parente do fundador do colégio dos Jesuítas. A partir de 1622 a todo o sistema de educação da Coroa tcheca terras foi colocado sob Jesuíta de controle, incluindo a Universidade de Praga e a Universidade de Wroclaw (Silésia foi também uma Coroa checa terra na época). Por 1631 a universidade tinha alguns 1100 estudantes, dos quais cerca de trinta foram anualmente conferido o título de Doutor em Filosofia. As palestras sobre matemática allured tão grande audiência, de que eles eventualmente se tornou aberto ao público.[10]

Alunos-at-arms
  • Em 1639 o Exército sueco sitiada Olomouc. 400 estudantes Universitários juntou-se o sistema de protecção.
  • Em 1683, o polaco-lituano exército estava passando Olomouc em seu caminho para a Batalha de Viena. 288 estudantes universitários jurou militar juramento na universidade de aula e se juntou às tropas na luta contra os Otomanos.[11]
  • Em 1848, a estudantes universitários estabelecido armadas acadêmico legião de 382 homens. Muitos deles deixaram a cidade e tomou parte na acção revolucionária, em Viena.

A Guerra Dos Trinta Anos (1618-48) impediu o desenvolvimento da universidade. Os reis suecos queriam destruir de uma vez por todas as bases a partir das quais a Igreja Católica e a Ordem Jesuíta drew a mão-de-obra e os recursos econômicos necessários para suas tentativas para reintroduzir a lei espiritual de Roma para o Escandinavo do Norte. Estes eram, acima de tudo o Colégio dos Jesuítas, em Braunsberg, que caiu em sueco mãos em 1626, e Olomouc.[12] Os Suecos ocupado Olomouc a partir de 1642, para 1650. Eles saquearam a universidade da vasta biblioteca, e a população da cidade diminuiu de mais de 30.000 para 1,675.[13] Como resultado, Olomouc Universidade mais preciosas relíquias estão agora na Biblioteca Nacional da Suécia , em Estocolmo, incluindo 1,142 códices feito sob o patrocínio do Bispo de Olomouc Jindřich Zdík.

Revitalização e expansão após a Guerra Dos Trinta Anos[editar | editar código-fonte]

Depois que a guerra terminou, os Jesuítas começaram um extenso programa de construção, a construção de uma série de impor Barroco edifícios para a Ordem e a Universidade, a fim de anunciar o seu recém-adquirido domínio das terras tchecas. Isso estava acontecendo contra o pano de fundo de savage re-Catholization que, juntamente com a guerra e a peste viu o declínio da população de mais de 3 milhões para cerca de 800.000 pessoas. Até mesmo a língua checa foi considerado heresia pelos Jesuítas que estavam queimando livros escritos em língua checa: a linguagem foi gradualmente reduzido a nada mais do que um meio de comunicação entre os camponeses, a maioria dos quais eram analfabetos. Era, geralmente descrita como a Idade das Trevas da Nação checa, foi, no entanto, um período de expansão para o Jesuíta Universidade de Olomouc: várias ciências, agora eram ensinados na universidade, incluindo a matemática e a física (por Jakub Kresa e Jan Tesánek), e de cartografia (por Valentin Stansel). O hebraico também foi estudada. Entre pessoas notáveis conectado com a universidade no momento são o matemático Jan Marek Marci e o historiador Bohuslav Balbín.

Olomouc Universidade de Tese a partir de 1713
O Colégio dos Jesuítas de construção em 1724

A maior parte da velha nobreza Protestante tendo sido mortos ou expulsos, o novo Morávia nobreza estavam ansiosos para expandir a gama de áreas ensinou além de apenas a teologia e a filosofia. Apesar da oposição dos Jesuítas, o Imperador Leopoldo I autorizou a introdução de estudos jurídicos em 1679. Uma vigorosa luta de poder entre os Jesuítas e secular legal professores se seguiu. Várias intervenções por Imperadores eram necessários para manter os estudos jurídicos ir durante as décadas seguintes. Karel Ferdinand Irmler começou a palestra em ambos os canônico[14] e a lei secular na universidade. No entanto, as brigas com o Reitor tornou-se tão intensa que a nobreza pediu-lhe para ensinar apenas a lei secular. Consequentemente, ele foi proibido de dar aulas na universidade e tinha a ensinar em sua casa, enquanto, mais tarde, professores deu a lei palestras na construção de Olomouc tribunal. Em 1725 a nobreza forçado a criação do Collegium Nobilium – a Academia de Nobreza – por decreto do Imperador Carlos VI. Por essa época, o Imperador tinha obrigado os Jesuítas a aceitar, sem obstrução, o estudo da lei secular na universidade. A lei professores estavam lecionando na universidade e a academia (onde, além de direito, economia, matemática, geometria, história e geografia, juntamente com a arquitectura civil e militar, foram, também, agora disponível). A academia manteve-se em Olomouc até 1847, quando foi transferida para Brno: aqui ele se tornou a base para o que viria a se tornar a Universidade de Tecnologia de Brno.[15]

Sob o controle do Estado[editar | editar código-fonte]

Durante o reinado da Rainha Maria Teresa de Áustria (a partir de 1740 a sua morte, em 1780) ensino superior na Monarquia dos Habsburgos passou por uma reforma em um esforço para colocá-lo sob controle do estado. Em Olomouc o Office da Faculdade de Administração foi criada em 1752: os Diretores eram diretamente responsáveis perante a Rainha. , Em 1754, há 10 professores de teologia dando palestras para 241 alunos, 5 professores de filosofia, dando palestras para 389 alunos e 3 professores de direito, dando palestras para 40 alunos. O número de alunos atingiu o seu pico em 1772, quando não estavam juntos 1859.

Enquanto isso, em 1746, Faculdade de Filosofia de ex-alunos de Joseph von Petrasch criada a primeira sociedade aprendeu nas terras sob o controle dos Habsburgos Austríacos, a Societas eruditorum incognitorum in terris Austriacis. Não conectados com a universidade, o Olomouc Sociedade foi a publicação do primeiro jornal científico na monarquia, o Monatliche auszüge.

A luta de poder entre a imperatriz Maria Teresa e Jesuítas-se em 1765. Até então, a posição da Universidade do Reitor Magnificus foi automaticamente nas mãos do reitor da ordem dos Jesuítas. Em primeiro lugar, a Imperatriz levou os Jesuítas do monopólio sobre a posição em que, mediante a imposição de que o Rector Magnificus era para ser eleito pela academia. Como teólogo foi eleito Rector Magnificus em 1765, a imperatriz assumiu o poder e nomeou a sua favorita, secular, professor de direito Johann Heinrich Bösenselle, como o chefe da universidade, em 1766. Entretanto, a Imperatriz decidiu fortificar a cidade, fortemente, em linha com a prática contemporânea e reflete o maior ameaça militar da Prússia. A consequência de limitar a cidade dentro de seus atualizado fortificações foi a de que o escopo para o desenvolvimento comercial tornou-se muito restrito. Olomouc experiência foi em forte contraste com o que de Brno para o sul, o que foi ainda mais longe da Silésia zonas de guerra, e que se tornou o centro da Morávia Revolução Industrial.

Em julho de 1773, de responder às pressões do novo imperador, o Papa Clemente XIV dissolveu a Ordem dos Jesuítas e a universidade entrou em estado de intensificação de controle. Vários prédios da universidade foram tomadas para uso pelo exército, e até o final da década de 1770, a universidade ficou apenas com o St. Xavier's de construção (atualmente Faculdade de Teologia). Ao mesmo tempo, o principal idioma foi alterado a partir do latim para o alemão; a língua checa permaneceu em uso para a realização de palestras para estagiário sacerdotes, que seria necessário para se comunicar com suas congregações. Checa ganhou importância na década de 1830 como parte da checa Renascimento Nacional.

Transferência temporária de local: universidade rebaixado[editar | editar código-fonte]

Pelas últimas décadas do século xviii Brno tinha-se tornado , de facto, capital da Morávia. Este fato, bem como a insatisfação com a gestão universitária, devido à persistência da influência da Igreja, levou a universidade a realocação lá em 1778. Em Brno, o número de alunos caiu para meros 575. Havia nove professores da faculdade de teologia, dois de lei e quatro de filosofia (um dos quais foi professor de ciência Política, que mais tarde se tornaria parte da faculdade de direito).

No entanto, no final de 1777 a diocese de Olomouc, havia sido elevada à condição de arquidiocese, e em 1782, o primeiro Arcebispo de Olomouc Antonín Theodor Colloredo-Waldsee imposta realocação de volta, por decreto do Imperador José II. Ao mesmo tempo em que a instituição perdeu o seu status de universidade, tornando-se um mero academict Liceu. O Imperador tinha decidido manter apenas três universidades, em Praga, Viena, e Lviv.[16] o Ensino da medicina tornou-se um campo separado, em que os cirurgiões e obstetras' assistentes foram ensinados.

Uma história de perseguição

Olomouc Universidade foi um produto de perseguição: o Olomouc bispo convidou Jesuítas para converter local Protestantes ao Catolicismo. Mais tarde, o Olomouc comunidade Acadêmica em si sofreu uma sucessão de tiranias na terra tcheca:

A perda significativa de direitos e privilégios resultaram da alteração académico do Liceu. Jurisdição Legal sobre os professores e os alunos não era mais: em 1783, o direito ao prêmio o Mestrado e o Doutorado foi tomado pelo Imperador (graus de Bacharel em filosofia, todavia, foram concedidos até 1821), e palestras foram significativamente reduzidos. No entanto, após a morte de Joseph II a situação gradualmente aliviou. Teologia cursos foram restaurados para um total de cinco anos, enquanto que a Filosofia foi estendido para três anos e, em 1810, Estudos Jurídicos levou quatro anos. Por 1804, o Liceu tinha cerca de 730 alunos, que era comparável com a Universidade de Praga's 760. Em 1805 estudos foram temporariamente suspenso, como muitos estudantes entrou para o Exército durante as Guerras Napoleônicas. Outra suspensão de palestras ocorreu em 1809, porque o Liceu edifícios foram tomadas para acomodar o pessoal do exército. Em 1826, havia ao todo 26 de professores no Liceu.

O status de universidade restaurado[editar | editar código-fonte]

Tenta restaurar o Liceu completo o status de universidade, finalmente, conseguiu em 1827, quando o Cardeal-Arcebispo de Olomouc, Rudolf Johannes José Rainier von Habsburg-Lothringen (irmão do Imperador Francisco II), convenceu o Imperador a promover o Liceu, que agora tornou-se o Francis University, com Faculdades de Filosofia, Teologia, Direito e a Escola de Medicina e Cirurgia.

A universidade foi novamente alcançando o seu padrão anterior. Por exemplo, em 1839, havia sete lei, sete filosofia e uma teologia doutorado concedida, enquanto 25 diplomados obtido o diploma de medicina e cirurgia. O número de estudantes de Medicina e Cirurgia subiu para cerca de 100 a cada ano, que foi o segundo maior em terras sob controle Austríaca dos Habsburgos (depois de Universidade de Graz).

Olomouc, tornou-se importante centro de Czech National despertar. Em 1834, o Departamento de tcheco de Língua e Literatura foi criado na Academia.[17]

Olomouc Universidade no ano de revoluções[editar | editar código-fonte]

A revolução de 1848 foi recebido pela universidade de estudantes e professores. Alguns de 11.000 pessoas viviam em Olomouc, por esse tempo, o que era apenas um terço de sua população estimada em nível de volta em 1600. O local garrison, em 1848, no entanto, continha algumas 5.000 soldados, que foi um poderoso anti-força revolucionária. Principalmente a estudantes e professores de direito e filosofia apoiavam a Revolução, enquanto os teólogos se distanciaram de ti. Em Março de 1848, a estudantes e professores, pediu ao Imperador solicitando, entre outras coisas, palestras na língua checa e com a extensão da universidade, as liberdades e privilégios. Mais tarde, durante o mesmo mês, eles estabeleceram armadas Acadêmico Legião de 382 homens: a sua primeira empresa consistiu de advogados, enquanto o segundo composto por filósofos e os membros da faculdade de medicina. Muitos desses esquerda Olomouc, a fim de apoiar as ações revolucionárias alunos em Viena. Líderes revolucionários de Olomouc Universidade incluídos professores de Ignác Jan Hanuš, Jan Helcelet e Andreas Jeitteles. Estes, juntamente com os estudantes, participou de associações e começou jornais em checo e alemão.[18] O preto-vermelho-ouro bandeira da Burschenschaft dispensada nos prédios da universidade.

Apesar de muitos estudantes que apoiavam a Revolução, independentemente de sua etnia, havia uma clara divisão ideológica entre a república checa e alemã partidários como para os objectivos da Revolução. Enquanto o alemão facção apoiou o objetivo de uma "Grande Alemanha", a equipa checa favorecido de alguma forma de federação democrática dos Austríacos e nações Eslavas. Os Checos tomou parte na Praga Eslava Congresso , enquanto o "grande Alemanha" facção juntou-se no Congresso de Frankfurt. Crescente do governo de alarme foi refletida no Olomouc fortaleza que estava em pleno combate disponibilidade de julho de 1848, que foi o suficiente para dissuadir revolucionário ações na cidade.

Em outubro de 1848, a Revolução nesta região havia sido derrotado, e, de fato, o Imperador com a sua corte, mudou-se para Olomouc, onde, no palácio do arcebispo, ele abdicou em favor de seu sobrinho , em dezembro de 1848. Na universidade, os defensores da Revolução foram perseguidos, enquanto muitos que haviam permanecido conservador (incluindo, nomeadamente, a Faculdade de Teologia membros) seria a mais longo prazo, o benefício da sua contenção.

Declínio e encerramento[editar | editar código-fonte]

1998 cópia de Olomouc, Reitor da Universidade do Mace - original de ca. 1572 é como um 2013 ainda realizada pela Universidade de Innsbruck

A universidade saiu da revolução como essencialmente bilíngüe (checo e alemão) da instituição. No devido curso da universidade de apoio para o processo de democratização e Czech National Renascimento trouxe retribuição do governo em Viena. Em 1851, como o regime recuperou a auto-confiança, de crescimento do governo intolerância de discordância e o consequente decréscimo no número de alunos levou ao fechamento da Faculdade de Filosofia. A Faculdade de Direito, que, em 1849, tinha, na verdade, começou a ensinar na língua checa, foi fechado no início do 1855/56 ano lectivo. Em 1860, o Imperador Franz Joseph I fechado, praticamente, toda a universidade. Apenas o independente Faculdade de Teologia e a Universidade independente de Biblioteca permanecia aberta, para cerca de outra de oitenta anos, até que, após a invasão alemã, todos os tcheca Universidades foram fechadas , em novembro de 1939. A Escola de Cirurgia também sobreviveu decreto do imperador, em 1860, mas fechado em 1875.

Olomouc da Universidade de regalia foram transferidos para a Universidade de Innsbruck. Desde o estabelecimento da Checoslováquia, em 1918, os Checos foram, sem sucesso, solicitando a devolução da Universidade de Olomouc original cerimonial equipamento. A situação de 2013 está da seguinte forma:[19]

  • O Olomouc, Reitor da Universidade da Cadeia de todo 1566-1573 é usado como a Universidade Médica de Innsbruck Reitor da Cadeia
  • O Olomouc Reitor da Universidade do Mace a partir de 1572, é utilizado, como Innsbruck, Faculdade de Teologia do Reitor Mace
  • O Olomouc Faculdade de Filosofia Dean Mace a partir de 1588 é usado como a Universidade Médica de Innsbruck Reitor da Maça
  • O Olomouc Faculdade de Direito do Reitor mace a partir de 1833 é usado como Innsbruck, Faculdade de Direito de Dean Mace

Houve esforços para reabrir a universidade durante a década de 1890 e, novamente, após o estabelecimento de um órgão independente da Tchecoslováquia, em 1918, mas todas essas tentativas falharam.

Evolution of Olomouc University
Evolution of Olomouc University before Germans closed the Faculty of Theology in 1939

Restauração da universidade[editar | editar código-fonte]

Foto da Academia de Cinema de Olomouc em 2009

A tomada Comunista, em 1948, levou a mudanças que podem afetar todos checa universidades. Universidade Palacký foi atingido por perseguições, mas desde que a universidade tinha apenas recentemente reaberto, relativamente poucos membros da Palacký comunidade acadêmica foram afetadas. No entanto, em 1950, a Faculdade de Teologia foi novamente fechada, refletindo o governo Comunista da desconfiança das igrejas. A criação, em 1952, de Olomouc, na Escola superior de Educação (com as faculdades de Ciências Sociais e Ciências Naturais), foi seguido por um gradual fechamento da Faculdade de Filosofia e Faculdade de Educação. Portanto, nos anos em 1954-1958, o Palacký Universidade tinha apenas da Faculdade de Medicina. A Escola de Educação era, ele próprio, fechado em 1958, re-estabelecendo uma vez, a Faculdade de Filosofia, e filiar-se na Faculdade de Ciências. A Faculdade de Educação foi criado mais tarde, em 1964: a universidade, como em séculos anteriores, mais uma vez, consistia em quatro faculdades.

Durante a Primavera de Praga, o que atraiu muita atenção internacional em 1968, muitos membros da Palacký comunidade acadêmica participou de democratização esforços, buscando para mover o governante totalitário da ditadura para a democracia socialista. O movimento foi esmagado e as reformas revertida quando combinado do Pacto de Varsóvia exércitos da União Soviética, Bulgária, Alemanha Oriental, a Hungria e a Polónia invadiu a Tchecoslováquia. Soviética ocupação militar seguido. Neste momento, a União dos Estudantes Universitários da Boêmia e Morávia, uma nova organização dos estudantes, foi criado em Olomouc, e, posteriormente, organizados estudante de greves no Outono de 1968. Ao mesmo tempo, os esforços foram feitos para restaurar a Faculdade de Teologia, mas eles falharam e ele permanecia mais do que um ramo da Charles University, Faculdade Teológica de Litoměřice, e foi forçado a desligar novamente em 1974.

O regime Comunista esforços para "restaurar a ordem" numa chamada de Normalização de processo entre 1969 e 1989, envolvidos em massa expurgos docentes, que de uma forma ou de outra afetado um professor em quatro.

Em 1989, o Comitê de Greve Estudantil foi a única Revolução de Veludo movimento em Olomouc.

Hoje, a universidade dispõe de 8 faculdades com alguns de 24.000 estudantes.[20][21]

A universidade é também o patrono da reunião anual da Academia de Cinema de Olomouc festival e Olomouc Festival de Cinema de Animação.

Evolution of Olomouc University
Evolution of Olomouc University after Second World War

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Faculties students (2010/2011)
faculty students
Theology
  
1373
Philosophy
  
5834
Law
  
2208
Medicine
  
2196
Education
  
4888
Science
  
4028
Physical Culture
  
2676
Health Sciences
  
815

Faculdades[editar | editar código-fonte]

A Universidade Palacký tem oito faculdades. Essas faculdades de teologia, filosofia, direito, medicina e odontologia, educação, ciência, cultura física, e ciências da saúde (em ordem histórica). Como em 2011, quatro das faculdades feminino reitores (teologia, direito, educação e ciências da saúde).[22]

Não existe nenhuma faculdade de tecnologia, como há três universidades tecnológicas dentro de cerca de uma hora de carro a partir de Olomouc (Universidade Técnica de Ostrava para o Norte, a Universidade de Tecnologia de Brno para o Sul e Tomáš Baťa Universidade em Zlín para o Leste).[23]

Santos Cirilo e Metódio Faculdade de Teologia[editar | editar código-fonte]

Santos Cirilo e Metódio Faculdade de Teologia de construção a partir de 1675, reconstruído a forma atual em 1718

A Faculdade de Teologia é a mais antiga, sendo já em 1573 , quando o Olomouc Faculdade foi promovido para a universidade. Foi percebido pelo checa população Protestante como o núcleo símbolo de recatholization forçado pelos Habsburgos, o que levou os Jesuítas a ser expulsos de Olomouc, no início do Boêmio de Revolta e de toda a universidade a ser fechada nos anos 1618-1621. A Faculdade de Teologia continuou a universidade privilégios, incluindo o direito ao prêmio universidade graus, mesmo quando a própria universidade foi rebaixado para o Liceu nos anos 1782-1827. A seguir o dos Habsburgos, a repressão da universidade, em 1860, foi o único a funcionar a faculdade até o re-estabelecimento de toda a Universidade em 1946, juntamente com a Biblioteca da Universidade de salvaguardar a continuidade entre o antigo e o re-estabelecida Universidade de Olomouc. A Faculdade do nome foi estendido aos Santos Cirilo e Metódio Faculdade de Teologia , em 1919. Ele foi fechado pelos Alemães em 1939-1945 com seus alunos e professores, sendo escravizados e deportado para trabalhar na Alemanha. Ele foi novamente fechada por comunistas em 1950-1968 e repetidamente em 1974-1989.

Embora, historicamente, a Faculdade era de preparar os futuros sacerdotes, sua missão foi estendida em 1992. A Faculdade oferece cursos de bacharelado e mestrado em Teologia, Pedagogia Católica executar, em colaboração com a Faculdade de Educaçãoe no Social e Charitative Trabalho executar, em colaboração com a Faculdade de Trabalho Social Olomouc. Ele também proporciona Doutorado em Teologia em três domínios, bem como a aprendizagem ao longo da vida.

Em 2000, um estudante da Faculdade Václav Novák descoberta de abuso sexual infantil caso do padre Católico František Merta. Novák também alegou, que o arcebispo de Olomouc Jan Graubner estava ciente dos abusos, mas em vez de envolver as autoridades do estado de que ele cobriu de provas e introduziu a política de transferência de abusivo dos sacerdotes para diferentes paróquias. Enquanto František Merta foi condenado, Jan Graubner do envolvimento tem sido nunca substancialmente comprovada. Václav Novák era um ano mais tarde expulso da Faculdade por alegado incumprimento do estudo de funções, enquanto Novák afirmou que a sua exclusão é, na verdade, a punição para o descobrimento de Graubner participação no abuso sexual de menores, caso a caso.[24]

No ano lectivo de 2010/11 foram 1,373 alunos, com uma faculdade:estudante proporção de 1:53.[25]

Como a República checa tem um dos menos religiosos populações em todo o mundo, a Igreja Católica enfrenta falta de Tchecos interessado em ser coordenadas de como sacerdotes. A falta de tcheco sacerdote, estudantes e sacerdotes, tanto de forma geral e na Faculdade de Teologia são equilibradas pela sua importação de outros países, principalmente da Polônia.[26][27]

Filosofia[editar | editar código-fonte]

Faculdade de Filosofia e Universidade, Centro de Arte estão situados na parte superior da cidade de fortaleza, na supervisão de um parque

A Faculdade de Filosofia (Faculdade de Artes Liberais no sentido tradicional) foi criada três anos após a Olomouc Faculdade ficou Universidade direitos. Inglês George Warr professo a primeira palestra sobre lógica em 3 de outubro de 1576. Desde o início ele estava ensinando as artes liberais, o Trivium (gramática, retórica, dialética), o que levou à Baccalaureus grau, e o Quadrivium (aritmética, música, geometria e astronomia), o que levou ao Magister grau.[28] Partilha o destino da faculdade Teológica em anos 1618-1621, ele viu um grande reavivamento com não tanto o campo da filosofia, mas os campos da ciência, da matemática, da física, da astronomia, da cartografia e, finalmente, também a genética que está sendo perseguido por pessoas notáveis ligado à Faculdade (no entanto estes campos são hoje li na Faculdade de Ciências). A seguir o Olomouc de estudantes Universitários participação na revolução de 1848 , a Faculdade de Filosofia foi o primeiro a ser suprimida pelo Habsurgs em 1851. Ele foi restabelecida em 1946. Com 1953 criação da Escola superior de Educação de Olomouc, a Universidade Palacký Faculdade de Filosofia foi dissolvida, até ser reaberto em 1958.

Hoje, os alunos podem estudar mais de 600 combinações de[29] dos sujeitos no amplo espectro das ciências humanas, ciências sociais, linguística e artes de integração. Alguns podem ser estudadas pela educação a distância, e outros também são oferecidos como aprendizagem ao longo da vida.[30]

O Filosóficos Faculdade oferece cursos de licenciatura e de mestrado em Filologia do Chinês, tcheco, holandês, inglês, francês, alemão, italiano, Japonês, latim, polonês, português, russo, espanhol e ucraniano. Na área de idiomas, ainda oferece cursos em inglês, francês, holandês, polaco, russo, ucraniano e Japoneses, todos eles com especialização em economia Aplicada. Há ainda estudos de História, Musicologia, Psicologia, Teoria e História da arte Dramática, Teoria e História das Artes Visuais, Ciência Política e Estudos Europeus, Euroculture como o Erasmus Mundus, programa de Educação de Adultos, Filosofia, Sociologia, Arquivos, Mantendo, Jornalismo, ciências Sociais, estudos Judaicos e muitos outros programas.

Os estudantes que pretendem lecionar em escolas do ensino secundário podem obter as qualificações exigidas, passando por cursos de pedagogia e psicologia durante a parte final de seu estudo.

A Faculdade oferece os estudos de doutoramento em Língua checa, Literatura checa, francês, Literatura, Línguas Românicas, de Língua alemã, Literatura alemã, inglesa e Americana, literatura, Língua inglesa, Idioma russo, polonês Língua, História – república checa e eslovaca, história, História Geral, Auxiliares de Ciências Históricas, Ciências Políticas, Filosofia, Sociologia, Psicologia Clínica, psicologia Educacional, Andragogia, Teoria da Literatura, Teoria e História da Literatura, do Teatro e do Cinema, Teoria e História das Belas Artes, Teoria e História da Música.

O Centro de ensino a Distância, em conjunto com outros departamentos, oferece uma ampla gama de atividades para o público em geral (por exemplo, cursos de grafologia, cursos para assistentes sociais, etc.).

Em 2011, a faculdade teve 5,837 alunos. Em 2010, cerca de 9.500 pessoas se inscreveram para os exames de entrada.[31]

A Faculdade também oferece cursos para estudantes internacionais. A Escola de Verão de Línguas Eslavas tem uma longa tradição e uma reputação muito boa.

Direito[editar | editar código-fonte]

Faculdade de Direito de construção. Antes da Revolução de Veludo foi a sede regional do Partido Comunista da Checoslováquia
Faculdade do tribunal

Embora houvesse tentativas em 1580 estabelecer também as Faculdades de Direito e Medicina, que falhou devido à falta de financiamento. Enquanto o direito Canônico foi lida na Faculdade de Teologia desde 1667, foi especialmente da Morávia Nobreza, que perseguiu estabelecimento de secular Professorate de Lei em 1679 por um decreto do Imperador Leopoldo I.[32] A primeira Olomouc, professor de direito foi Karel Ferdinand Irmler. O secular estudos jurídicos enfrentados muito forte oposição dos Jesuítas: inicialmente, os professores ensinavam em instalações privadas, quando mais tarde as palestras foram realizadas no Olomouc, juiz de Direito. Grande número de Imperadores' intervenções foi necessário para assegurar a continuação de estudos jurídicos nas décadas seguintes. Desde 1709 o Olomouc de direito da Universidade professores eram nomeados diretamente pelo Imperador, em 1714, os Jesuítas foram obrigados a aceitar secular legal palestras dentro da universidade motivos. A situação melhorou após a criação da Academia de Nobreza em 1725 (professores de direito ensinado na universidade e academia). Em 1732, Olomouc, tornou-se a primeira faculdade de direito na monarquia dos Habsburgos para ensinar Feudo e o direito Público, independentes do departamento. Mais tarde, em 1755, as palestras foram ampliadas para cobrir também internacional e a lei natural. Em 1766 o primeiro não-Jesuíta, Reitor da Universidade, foi nomeado o professor de direito Johann Heinrich Bösenselle.

Na década de 1760 a Olomouc faculdade de direito tornou-se o centro do Iluminismo na Monarquia dos Habsburgos com o professor Josef Vratislav Monse como a mais importante figura enfrentando muito forte oposição dos Jesuítas. Em 1778, o Professorate foi elevada à Direcção, e tornou-se oficialmente de pleno direito, Faculdade de Direito , em 1784, a entrar na sua melhor era antes da Revolução de 1848. Os professores e estudantes de direito foram a principal força da Revolução, em Olomouc.

Sendo forçado a encerrar pelo regime dos Habsburgos , no início do estudo ano 1855/1856, foi re-estabelecido pelo Olomouc Universidade Restoration Act de 1946, no entanto, o corpo Docente poderia ser reaberto somente após a Revolução de Veludo, em 1991. Em sua nova era, a Faculdade tornou-se um dos pioneiros da clínica de educação jurídica da Europa Continental.

Em 1996, foi a primeira escola de direito na Europa Central para introduzir clínicas legais e até agora é a única faculdade na República checa, que proporciona aos seus alunos um amplo leque de educação clínica. As clínicas foram rapidamente ampliada e melhorada, especialmente a partir de 2006, graças a um projeto para o avanço de práticas de ensino, que ganhou o apoio financeiro de ambos nacional da república checa orçamento e do Fundo Social Europeu.[33] Em 2011, foram mais de 15 temas clínicos.

A Faculdade oferece quatro programas: um programa de cinco longos anos de mestrado em Direito e Teoria Jurídica, de um a três anos de Bacharelado em Legal de especialização destinado a administração pública trabalhadores, um de dois anos de pós-graduação mestrado em estudos Europeus, com foco no direito Europeu (oferecido também como de dupla titulação com a Universidade de Salzburgo Faculdade de Direito) e doutorado em Teórica da ciência jurídica . O Juris Utrisque Doctor grau (JUDr.) pode ser também obtido.[34]

Em 2011, 329 alunos foram aceitos os cinco anos de Direito curso de 2,112 os candidatos. O grau de bacharel de cursos de aceitar cerca de 60 alunos por ano, com o programa de estudos Europeus de aceitar 50.[35] Em 2011, os estudantes de Direito no total atinge 2,208; o professor-aluno, a relação foi de 83.[36]

Medicina e Odontologia[editar | editar código-fonte]

Mesmo que os alunos estão matriculados em suas respectivas faculdades, eles ainda podem optar por uma palestra de outra faculdade. As palestras são divididas em três categorias, Um (obrigatória), que um aluno de um determinado campo, tem que passar; B (facultatory), certo número de que um estudante tem que passar, a fim de coletar o suficiente ECTS-créditos; e C (facultatory) que um aluno pode escolher a apelação, o seu interesse em um campo diferente. Portanto, é possível, por exemplo, para uma Faculdade de Direito-graduação e tem forte conhecimento em Bioquímica, se ele decide para o C palestras da Faculdade de Ciências.

Palestras médicas iniciada em 1753, na Faculdade de Filosofia.[37] Como a universidade foi transferida para Brno, em 1778, o Departamento de Cirurgia foi criada a Faculdade de Filosofia.[38] Este departamento em 1782 tornou-se a universidade do Departamento de Cirurgia. O Departamento de Medicina e Cirurgia foi disaffiliated, em 1849, e a continuidade da operação de forma independente até que foi fechado, mais tarde, em 1873. A Faculdade foi restabelecida em 1946. Com a Faculdade de Direito, não sendo, na verdade, reabriu na década de 1950, a Faculdade de Teologia de ser reprimida pelos comunistas, em 1950, e com a Faculdade de Filosofia, a ser fechado em 1954, ele foi o único representante do corpo docente da universidade a partir do ano de 1954, ano de 1958, em que a Faculdade de Filosofia foi restabelecida, enquanto a nova Faculdade de Ciência aberta.

A Faculdade de Medicina e a Odontologia oferece seis longos anos de programas de Mestrado de Medicina Geral e cinco anos em programas de Odontologia. Ambos os programas podem ser estudado completamente em checo e inglês. A faculdade também oferece 23 cursos de doutorado em checo e inglês.

O ensino prático é realizado principalmente em Olomouc Faculdade de Hospital. O hospital está com o seu 1407 camas e 49 departamentos e clínicas (ano de 2010), o maior na Região de Olomouc. Ela foi fundada em 1892 e abriu quatro anos mais tarde. Seus Olhos Clínica era o lugar do mundo o sucesso do primeiro transplante de tecido em 1905 (realizada por Eduard Konrad Zirm). Durante os anos de 1992-2004 foi ampliado e modernizado e hoje é um dos mais modernos checa hospitais. A construção de um novo departamento chamado BIOMEDREG vai começar em 2010. Ele irá se concentrar sobre o câncer e doenças infecto-contagiosas pesquisa e tratamento, e está programado para estrear em 2013.[39]

A faculdade de longo prazo para pesquisa e desenvolvimento concentra-se em quatro áreas: oncologia, doenças do coração e veia transtornos, experimental, toxicologia e farmacologia, e transplantes de órgãos. As equipas de investigação foco em biologia molecular, imunologia e epidemiologia.

No ano lectivo de 2008/2009 foram de 1.280 estudantes de Medicina Geral (180 deles estudando em inglês), 450 estudantes de odontologia, e 360 alunos de doutorado.[40]

Ensino[editar | editar código-fonte]

Faculdade de Educação da construção. Um novo prédio está prevista para ser construída em frente a este.

A ser estabelecida em 1946 , a Faculdade de Educação passou a educar os futuros professores do jardim-de-infância e escolas primárias e secundárias, bem como o oferecimento de cursos para aqueles que já têm o ensino. A educação dos futuros professores do ensino secundário foi feito em conjunto com a Faculdade de Filosofia (nas áreas de música, desenho, física e artes). 1953 trouxe a completa reforma da formação de professores de métodos. A Faculdade tornou-se a base para a recém-criada Escola superior de Educação (separadas da universidade), ou seja, entre 1954 e 1964, a Faculdade no seu antigo sentido não existe. A formação de professores para jardins de infância e os primeiros quatro anos do ensino primário foi realizada pelas universidades, enquanto futuros professores dos anos 5-8 de escolas primárias foram educados especializados em escolas superiores (não houve este tipo de Olomouc). Em 1960, o chamado "instituições de ensino" foram estabelecidos para educar potenciais professores do ensino primário. Outra reforma de 1964 transformou esses institutos em Faculdades de Educação e integrada-los para a as universidades já existentes. Este abriu o atual período da Faculdade de história. Desde 1990, a Faculdade tem se especializado sobretudo na educação dos futuros primário e secundário, professores da escola.

A Faculdade de Educação oferece o ensino superior e futuros professores de jardins de infância, liceus, escolas secundárias e outras pedagógica e estabelecimentos de ensino. Também educa os funcionários públicos do governo e quango setores. A Faculdade oferece cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Filosofia, bem como a nomeação de Professores.

Em 2011, foram 4,888 alunos da faculdade; o número de calouros foi 1,691 e havia 1347 graduados; havia também 1,219 estudantes de outras formas de ensino, formas, tais como aprendizagem ao longo da vida. A faculdade tem um professor-aluno, a relação de 184.1.[41]

Ciência[editar | editar código-fonte]

Faculdade de Ciências edifício principal

Os campos da ciência, matemática, física, astronomia, cartografia, bem como a genética foram perseguidos já por pessoas notáveis, ligado à antiga Olomouc Faculdade de Filosofia. Em 1953 o Olomouc Escola de Educação foi estabelecida com a Faculdade de Ciências Sociais e Faculdade de Ciências Naturais. O último foi em 1958 incorporados à universidade, a Faculdade de Ciências.

A Faculdade de Ciências está orientada para a investigação e oferece cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado de Filosofia em vários campos, tais como matemática, física, química, biologia, ciências da Terra, e assim por diante. Desde 2009, a faculdade tem residência em um novo prédio , não muito longe do centro da cidade, entre a Faculdade de Direito e a universidade de residências universitárias. A biologia oficinas e alguns laboratórios estão situados no seu próprio campus, no sul-leste, periferia da cidade.

Em 2009 havia 4,028 os alunos que estudam na faculdade; o número de calouros foi 1,813 enquanto havia 713 graduados. A faculdade tem 333 acadêmica, funcionários e outros 600 de não-acadêmica trabalhadores.[42]

Cultura Física[editar | editar código-fonte]

A Faculdade de Cultura Física foi estabelecida em 1991. Ele tem muitos programas diferentes, incluindo a educação de futuros professores de educação física (PE), terapia Física, lazer e segurança pública. Estes podem ser estudados em três anos de Bacharelado e 2 anos de pós-graduação, cursos de Mestrado. A faculdade conta ainda com o programa de doutoramento de Kinanthropology.

Seus esforços de pesquisa se concentrar em áreas de problemas e prevenção de saúde física, mental e sociológica de saúde de um homem em relação a atividades físicas; problemas básicos do ser humano motor do sistema, seu diagnóstico e melhoria; problemas metodológicos da educação de PE; desenvolvimento de novos campos e encontrar soluções de problemas em campos específicos.

Com o Neředín hall de residência (usada principalmente por estudantes estrangeiros), a Faculdade de edifícios constituem uma pequena campus na periferia oeste da cidade.

Em 2011, foram 2,676 estudantes da faculdade; o número de calouros foi 873 enquanto havia 367 graduados.[43]

Ciências Da Saúde[editar | editar código-fonte]

A Faculdade de Ciências da Saúde foi fundada em 2008, e por isso ele é o caçula dos oito faculdades. Ela foi estabelecida por girando fora alguns campos da Faculdade de Medicina.

Desde 1992, a Faculdade de Medicina tinha-se oferecido bacharel em programas de Enfermagem e Terapêuticas de Reabilitação e Fisioterapia. Em 1996, o Instituto de Prática de Enfermagem e a Teoria foi criado na faculdade. Este ato de separação foi apoiado pela Virginia Commonwealth University, e levou para o processo de autonomização do campo. Desde 2000, o programa de Mestrado de Economia e Gestão de Serviços de Saúde tem sido ensinado. Em 2002, outros campos foram adicionados, tais como Obstétrica Assistente. Em 2003, um vice-reitor para esses campos foi nomeado pela primeira vez. Em 2006, a faculdade estrutura alterada com a criação do Centro de Saúde (Não-Médico) Campos, que mais tarde se tornou a base para a Faculdade de Ciências da Saúde.[44]

Em 2011, foram 815 alunos na faculdade.

Instalações[editar | editar código-fonte]

Acadêmica Centro De Esportes[editar | editar código-fonte]

Acadêmica do Centro de Esportes oferece esportes, excursões e outras atividades para os estudantes Universitários e funcionários. A oferta abrange dezenas de campos de yoga, dança, callanetics, armas de fogo de tiro, artes marciais e para esportes de equipe, paintball, equestrianism e golfe.[45]

Existem vários prédios da Universidade fornecidos por estas actividades. A Universidade Salão de Esportes atende Jogos Olímpicos de requisitos para a prática de voleibol, basquetebol e handebol jogos.[46] O complexo de esportes ao ar livre motivos juntamente com a universidade docas lhe toca para o salão. Outro ginásio em edifícios da Faculdade de Cultura Física (no Neředín campus), e outro é avançar para o Olomouc Estádio de Hóquei no. Outros estão dentro das residências universitárias.

Esporte universitário campeonatos não são grandes eventos na República checa como eles estão no Estados Unidos, por exemplo. Assim, muitos estudantes' sporting vida está ligado mais com Olomouc cidade (especialmente quando se trata de apoiar uma equipe); diferentes Olomouc clubes desportivos jogar nacional e internacional, ligas, tais SK Sigma Olomouc e 1. Um kit viva-voz Olomouc (futebol), HC Olomouc (hóquei no gelo), e Skokani Olomouc (de beisebol).

Centro de Tecnologias de Informação[editar | editar código-fonte]

O Centro de Tecnologias da Informação (TI) lidera o desenvolvimento e salvaguarda a segurança operacional da Universidade em atividades de apoio a ciência e a atividades de pesquisa, palestras e administração da universidade. Ele também é responsável pela implementação de modernas tecnologias e assistência técnica, bem como o treinamento de funcionários da Universidade em seu uso.[47]

A maioria dos prédios da Universidade têm acesso gratuito Wi-Fi, enquanto quase todos os dormitórios tem uma alta velocidade com fios LAN conexão.

A Biblioteca Da Universidade De[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca de Pesquisa em Olomouc edifício principal

A biblioteca foi estabelecido que os Jesuítas foram convidados para Olomouc em 1566 , para assumir o controle sobre o Olomouc Faculdade. Sua bookstock consistiu, principalmente, de doações de bispos e nobres. Particular generosidade foi mostrado por Vilém Prusinovský z Víckova, o Bispo de Olomouc, que deu ao colégio dos Jesuítas e permitiu-lhes tomar qualquer grego ou latim-livros de uma biblioteca episcopal.

O sueco ocupação de Olomouc, a partir de 1642, para 1650 levou à total ruína da biblioteca. Tudo o que tinha qualquer valor foi roubado (incluindo 1,142 códices feito sob o patrocínio do Bispo de Olomouc Jindřich Zdíka), enquanto que o resto foi destruído. Ao todo cerca de 100 vagões totalmente carregado com livros e scripts foram enviados para a Suécia.[48] Como resultado, Olomouc Universidade mais preciosas relíquias estão agora na Biblioteca Nacional da Suécia , em Estocolmo. A biblioteca foi, no entanto, restaurado de modo relativamente rápido após os Suecos esquerda.

Sob os Jesuítas a biblioteca foi aberto apenas para a universidade, professores e estudantes. Com a dissolução da ordem em 1773 foi reconstituída como o Público a Biblioteca da Universidade, com a tensão a que mais amplamente compartilhada de acesso. Ao mesmo tempo, biblioteca de fundos da Morávia Colégios dos Jesuítas, que haviam sido fechadas foram transferidos para Olomouc Biblioteca da Universidade. Mais tarde, os fundos de dissolução dos mosteiros também encontrado seu caminho para o mesmo orçamento.

A biblioteca continuou em operação, em conjunto com a Faculdade de Teologia, após a universidade foi fechada em 1860: isso tem garantido uma certa continuidade entre a antiga e a re-estabelecer as universidades em Olomouc. Quando a universidade foi fechada, a biblioteca realizou mais de 250.000 volumes. em Seguida, a biblioteca de responsabilidades incluíam manter uma cópia de tudo o impresso na Morávia (e para parte do período, na Silésia). Isto iria permitir o rápido e eficaz desenvolvimento de trabalhos científicos, após o re-estabelecimento de uma universidade em 1946.

Inicialmente, em 1946, a Biblioteca da Universidade permaneceu sob o controle direto do Ministério da Cultura. Ele foi renomeado para a Biblioteca de Pesquisa em Olomouc , em 1960, e colocado sob o controlo regional, que manteve, e ainda mantém, a função de uma Universidade pública de Biblioteca. Ainda é administrada separadamente da universidade.

Hoje em dia a Biblioteca da Universidade em si é dividido entre a Biblioteca Central e uma série de especialista em bibliotecas, a maioria deles ligados à adequada do corpo docente da universidade.

Biblioteca Central (Arsenal)[editar | editar código-fonte]

A Universidade Palacký Biblioteca Central, conhecido como o Arsenal
O Arsenal pátio

A Biblioteca Central, conhecido como o Arsenal (em tcheco/checo: Zbrojnice), está situado num edifício histórico do ex - Teresiana de Artilharia do arsenal quase no centro da cidade, directamente em frente ao Palácio do Arcebispo e ao lado da universidade Reitoria e Faculdade de Filosofia.

No Campanhas de 1742, a Monarquia dos Habsburgos perdeu a maior parte da Silésia e Kłodzko (agora na Polónia), que foram ambos Terras sob a Coroa tcheca antes de 1742. Olomouc, de repente, encontrou-se perto da fronteira com a Prússia. A Imperatriz Maria Theresa , portanto, decidiu fortificar a cidade. Olomouc fortificações foram amplamente atualizada para corresponder contemporânea armas. A artilharia do arsenal tornou-se parte da fortificação. Militar considerações recebeu prioridade absoluta, e o Arsenal foi construído mesmo ao lado do palácio do Arcebispo: eclesiásticas edifícios (tais como o ex - Academia dos Nobres) foram ainda demolido para dar espaço para ele. a Construção do novo edifício foi concluído em 1771.

Estritamente simétrica, tanto por dentro e por fora, o prédio é relativamente grande, com a arquitectura militar característico do período. Hoje o arsenal é reconhecido como um dos mais importantes edifícios em Olomouc.[49]

O Arsenal foi usado pelos militares até 1989 (o Exército checo Forças Conjuntas ainda têm os seus headquasters em Olomouc hoje). Após a Revolução de Veludo, o arsenal tornou-se propriedade da universidade: foi então decidiu acomodar o centro de informações. No entanto, o edifício estava em muito mau estado e necessária vasta reconstrução.

A reconstrução começou em 1992 e em 1997, a Biblioteca Central aberto. No entanto, não foi até o ano de 2000 que as obras foram concluídas e a todo o edifício pudesse ser aberto. A Biblioteca Central ocupa cerca de metade do Arsenal, enquanto o restante é ocupado pelo Centro de Tecnologias de Informação, Imprensa da Universidade, a Universidade de Arquivo e o Eurocentre.[50]

Outras bibliotecas[editar | editar código-fonte]

Os Santos Cirilo e Metódio Faculdade de Teologia e Faculdades de Medicina, Ciência, Educação, Cultura Física, Direito e Ciências da Saúde, cada um tem suas próprias bibliotecas; Faculdade de Educação é chamado o Estudo de Hall.

O Centro Britânico Biblioteca[51] está alojado na universidade motivos e executado pelo British Council.

Projecto de serviço[editar | editar código-fonte]

O Projecto Universidade service é um Serviço de informação e consultoria, centro que atende aqueles que desejam obter subsídios e donativos. Ele também gerencia administrativo e financeiro de projetos e palestras sobre o tema.[52]

Salões de Residência Secretaria[editar | editar código-fonte]

Neředín salões de residência. Antes da Revolução de Veludo era um quartel para a ocupação Soviética

Os Salões da Residência Bureau oferece durante todo o ano de alojamento e pensões para os alunos, funcionários da universidade e também para o público em geral (quando não há reposição de capacidade). Especialmente durante os meses de verão, quando a maioria dos estudantes desocupam dormitórios, dispõe de acomodações e pensões, tanto para turistas individuais e grandes grupos (conferências, competições esportivas, etc.). As residências têm mais de 5.300 camas, enquanto o embarque serviços são utilizados por mais de 6.500 pessoas diariamente.[53]

Existem quartos equipados com uma cama de solteiro, ou dois ou três deles, alguns quartos estão equipados com camas de casal. A maioria das salas da residência próximo ao centro da cidade (pela nova Faculdade de Ciências edifício) ou nos arredores, no Neředín campus da Faculdade de Cultura Física, enquanto que existem alguns edifícios em outras partes da cidade. Conexões de Internet, intranet, linhas de telefone, cozinhas, salas de estudo e máquinas de lavar roupa, equipamento padrão. Comparado a outros checa universidades, o aluno-cama proporção é relativamente baixa (normalmente há mais lugares do que alunos). Embora para o primeiro par de semanas de um ano lectivo todas as camas são tomadas, dentro de um mês ou dois não há camas. Assim, a universidade pode acomodar quase todos aqueles que querem eles, enquanto que muitos outros checa as universidades podem dar espaço somente para calouros. Muitos alunos preferem alugar flats, porque as rendas são aproximadamente as mesmas salas de residência.

Como a universidade é a auto-gestão, e as residências universitárias são parte da universidade, há também as Salas de Conselho de Residência. Os alunos em salas de votação para representantes (normalmente um para cada edifício) para salvaguardar os seus direitos. Por exemplo, os Salões da Residência Bureau precisa de aprovação do Conselho em caso de aumento de preço, ou se quer expulsar um aluno por ordem de distúrbios.

Parque de ciência e Tecnologia[editar | editar código-fonte]

O Parque de Ciência e Tecnologia tem como objetivo preencher a lacuna entre o acadêmico-científica de mundo e de negócios privados, para usar a universidade potencial de investigação em cooperação com empresas privadas. Ele também ajuda a empreendedores, através de sua Incubadora de empresas. É dada especial atenção a áreas de nanotecnologia, biotecnologia e tecnologia da informação. Ele também gerencia o catálogo da Universidade de aparelhos e serviços para torná-lo acessível para empresas privadas.[54]

Imprensa Da Universidade[editar | editar código-fonte]

Imprensa da Universidade concentra-se especialmente na publicação científica e atividades de pesquisa da universidade. Ele publica e distribui as obras sobre assuntos que são muito especializados ou têm muito estreito leitor eleitorado para apelar para editoras comerciais, bem como a publicação de livros de estudo, estudo de textos e revistas especializadas.[55] Em 2009 ele tinha 28 funcionários e publicado 252 novos lançamentos e 343 outros lançamentos.[56]

Instituto Confúcio[editar | editar código-fonte]

O Instituto Confúcio fornece Chinês escolaridade.[57] Ele segue os passos de Karel Slavíček (1678-1735), ex-aluno da Faculdade de Filosofia, que foi o primeiro checa sinologist. Ele escreveu um tratado sobre música Chinesa e também foi o autor do primeiro mapa preciso de Pequim.[58]

Governança[editar | editar código-fonte]

Existem três tipos básicos de universidade com diferentes níveis de controle do estado na República checa. Todos eles precisam de estado de acreditação para prêmio universitário.
  • As Universidades públicas são financiadas principalmente pelo estado, mas são independentes e auto-regulada.
  • Universidades estaduais têm muito pouco de auto-governança, normalmente eles não são mesmo legais personalidades, formalmente, eles são componentes de estado de administração de unidades. Só há duas delas na república checa – as Universidades, dos Ministérios da Defesa e do Interior
  • Universidades privadas só precisa de acreditação, caso contrário, eles estão livres do controle do estado, bem como do estado de financiamento.

Checa universidades tem uma longa tradição de autogoverno e independência da interferência do estado, que remonta à Idade Média. Hoje, o auto-governo é assegurada pela Universidade de Educação Lei Nº 111/1998 (a Lei trata apenas de universidades públicas).[59] Os seguintes órgãos de governação são semelhantes para todos checa universidades públicas.

Acadêmicos Do Senado[editar | editar código-fonte]

O Senado Académico de um checa universidade pública é a sua auto-governança representante do corpo. De acordo com a lei[60] ele deve ter, pelo menos, onze membros, com, pelo menos, um terço e, no máximo, metade de seus membros, sendo os alunos. A Universidade Palacký Acadêmico Senado tem vinte e quatro membros, dos quais oito são estudantes, o mínimo de um terço. Os senadores são eleitos por escrutínio secreto para um período de três anos. Os alunos e professores' cúria são eleitos separadamente. Cada faculdade é representada por dois professores e um aluno (independente do número de estudantes da faculdade).

O Acadêmico do Senado tem o papel mais importante na vida da universidade, como a maioria dos atos de outros administração da universidade são regidos por regras e os regulamentos adoptados pelo Senado (tais como o Estatuto da Universidade) ou requer a aprovação do Senado (tais como o orçamento anual da universidade). O Senado adota um regulamento interno, que controla o uso da Universidade de finanças e propriedade, e a seguir o reitor da proposta, nomeia e descarta os membros do Conselho Científico, Comissão Disciplinar, e assim por diante.

O Senado também nomeia um candidato para o cargo de Reitor (que é nomeado pelo Presidente da República checa). A proposta de inscrição deve ser aprovado por uma maioria simples de todos os Senadores, enquanto um despedimento deve ser aprovado por pelo menos três quintos dos Senadores. O voto para eleger ou revogação de um Reitor é segredo, enquanto outras Senado, as votações estão abertas. Um senador não pode também ser o Reitor, Vice-reitor de uma Faculdade Reitor ou um Vice-reitor. O 2011-2014 liderança é:

  • Presidente: doc. Fic. Miroslav Dopita, de Doutorado (Faculdade de Educação representante; palestrantes curia)
  • Vice-presidente (com palestrantes curia): RNDr. Marek Jukl, Doutor (Faculdade de Ciências representante)
  • Vice-presidente (dos alunos curia): Ivan Kalivoda (Faculdade de Medicina e Odontologia representante)
    [61]

O Palacký Acadêmico Senado tem também duas comissões: a Comissão Econômica e o Legislativo Comissão.

Reitor[editar | editar código-fonte]

Inauguração do Lubomír Dvořák, 1997-2000 e 2006-2010 Reitor da Universidade Palacký

O Reitor é o cabeça da universidade. O Reitor atos em nome da universidade e decide da universidade assuntos, a menos que proibido por lei. O Reitor é nomeado pela Universidade Acadêmico Senado e nomeados pelo Presidente da República checa. O mandato é de quatro anos e uma pessoa pode segurá-la por, no máximo, dois mandatos consecutivos.

O Reitor nomeia vice-reitores, que atuam como deputados na medida em que o Reitor determina. Reitores e os salários são determinados diretamente pelo Ministro da Educação.

O primeiro Reitor foi em 1573 Hurtado Pérez. Até 1765, o cargo de Reitor Magnificus foi automaticamente nas mãos do reitor da Ordem Jesuíta. O primeiro não-Reitor jesuíta estava em 1766 Johann Heinrich Bösenselle. Entre os mais notáveis reitores são o fundador da moderna Morávia historiografia Josef Vratislav Monse ou Esloveno filósofo Franz Samuel Karpe. Em 1950, a Universidade Palacký tornou-se a primeira universidade checa para ter uma mulher Reitor – Jiřina Popelová. O atual Reitor é o Professor Jaroslav Miller. Ele nomeou sete vice-reitores, sendo um deles o anterior Reitor: Professor Lubomír Dvořák (agora Vice-Reitor para o Desenvolvimento Regional).

Conselho Científico[editar | editar código-fonte]

O Conselho Científico é composto de notáveis representantes nos campos em que a universidade executa a educação, a ciência, a investigação, artística ou outras atividades criativas. É presidido pelo Reitor da Universidade. Mais de dois terços dos membros do Conselho de administração podem ser membros da universidade do acadêmico comunidade. O Conselho Científico discute a universidade objetivos de longo prazo. Aprova os programas de estudo (a menos que tal aprovação cai sob a autoridade de um Conselho Científico da faculdade), e também participa no processo de atribuição de um professor de título.

Em julho de 2010, o Conselho tinha 36 membros, 22 deles a ser professores, o resto (excepto um) docentes.[62]

Comissão Disciplinar[editar | editar código-fonte]

Os membros da Universidade Disciplinar Comissão (bem como o presidente) são nomeados pelo Reitor (sujeito à aprovação do Senado), para servir por dois anos. Metade dos membros são estudantes. Porque todos os Palacký estudantes Universitários estão matriculados em suas respectivas faculdades, não há nenhuma necessidade para uma Universidade central Disciplinares Comissão, mas existem Comissões Disciplinares de cada faculdade (os membros nomeados pelo reitor, sujeitos a Faculdade aprovação do Senado). As Comissões Disciplinares identificador de disciplinar comportamentos dos alunos e o que se propõem os veredictos da respectiva faculdade Dean.[63]

Conselho Administrativo[editar | editar código-fonte]

O Conselho de administração aprova algumas da universidade obras (transações imobiliárias, que estabelece outras entidades jurídicas para a universidade, a transferência de dinheiro ou propriedade entre eles, e assim por diante) e ele dá a sua opinião sobre a universidade de orçamento, de longo prazo, Universidade objetivos, e assim por diante. Os membros são nomeados pelo Ministro da Educação (depois de uma discussão com o Reitor), por um período de seis anos, um terço do conselho é nomeado a cada dois anos. Os membros representam o público em geral, municipal e regional, bem como da administração do estado. Funcionários da universidade não podem ser membros do Conselho. Sessões acontecem pelo menos duas vezes por ano. Eleição do presidente, vice-presidente e regras de procedimento são definidos pela Universidade Estatuto[64]

Entre os quinze membros da Universidade Palacký Conselho de administração estão Jan Březina MEP, Arcebispo de Olomouc Jan Graubner, e Olomouc Região de Governador Martin Tesařík.[65]

Tesoureiro[editar | editar código-fonte]

O Tesoureiro é responsável pela gestão e administração da universidade e também representa a universidade para a medida, determinada pelo Reitor, que nomeia e revoga o Ecônomo. Em julho de 2010, o cargo é exercido por Henrieta Crkoňová.

Outros organismos[editar | editar código-fonte]

  • Universidade Chanceler: Rostislav Sladký
  • Reitor do conselho consultivo
  • Comissão Editorial
  • Comissão para as Tecnologias de Informação
  • Comissão De Ética

Faculdade de governança[editar | editar código-fonte]

As faculdades que fazem parte da universidade. Apenas a universidade, como um todo, é uma personalidade jurídica. No entanto, os assuntos internos das faculdades que são executados pelos respectivos órgãos independentes, que têm regras semelhantes e funções como as de nível universitário. Cada faculdade tem, portanto, uma Faculdade do Senado (também com estudantes e professores' cúria), que, entre outras coisas, nomeia o Reitor (nomeado pelo Reitor). Como mencionado antes, disciplinar delitos são julgados pela Faculdade Comissões Disciplinares, enquanto as questões relativas a programas de estudo são tratados pela Faculdade Conselhos Científicos. Cada faculdade tem um Secretário, em vez de um Tesoureiro.

Pessoas notáveis conectado com a universidade[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Václavík, David. Náboženství a moderní česká společnost. [S.l.: s.n.] 
  2. Sadler, John Edward. J. A. Comenius and the concept of universal education. [S.l.: s.n.] 
  3. «Geschichte der Studien-, Schul- und Erziehungs- Anstalten in Mähren und Oesterreichisch Schlesien, insbesondere der olmützer Universität, in den neueren Zeiten». Gesellschaft zur Beförderung des Ackerbaues, der Natur- und Landeskunde. 10 
  4. «Historie a současnost olomoucké univerzity» (em checo) [ligação inativa] 
  5. Šembera, Alois Vojtěch. Pameti a znamenitosti mesta Olomouce. [S.l.: s.n.] 
  6. Šantavý, František; Hošek, Emil. Organizace, pečeti a insignie olomoucké univerzity v letech 1573/1973. [S.l.: s.n.] 
  7. In years 1578–1624 the Collegium nordicum had students from following countries: Czech Crown lands 231 (40%), Scandinavia 94 (16%), German lands 88 (15%), Hungary and Transylvania 73 (13%), Poland–Lithuania 34 (6%), Prussia 20 (4%), other 31 (6%); see Jaroslav Miller: Urban societies in East-Centra Europe: 1500–1700
  8. Universita Palackého v Olomouci. [S.l.: s.n.] 
  9. Polišenský, Josef V. The thirty years war. [S.l.: s.n.] 
  10. Fischer, Joseph Wladislaw. Geschichte der königl. Hauptstadt und Gränzfestung Olmütz im Markgrafthume Mähren: Welcher die politische Geschichte bis zum Jahre 1808 enthält, Band 2. [S.l.: s.n.] 
  11. Fiala, Jiří. Jezuitský Konvikt: sídlo uměleckého centra Univerzity Palackého v Olomouci : dějiny, stavební a umělecké dějiny, obnova a využití. [S.l.: s.n.] 
  12. Garstein, Oskar. Rome and the Counter-Reformation in Scandinavia: The age of Gustavus Adolphus and Queen Christina of Sweden, 1622–1656. [S.l.: s.n.] 
  13. «Destruction and Flowering of the City During the Baroque Period». tourism.olomouc.eu 
  14. Cannon Law had already, since 1667, been taught in the Faculty of Theology.
  15. Pojsl, M. Olomouc – Malé dějiny města. [S.l.: s.n.] 
  16. Other universities were reduced to lyceum status at the same time, including, in the Austrian heartland, the universities at Innsbruck and at Graz
  17. Časopis Musea Království českého. 40 
  18. «Olomouc v revolučním roce 1848». Sborník krajského vlastivědného muzea v Olomouci 
  19. «Původní žezlo rektora olomoucké univerzity [Original mace of Olomouc University's Rector]» (PDF). Žurnál Univerzity Palackého. 7 
  20. «Faculties pages» (em checo) 
  21. «Introduction video» 
  22. «Čtvrté číslo Žurnálu+ přináší rozhovor se třemi děkankami» (PDF). Žurnál Plus (em checo) [ligação inativa] 
  23. «Chat s rektorem UP» (em checo) 
  24. «Ukončení studia Václava Nováka» (em checo) 
  25. «Cyrilometodějská teologická fakulta» (em checo) [ligação inativa] 
  26. «Naši polští faráři...». Katolický týdeník (em checo) 
  27. «I kdyby šlo o víru jediného člověka...». Katolický týdeník (em checo) 
  28. Zimprich, Richard. Olmütz als deutsche Hochschulstadt in Mähren. [S.l.: s.n.] 
  29. (em checo) See Všechny studijní programy a obory
  30. «Filozofická fakulta» (em checo) [ligação inativa] 
  31. «Studenti filozofie v Olomouci pomáhají s vedením školy» (em checo) 
  32. «Historie fakulty (Brno)». law.muni.cz (em checo) [ligação inativa] 
  33. «Praktické formy výuky na právnické fakultě Univerzity Palackého v Olomouci» (PDF). Univerzita Palackého v Olomouci (em checo) [ligação inativa] 
  34. «Právnická fakulta» (em checo) [ligação inativa] 
  35. «Studijní obory pro akademický rok 2010/2011» (em checo) [ligação inativa]
  36. «Právnická fakulta (PF UP)» (em checo) [ligação inativa] 
  37. «Geschichte der Universität in Europa». google.com 
  38. Kaiserlich-Königliche Mährisch-Schlesische Gesellschaft des Ackerbaues, der Natur- und Landeskunde Historisch-Statistische Section. Schriften der Historisch-Statistischen Section der K.K. Mährisch-Schlesischen Gesellschaft des Ackerbaues, der Natur- und Landeskunde. [S.l.: s.n.] 
  39. «V Olomouci postaví špičkové centrum boje s nádory, začnou na podzim». olomoucky.denik.cz (em checo) 
  40. «O lékařské fakultě» (em checo) [ligação inativa] 
  41. «Pedagogická fakulta» (em checo) [ligação inativa] 
  42. «Přírodovědecká fakulta» (em checo) [ligação inativa] 
  43. «Fakulta tělesné kultury» (em checo) [ligação inativa] 
  44. «O fakultě» (em checo) [ligação inativa] 
  45. «Akademik Sport Centrum» (em checo) [ligação inativa] 
  46. «Sportovní hala a loděnice» (em checo) [ligação inativa] 
  47. «Činnost centra výpočetní techniky» (em checo) [ligação inativa] 
  48. Allgemeine Literatur-Zeitung (4). [S.l.: s.n.] 
  49. «Historie Zbrojnice» (em checo) [ligação inativa] 
  50. «website of Eurocentre, Olomouc (in Czech)» 
  51. See «The British Centre» [ligação inativa] 
  52. «Projektový servis» (em checo) 
  53. «Správa kolejí a menz» (em checo) 
  54. «Vědeckotechnický park a podnikatelský inkubátor UP» (em checo) [ligação inativa] 
  55. «Vydavatelství» (em checo) [ligação inativa] 
  56. «Annual Report of the Palacký University Press» (PDF) (em checo) [ligação inativa] 
  57. For more information, see «Palacký University Confucius Institute» [ligação inativa] 
  58. «Český jezuita na čínském dvoře» (em checo) 
  59. Obecné správní právo, Vladimír Sládeček, 2nd edition, ASPI Praha 2009
  60. «Zákon o vysokých školách č. 111/1998 (The University Education Act No. 111/1998)» (em checo) [ligação inativa] 
  61. See «Akademický senát UP (Academical Senate UP)» (em checo) [ligação inativa] 
  62. For a full list of the Scientific Board Members, see «Vědecká rada Univerzity Palackého – Období 1. 2. 2010 do 31. 1. 2014 (Scientific Board)» (em checo) [ligação inativa] 
  63. For details concerning disciplinary misdemeanors and Disciplinary Commission rules, see «Disciplinary procedure» (em checo) [ligação inativa] 
  64. See «Statut Univerzity Palackého v Olomouci (University Statute)» (PDF) (em checo) [ligação inativa] 
  65. For a full list of Administrative Council Members, see «Členové Správní rady UP k 16. 10. 2009 (Administrative Council)» (em checo) [ligação inativa] 

Links externos[editar | editar código-fonte]