Usuário Discussão:Marcelo Abreu Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Marcelo Abreu Gomes !

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.
Erros comuns na WikipédiaPlume pen w.png

Seja audaz: Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar. Ainda que a Wikipédia seja produto de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Princípios fundadoresACE.png

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). O nosso programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Normas de condutaCrystal Clear app Login Manager.png
Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, usando quatro tiles (~~~~) ou o botão Button sig.png presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine nos artigos quando os editar, já que todas as modificações são registradas no histórico do mesmo com indicação do autor.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo
Wikipedia:Políticas e recomendações Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Todo o indispensável... para começar a editar: não deixe de ler. Desejo-lhe uma boa estada na Wikipédia! PedroWp 21h41min de 5 de julho de 2009 (UTC)

Cleóbulo Faria[editar código-fonte]

Nuvola apps kmenuedit.png
Faltou inserir Categoria em Cleóbulo Faria

Agradecemos por contribuir para a Wikipédia. O artigo Cleóbulo Faria, que você criou ou editou, não foi categorizado. Por favor, dedique alguns minutos à leitura da documentação. A categorização dos artigos facilita o cruzamento de informação e o encontro do leitor com artigos relacionados.

Consulte o Tutorial da Wikipédia para mais informações e navegue pela estrutura de categorias através da raiz da árvore de categorias. Uma leitura atenta do tutorial proporcionará colaborações com mais qualidade na WikiPT e mais segurança ao nomear artigos, colocar-lhes interlinks e interwikis e categorizá-los.

PedroWp 22h12min de 5 de julho de 2009 (UTC)

O artigo Demerval Barbosa Moreira foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

Ambox warning pn.svg

O artigo Demerval Barbosa Moreira, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Mister Sanderson (discussão) 11h07min de 12 de maio de 2019 (UTC)

Dermeval Barbosa Moreira[editar código-fonte]

Ambox warning yellow.svg

O verbete Dermeval Barbosa Moreira, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Mister Sanderson (discussão) 22h01min de 15 de maio de 2019 (UTC)

Carucango[editar código-fonte]

Nuvola apps important square.svg Caro editor, esta é uma mensagem de aviso que está recebendo, pois algum editor encontrou erros em uma de suas edições, na página "Carucango". Apagar conteúdo válido, copiar textos ou imagens de outros sites sem autorização, fazer propaganda, inserir textos sem sentido ou afirmações que sabe serem erradas e usar palavras ofensivas são erros comuns e é possível que tenha cometido um deles. Se quiser experimentar o software da Wikipédia, pode fazê-lo na página de testes, à vontade. É preferível que se informe com o editor que desfez sua ação e que não insista no erro. Visite nossa página de boas-vindas. Obrigado.

Consulte: Políticas | O que a Wikipédia não é | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Comportamento | Página de usuário | Ajuda

Douglas Santana (discussãocontribs) 22h39min de 17 de agosto de 2019 (UTC)

e-mail[editar código-fonte]

Mail-message-new.svg
Olá. Por favor, verifique seu e-mail – há uma nova mensagem!
Pode remover esta nota a qualquer hora, retirando a predefinição {{Verifique o e-mail}}.

comentário não assinado de Bageense (discussão • contrib) 01h46min de 11 de setembro de 2019 (UTC)

Indicação de eliminação rápida para a página Rio do Meio (Rio de Janeiro)[editar código-fonte]

Antu emblem-important.svg

Olá, Marcelo Abreu Gomes. A página Rio do Meio (Rio de Janeiro) que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • 20 Impróprio. O artigo que criou foi considerado impróprio por não respeitar alguma regra da Wikipédia. Ver mais info›
    • Observação do proponente: Página confusa, mal formatada
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

--Bageense(fala) 12h31min de 11 de setembro de 2019 (UTC)

Notificação de bloqueio[editar código-fonte]

Crystal Clear action lock.png

Este editor está bloqueado.
Foi bloqueado por Fabiojrsouza durante 1 dia.
Motivo(s): Ofensas a terceiros usando páginas da Wikipédia.
Notas:

  1. Está autorizado a usar esta página para sua defesa. Enquanto durar o bloqueio, ela será destinada exclusivamente à argumentação, a fim de mostrar qualquer incorreção de acordo com a política do projeto. Lembre-se de que deve respeitar as normas de conduta e não fazer ataques pessoais, e que a violação dessas políticas poderá levar à suspensão deste direito, bem como ao aumento do bloqueio inicial.
  2. Caso não pretenda discutir o bloqueio aqui e queira solicitar uma apreciação formal de seu bloqueio pelos demais administradores, inclua, logo abaixo desta mensagem, o seguinte código: {{subst:Revisão de bloqueio}} e grave a modificação. Depois, siga o link e apresente as devidas justificativas, de acordo com a política de bloqueio.

FábioJr de Souza msg 13h28min de 11 de setembro de 2019 (UTC)

Bloqueio por ofensa a terceiros[editar código-fonte]

Boa noite! Aceito o bloqueio e até a exclusão, mas quero a oportunidade de desfazer tudo que fiz na Wikipedia. Meu trabalho de pesquisa, nível de doutoramento, deve ser julgado por meus pares - errei ao submetê-lo nesse espaço, mas quis, acima de tudo, que as pessoas tivessem acesso a ele. Não faz sentido eu criar um subtítulo para justificar a grafia de Carukango com K e o mesmo aparecer com C. Aceito o bloqueio, exclusão, etc., mas mantenho a pergunta: Por que alguns nomes estrangeiros mantem a grafia original e Carukango, não? Me apontem um nome japonês aportuguesado, sem K ou Y? Ou um nome de origem germânica, onde o W tenha sido convertido em V? Me deem a oportunidade de desfazer meu serviço. Há espaços acadêmicos onde minhas contribuições são mais interessantes. Obrigado,comentário não assinado de Marcelo Abreu Gomes (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Essa questão dos aportuguesamentos vêm gerando polêmica faz anos, mas ninguém nunca tomou atitude alguma a respeito disso. É triste, mas é assim. Lamento por seu bloqueio, e peço que você não desanime. Com tempo você pega mais prática e aprende a lidar melhor com os inconvenientes, que infelizmente existem. --Bageense(fala) 02h06min de 12 de setembro de 2019 (UTC)
Bageense Talvez eu esteja dizendo uma bobagem aqui (ou apenas não me expressando direito...) mas existem as retas e as curvas. Na maioria das vezes a vida em sociedade exige que busquemos as curvas (demora pra chegar,mas chega).FábioJr de Souza msg 02h41min de 12 de setembro de 2019 (UTC)
Em resposta ao que o editor afirma acima, a questão foi mais do que suficientemente discutida por outro usuário (Rui Gabriel Correia), e eu duvido muito que eu mesmo sequer conseguiria deixar mais claro do que aquilo. Ademais, todo mundo sabe, ou deveria saber, que autopublicação não é permitida nessa enciclopédia. Se o senhor quer que escrevam o que o senhor pesquisou, peça que terceiros, caso vejam validade, o façam, e não simplesmente venha atribuir sua própria tese. Agora, dos termos em japonês que genericamente comentou, sugiro que antes de dizer algo que sequer sabe, pudesse consultar: Tóquio, Quioto, Osaca, Canagaua, Nagoia e mais uma lista interminável. Além disso tudo, não se esqueça(m) que o acordo ortográfico de 1990, no VOC, praticamente só normalizou termos "aportuguesados", salvo casos mais do que pontuais como Washington.--Rena (discussão) 14h22min de 12 de setembro de 2019 (UTC)
Bageense, tal como lhe disse na minha página de discussão, peço que pare de colocar lenha na fogueira. Ia lhe responder lá, mas como comentou aqui, lhe respondo aqui. Você tem direito de discordar de absolutamente qualquer coisa, mas quando alguém usa a minha página de discussões para fazer um ataque gratuito, me tachando de racista por associar que a figura que causou o litígio era africana, ele está me caluniando e incorrendo a perjúrio. Ele tem todo direito de editar, como qualquer um, mas ciente de que regras de comportamento existem e devem ser respeitadas.--Rena (discussão) 14h22min de 12 de setembro de 2019 (UTC)

Grafia de Carukango[editar código-fonte]

Bageense, obrigado por sua participação. Como você, outros se solidarizaram comigo via e-mail, endossando o que pensamos. Parece que temos um caso crônico por aqui. Abraço.--Marcelo Abreu Gomes (discussão) 16h20min de 12 de setembro de 2019 (UTC)

Grafia de Carukango[editar código-fonte]

Minha tese, dissertação, e outros estudos, foram baseados em pesquisas profundas e aprovadas por PhDs. Minhas bancas de avaliação contaram com especialistas renomados de universidades de três países. Muito me orgulha ter sido avaliado por eles e aprovado com louvor. Não sei editar a Wikipedia como os senhores, mas desde quando se modifica nome próprio dessa maneira? Ronald Reagan virou Ronaldo? Ghengis Khan foi escrito com C? Buenos Aires já está grafada como Bons Ares? Existe um tópico nas páginas que editei em que explico a razão do K no lugar do C, pois isso foi parte da pesquisa, buscou a origem antropológica e histórica do termo. Caso optem pela manutenção errada do C, esse tópico deve ser retirado, pois ele contradiz essa tradução de nome próprio.--Marcelo Abreu Gomes (discussão) 16h44min de 12 de setembro de 2019 (UTC)

Pode ter escrito teses, dissertações e inúmeras outras obras e consultado milhares de documentos, mas garanto-lhe que está 100% errado nas ligações que criou entre os songues do sudeste da RDC e o norte de Moçambique. Basta ouvir com atenção o que diz a Dra Heloísa Salum. Rui Gabriel Correia (discussão) 17h27min de 12 de setembro de 2019 (UTC)

Boa tarde, Rui Gabriel Correia, porque você está se valendo de uma fonte, mesmo assim de forma errada, e as outras? Já fez uma tese, ou fez dissertação? Não as fazemos com dez ou vinte fontes, há fazemos com muito mais. O que não pode é usar fontes de jornais e sites de prefeituras, onde se quer há alguma revisão. Há muita coisa sobre o tema, vou lhe repassar uma lista de artigos e livros sobre o assunto: 1. Fontes Literárias: SILVA, José Carneiro da. Memória sobre a abertura de um canal para facilitar a comunicação entre a cidade de Campos e a Villa de São João de Macahé. 1836. VASCONCELLOS, Antão de. Evocações – Crimes Célebres em Macaé. Rio de Janeiro: B. Aguilla Editora, 1911. RODRIGUES, Cláudia; FRANCO, Maria da C. V. Notas sobre a presença e a atuação da Igreja Católica na Antiga Macaé. In: AMANTINO, Márcia; RODRIGUES, Cláudia; ENGEMAN, Carlos; FREIRE, Jonis (orgs). Povoamento, Catolicismo e Escravidão na Antiga Macaé (séculos XVII ao XIX). Rio de Janeiro: Apicuri, 2011. TINOCO, G. Macaé. Campos: Lar Cristão, 1962. TAVARES, Godofredo G. Imagens da nossa terra. Rio de Janeiro: Primil, 2002. SILVA, Osório P. Momentos Decisivos da História de Campos Página 159 dos Goitacazes. Rio de Janeiro: Serviço de Comunicação Social da Petrobrás, 1984. SOFFIATI NETTO, Aristides Arthur. Perspectivas para a história ambiental na ecorregião Norte-Noroeste Fluminense entre os séculos XVII e XX. Niterói: UFF, 1995. ______________________________. O nativo e o exótico: perspectivas para a história ambiental na ecorregião Norte - Noroeste fluminense entre os séculos XVII e XX. O nativo e o exótico: perspectivas para a história ambiental na ecorregião Norte - Noroeste fluminense entre os séculos XVII e XX. 1996. RODRIGUES, Hervê S. Campos – Na taba dos Goitacazes. Rio de Janeiro: Imprensa SANTOS, F.A.N. As freguesias do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Edição Cruzeiro, 1965. SILVA, Herculano Gomes da; GOMES, Marcelo Abreu. Macabu: a história até 1900. Conceição de Macabu: Gráfica Macuco, 1997. PARADA, A. A. Histórias Curtas e Antigas de Macaé. Rio de Janeiro: Artes Gráficas. 1995, Vol. I e II. p.154. ________________. Coisas e Gente da Velha Macaé. EDIGRAF, 1958. » ________________. Histórias da Velha Macaé: crônicas históricas. Edição do autor. Rio de Janeiro: Cia Brasileira de Artes Gráficas, 1980. ______________________________. LAMEGO, Alberto Ribeiro. Macaé a Luz de Documentos Inéditos. Anuário Geográfico do Estado do Rio de Janeiro Nº11 - Relatório apresentado à Assembleia Legislativa – 1948. LAMEGO, Alberto R. O homem e a Guanabara. Serviço Gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1948.

_______________________. O homem e a restinga. Serviço Gráfico Página 155 do IBGE, 1946.

_______________________. O homem e a serra. Serviço Gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, 1963.

_______________________. O homem e o brejo. Conselho nacional de geografia, 1945.

_______________________. A Planície do Solar e da Senzala. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Coleção Fluminense), 2ª edição, 1996. Em todos você encontrará referências a Carukango e não a Carocango ou coisa parecida. Pesquise os autores, são gente séria, referências.

2. Fontes secundárias: AUTO DE DEVASSA A QUE MANDOU PROCEDER O JUIZ PELO CAPITÃO JOAQUIM ALVES DE BRITO PELA MORTE DE SEBASTIÃO JOSÉ PACHECO E FRANCISCO JOSÉ PINTO CUNHA, Nº 32, FOLHAS 01-34. LIVRO DE REGISTRO DE ÓBITOS DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES E SANTA RITA (1809-1847) Livro 01- B. Pág. 109 v e 110. REGISTRO PAROQUIAL DE TERRAS DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE MACABU. APERJ – Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Livro 41, Registro 58.

Não entendi para que servem todas essas obras – eu estou a falar sobre onde se fala a língua songue. Todas essas fontes que apresentou falam sobre isso? Foi o único ponto que abordei aqui. Rui Gabriel Correia (discussão) 22h13min de 12 de setembro de 2019 (UTC)

São especialistas entre outros, que em diferentes épocas escreveram sobre o Carukango. Não há uma fonte isolada, há um pacote de fontes literárias e documentos primários, além de estudos. Ao fazer o subtítulo sobre a questão do K no artigo da Wiki, citei poucas fontes, até por não se ro local de usar mais do que aquilo. Mas a bibliografia é vasta, sem falar nos estudiosos. Acrescente aí mais dois autores, um deles muito atual: Alaor Scicínio e Flávio Santos Gomes - este último bem atualizado. Acredito que o Flávio tenha algo on line, embora não saiba dizer se diz diretamente com o caso em questão.Em todos esses materiais grafa-se e\ou defende-se a grafia com K, por considerá-la antes de tudo histórica. Minhas provas, como de todo historiador, são minhas fontes. Aí estão algumas. Se não servirem solicito que o subtítulo seja deletado, pois de que adianta explicar essa bendita letra K?Marcelo Abreu Gomes (discussão) 01h23min de 13 de setembro de 2019 (UTC)

Apresente-me as fontes que falam sobre a língua (ba)songue e que dizem que é uma língua falada em Mocambique. Rui Gabriel Correia (discussão) 02h18min de 14 de setembro de 2019 (UTC)

Aviso[editar código-fonte]

Olá Marcelo, discordâncias todos os editores possuem, o que diferencia o curso desta é a ação que uma ou ambas as partes vão tomar. Numa discussão, mesmo que ríspida, é importante sempre seguir as normas de condutas e que concentra-se em páginas específicas, ou seja, não espalha o tópico para todos os domínios.

A usuária JMGM vem se envolvendo em conflitos desta natureza, mas realizando vários comentários que desrespeitam as normas de condutas. Comentários que induzem desconfianças e até mesmo ataques e ameaça, peço que veja as dezenas de comentários acusatórios que ela vem realizando desde 2015, veja na seção "Evidências".

Então, solicito que ignore comentários como este ou este. Os motivos de bloqueios, se você analisar, recaem a um comportamento desestabilizador, com discurso vitimista e sem fundamentação em evidências. Então já alerto que, caso segue o caminho da usuária (disseminando desconfiança ou ofendendo terceiros), provavelmente sofrerá as mesmas sanções - e isso não tem nada haver com a discordância, mas sim da maneira com o usuário conduz. Saudações. Edmond Dantès d'un message? 01h44min de 13 de setembro de 2019 (UTC)

Uma medalha![editar código-fonte]

Copyeditor Barnstar Hires.png Medalha do editor de texto
Por sua tentativa de trabalho no projeto. Admiro sua coragem. Jardel.[5.250] d 16h54min de 15 de setembro de 2019 (UTC)