Varinha mágica (eletrodoméstico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Varinha mágica.

A varinha mágica (português europeu) ou mixer (português brasileiro)[1] é um utensílio culinário eléctrico que serve para moer alimentos.[2]

Tem uma função semelhante à do liquidificador. O seu funcionamento é muito simples, sendo que possui um pequeno motor elétrico que faz girar suas lâminas de aço, fazendo com que os alimentos que estão em contato com a base sejam triturados. É especialmente indicada para fazer sopas, sorvetes, e molhos, entre outros, e é também de limpeza e utilização simples. Atualmente, já existem mixers/varinhas mágicas sem fio, tendo autonomia entre 10/20 minutos.

A varinha mágica/mixer é utilizada na cozinha profissional europeia desde a década de 1960, e adaptada para uso doméstico no mercado norte-americano na década de 1980.

Diferenças entre Mixer, batedeira e liquidificador[editar | editar código-fonte]

Embora de funções semelhantes, mixer, batedeira e liquidificador não são utensílios iguais.[3]

Mixer[editar | editar código-fonte]

Embora muito parecido com o liquidificador, o mixer é bem mais adequado para tarefas que envolvam a aeragem, ou seja, o aumento do volume das misturas por meio da incorporação de ar, como milk shakes e outras bebidas leves, purês, mousses, etc. Embora sejam bastante úteis para mexer ou misturar massas, molhos e pudins, eles não servem para tarefas mais brutas, como triturar gelo ou alimentos mais duros (cenouras, por exemplo). Nesse caso, é melhor optar pelo liquidificador tradicional

Liquidificador[editar | editar código-fonte]

O liquidificador, como o próprio nome diz, liquidifica alimentos sólidos. Como possui lâminas, ele é ideal para picar, triturar, fazer sucos, caldos e massas úmidas ou que não exijam textura fofa depois de assadas.

Batedeira[editar | editar código-fonte]

Uma batedeira possui batedores em vez de lâminas, e é ideal para fazer misturas, bater massas aeradas, claras em neve, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências