Viviane (cantora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Viviane
Informação geral
Nome completo Viviana Parra Guerreiro
Origem Nice,  França
País  Portugal
Gênero(s) World Music, Fado
Período em atividade 1990 - presente
Gravadora(s) Zipmix Records
Afiliação(ões) Entre Aspas, Camaleão Azul, Linha da Frente, Rua da Saudade
Página oficial www.viviane.com.pt

Viviana Parra Guerreiro mais conhecida por Viviane[1] é uma cantora portuguesa.

A sua voz e canções são muito características, pela forma como pronuncia o português, com sonoridade do seu francês natal. Foi co-fundadora da banda Entre Aspas e do projectos Camaleão Azul e integrou os projetos Linha da Frente e Rua da Saudade. Atualmente segue a sua carreira a solo iniciada em 2005.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era Entre Aspas[editar | editar código-fonte]

Viviane' nasceu em Nice, França, mas mudou-se para Portugal aos 13 anos.[2] Iniciou a sua carreira musical em 1990, formando com Tó Viegas o grupo Entre Aspas que lançam cinco álbuns através da editora BMG.

Colabora em discos de Sitiados, André Sardet e Turbo Junkie. Em 1995 participa na compilação "Espanta Espíritos" com o tema "São Nicolau".

Em 2001 integra o projecto colectivo Linha da Frente, ao lado de João Aguardela, Luís Varatojo, Dora Fidalgo, Janelo, Prince Wadada e Rui Duarte dos Ramp, editando um álbum pela editora Universal em 2002.[3]

"O Sul" é um disco editado em 2003 pela sua própria editora Zipmix Records com o projecto Camaleão Azul, que partilha com Tó Viegas, baseado na poesia do escritor Fernando Cabrita [1]. Desse álbum é extraído o single "Nocturno III".

Era pós Entre Aspas[editar | editar código-fonte]

Em 2005 chega ao fim o grupo Entre Aspas e Viviane inicia a sua carreira a solo com o primeiro álbum intitulado "Amores Imperfeitos" co-produzido com Tó Viegas, gravado no seu próprio estúdio Zipmix no Algarve, com sonoridade em formato acústico.[4]Regressa em 2007 com um trabalho em formato acústico, com o título homónimo de "Viviane" num conjunto de onze canções em que se firma uma dialéctica enriquecedora entre as linguagens universais do Fado e do Tango com o acordeão e a guitarra portuguesa como notas dominantes. Deste álbum surge "Meu coração abandonado" como o single de apresentação.

Em 2009 integra o projecto Rua da Saudade juntamente com Susana Félix, Mafalda Arnauth e Luanda Cozetti, dando voz às letras originais de Ary dos Santos no álbum "Canções de Ary dos Santos".[5]

Em 2010 é convidada pela Região de Turismo do Algarve a dar voz ao tema da Campanha de promoção internacional "O segredo mais famoso da Europa". Termina o ano com um concerto de natal, no Casino de Vilamoura, acompanhada pela Orquestra do Algarve.

O terceiro álbum, "As pequenas gavetas do amor", é editado em 2011. É composto por 11 temas originais com poesia de vários autores como Vasco Graça Moura, José Luis Peixoto, Eugénio de Andrade, Rosa Alice Branco, Ana Luisa Amaral, Fernando Pessoa e da própria cantora, e ainda uma versão do tema "Caldeirada (Poluição)" escrito por Alberto Janes para Amália Rodrigues. Tem como convidados especiais Custódio Castelo, Luís Varatojo e António Zambujo.

Os Entre Aspas lançam em maio de 2013 uma compilação com os maiores êxitos da carreira do grupo. "Best Of – 20 Anos" inclui os melhores temas e ainda um DVD com um concerto ao vivo, gravado em 2000.

O último álbum de Viviane intitulado "Dia Novo" foi editado no dia 5 de Maio de 2014. "Do Chiado até ao Cais" é o tema de apresentação. Inclui 9 temas originais com letras da própria Viviane bem como de outros autores como José Luís Peixoto, Tiago Torres da Silva, Pierre Aderne, Hugo Costa e Fernando Cabrita. Inclui igualmente versões de Lhasa de Sela "Con toda palabra", Serge Gainsbourg "Comment te dire adieu" e Marcelo Camelo "A outra".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discografia a solo[editar | editar código-fonte]

  • 2003 - Amores Imperfeitos (Zipmix Records/Zona Música)
  • 2007 - Viviane (Zipmix Records/Zona Música)[6]
  • 2011 - As Pequenas Gavetas do Amor (Zipmix Records)
  • 2014 - Dia Novo (Zipmix Records)

Outros projectos[editar | editar código-fonte]

COLABORAÇÕES
Ligações

Referências