Walther Funk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Walther Funk
Walther Funk
Funk em 1943
Ministro do Reich para Economia
Período 5 de fevereiro de 19382 de maio de 1945
Presidente(s) Adolf Hitler (Führer)
Karl Dönitz
Antecessor(a) Hermann Göring
Sucessor(a) Posição abolida
Presidente do Banco do Reich
Período 19 de janeiro de 19398 de maio de 1945
Antecessor(a) Hjalmar Schacht
Sucessor(a) Posição abolida
Chefe de Imprensa do Reich e Secretário de Estado no Ministério de Iluminação Pública e Propaganda
Período 13 de março de 193326 de novembro de 1937
Apontado por Adolf Hitler
Antecessor(a) Posição estabelecida
Sucessor(a) Otto Dietrich
Dados pessoais
Nascimento 18 de agosto de 1890
Danzkehmen, Prússia Oriental, Império Alemão
Morte 31 de maio de 1960 (69 anos)
Düsseldorf, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha Ocidental
Nacionalidade alemão
Alma mater Universidade de Berlim
Universidade de Leipzig
Cônjuge Luise Schmidt-Sieben
Partido Alemanha Nazista NSDAP
Profissão Economista

Walther Emanuel Funk (Trakehnen, 18 de agosto de 1890Düsseldorf, 31 de maio de 1960) foi um economista alemão e autoridade Nazista que serviu como Ministro dos Assuntos Econômicos do Reich (1938–1945) e Presidente do Banco do Reich (1939–1945). Durante o seu mandato, supervisionou a mobilização da economia alemã para o rearmamento e a organização do trabalho forçado nos campos de concentração.[1] Após a guerra, ele foi julgado e condenado como um criminoso de guerra no Tribunal Militar Internacional de Nuremberg. Condenado à prisão perpétua, permaneceu encarcerado até ser libertado por motivos de saúde em 1957. Morreu três anos depois.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Funk nasceu em uma família de mercadores em 1890 em Danzkehmen (atual Sosnowka no Oblast de Kaliningrado), perto de Trakehnen, na Prússia Oriental. Ele foi o único dos réus de Nuremberg que nasceu nos antigos territórios orientais da Alemanha.Ele era filho de Wiesenbaumeister Walther Funk, o mais velho, e de sua esposa Sophie (nascida Urbschat). Ele estudou direito, economia e filosofia na Universidade de Berlim e na Universidade de Leipzig. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele se juntou ao exército alemão, mas foi ferido e posteriormente recebeu alta por ser clinicamente inapto para o serviço em 1916. Após o fim da guerra, trabalhou como jornalista e, em 1924, tornou-se editor do jornal financeiro de centro-direita, o Berliner Börsenzeitung. Em 1920, Funk casou-se com Luise Schmidt-Sieben. Politicamente ele se identificava como um nacionalista e anti-marxista.[2]

Devido a seu interesse pela política econômica, foi eleito suplente de deputado para o Reichstag em 1932 e dentro do Partido foi nomeado chefe o comitê de política econômica em dezembro do mesmo ano. Quando o Partido chegou ao poder em 1933, ocupou o cargo de chefe do Departamento de Imprensa do III Reich.

No restante da década de 1930 sua carreira seguiu em alta, assumindo o Ministério da Economia e sendo empossado como Presidente do Reichsbank. Como Reichsminister, ele foi o responsável pela transição da economia alemã para os tempos de guerra, utilizando trabalho escravo dos campos de concentração para aumentar a produtividade.[3]

Ao fim da guerra, com a rendição alemã foi processado e julgado pelo Tribunal de Nuremberg por conspiração para cometer crimes contra a paz; planejar e iniciar guerra de agressão; crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Sua defesa de que apenas era um funcionário subalterno sem poder de decisão no regime foi prejudicada por evidências num documentário apresentado na corte e por sua própria biografia do tempo de guerra, que foram usadas contra ele e lhe custaram uma sentença de prisão perpétua.

Preso em Spandau com outros líderes nazistas, foi libertado em 1957 e morreu três anos depois.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. William L. Shirer. (1960). "Rise and Fall of the Third Reich". Simon e Schuster. New York. pág 491
  2. Broszat, Martin (1981). The Hitler State. Longman Group Ltd. pp. 308–309. ISBN 0-582-49200-9.
  3. Wistrich, Robert (1982). Who's Who in Nazi Germany. Macmillan Publishing Co. pág. 87. ISBN 0-02-630600-X.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.