Wikipédia:Projetos/Televisão/Telenovelas/Livro de estilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Está é uma proposta de livro de estilo para artigos sobre telenovelas.

Esta página apresenta-se como um guia, apresentando em suas seções normas e padrões de estilo cuja obediência é necessária para estabelecer um considerável nível de qualidade nos artigos que tenham como tema telenovelas.

Os Critérios de notoriedade para cinema e televisão, assim como para elementos da ficção devem ser fielmente observados.

Ver artigo principal: Predefinição:Info/Televisão

Introdução[editar código-fonte]

Caso a telenovela esteja sendo presentemente exibida, deverá a predefinição {{Evento atual|tema=telenovela}} ser incluída antes do início do texto.

A introdução deve conter informações gerais da novela: Seu nome (em negrito e em itálico) e sua nacionalidade, inicialmente. Logo em seguida devem ser fornecidos, de forma resumida, os dados referentes à sua exibição, ou seja, deve ser estabelecido seu período de transmissão e a responsabilidade pela autoria. Caso a novela seja sequência de outra este fato deve ser mencionado neste parágrafo da introdução.

A seguir, deve tratar a introdução da produção da telenovela - e, caso seja necessário, essa informação poderá originar um segundo parágrafo - estabelecendo sua direção e filmagem. Por fim, podem ser incluídas informações sobre o enredo e a temática central da telenovela.

A classificação entre protagonista/antagonista e entre protagonista/co-protagonista não é muito clara. Isso fará com que alguns usuários mudem essa classificação achando que um personagem não é co-protagonista e sim protagonista, ou que não é um simples secundário, mas co-antagonista. Há de considerar ainda a existência de personagens ambíguos, e, por isso, a distinção entre protagonista / antagonista / co-protagonista / co-antagonista / secundário (ou qualquer outra distinção que porventura possa surgir) não deve ser feita em nenhum lugar do artigo, especialmente na introdução, aonde devem ser citados, se muito, os atores que exercem os principais papéis na trama.

Exemplos de introdução, presentes nos artigos Rosa Rebelde e Cidadão Brasileiro:

Rosa Rebelde é uma telenovela brasileira. Produzida pela TV Globo, foi transmitida entre 15 de janeiro e 13 de outubro de 1969, com 212 capítulos, sendo a sétima "novela das oito", e a terceira integralmente escrita por Janete Clair, sucedendo Passo dos Ventos e antecedendo Véu de Noiva - ambas também escritas por Clair.

Dirigida por Daniel Filho e Régis Cardoso, Rosa Rebelde foi inicialmente inspirada numa radionovela produzida anteriormente por Janete Clair para a Rádio Nacional, Rosa Malena, mas teve seu cenário alterado por ordem de Glória Magadan, então diretora de teledramaturgia da emissora. Durante sua exibição, enfrentou problemas com audiência, tendo seu desempenho prejudicado pelo sucesso da telenovela Beto Rockfeller, exibida pela TV Tupi, e com um incêndio na sucursal paulista da TV Globo, que fez com que a produção tivesse que ser estendida por cem capítulos adicionais[1][2].

Cidadão Brasileiro é uma telenovela brasileira, produzida pela Rede Record e exibida entre 13 de março e 20 de novembro de 2006, totalizando 210 capítulos. Escrita por Lauro César Muniz, com a colaboração de Rosane Lima e Dora Castellar, foi dirigida por Flávio Colatrello Jr., Fábio Junqueira, João Camargo, Ivan Zettel e Henrique Martins, com direção geral de Flávio Colatrello Jr. e Ivan Zettel. É uma obra representativa na história da teledramaturgia da emissora por ter sido a primeira telenovela, desde a retomada da produção de obras do gênero pela Rede Record em 2004, a ser exibida num segundo horário destinado à exibição de telenovelas - a telenovela Prova de Amor era exibida simultaneamente[3].

Gabriel Braga Nunes, Lucélia Santos, Paloma Duarte, Tuca Andrada e Carla Regina interpretam os papéis principais, numa trama que retoma um tema anteriormente desenvolvido por Lauro César Muniz em duas telenovelas de sua autoria, Escalada e O Casarão: A trajetória de um um homem chamado "Antônio" da juventude à velhice[4].

O título da telenovela, Cidadão Brasileiro, é uma referência ao próprio protagonista, "Antônio Dias", um homem que, na visão do jornalista Marcelo Marthe, da revista Veja, "se debate entre ser pobre e honesto e corromper-se para subir na vida"[5]. A ambiguidade dos personagens é uma das principais caractéristicas da trama, que teve seu roteiro bastante elogiado, mas foi muito criticada por apresentar uma produção deficiente[6].

Observe que ligações internas para datas devem ser evitadas se estas não forem relevantes.

Esta seção vai falar sobre como a novela foi feita. A inspiração para a trama e personagens, os locais de gravação/cenários, as mudanças de enredo e de intérpretes, dos efeitos especiais, maquiagem, etc.

Inicialmente não há necessidade de criar uma subseção para falar de algum destes aspectos, podendo fazer se necessário uma separação com subtítulo em negrito. Porém se alguma informação ficar com conteúdo suficiente é preferível criar a subseção.

Como é uma seção para falar o que não aparece na televisão todas as informações precisam estar devidamente referenciadas.

Comparação com outras obras de ficção

Comparações de personagens (elementos da trama de modo geral) da novela com personagens de outras novelas, de outras obras de ficção ou com pessoas da vida real devem ser evitadas. Essas comparações só devem ser feitas quando alguém da equipe de produção ou do elenco da novela falou sobre a inspiração para o personagem ou citou a semelhança e fez a comparação ele mesmo.

Exceções podem ser feitas quando o autor afirmou que a trama é uma mistura de outros trabalhos que ele já fez. Neste caso é aceitável a comparação com elementos de suas outras obras.

Exibição[editar código-fonte]

A "exibição" informa basicamente quais foram as exibições da novela. Qual a emissora, em que horas, e em quais dias (só dia de semana, ou inclui sábado). Falar também de reexibições. Colocar também a classificação da trama na exibição original.

Antecedentes[editar código-fonte]

Caso a novela do artigo seja continuação de alguma outra novela (por exemplo, Os Mutantes - Caminhos do Coração é continuação da Caminhos do Coração é necessário colocar uma sinopse de como a novela anterior começou e como acabou. Isso permite ao leitor saber quais acontecimentos ocorreram na novela anterior sem precisar ir para o artigo da outra novela. Isso é ainda mais válido quando falamos nesta seção sobre como a novela anterior terminou.

Sinopse ou fases/temporadas[editar código-fonte]

Para falarmos da história da novela não devemos estragar a surpresa do leitor detalhando todo o acontecimento da trama.

É preciso também evitar textos grandes que são resumos de todos os acontecimentos da novela, que se tornam assim cansativos.

Para isso será escrita uma sinopse da trama. Apenas uma sinopse, sem contar detalhes acerca da mesma. As informações da novela devem ser filtradas.

Divisão em fases/temporadas

Caso a novela possua uma clara separação entre temporadas/fases é preferível fazer uma sinopse sobre cada temporada/fase da mesma.

Cada fase terá uma separação em relação às outras fases. Não é necessário criar uma subseção para cada fase, podendo ser apenas um subtítulo em negrito. Essa separação dirá ao leitor que se trata de uma nova parte da trama e que provavelmente estragará as surpresas caso ele ainda não tenha chegado nesta parte.

Dando um exemplo a novela A Favorita possui uma trama dividida em três partes :

  1. ocorre o assassinato e fica o mistério da verdadeira assassina
  2. é revelado a verdadeira assassina e vilã e de seus atos
  3. vilã é desmascarada pelos demais personagens

Neste exemplo teremos uma separação para cada uma das três fases, fazendo a sinopse de como cada uma delas começou.

Evite falar de "Temas recorrentes"[editar código-fonte]

Uma seção listando os "temas recorrentes" infringe WP:NPI.

As informações devem ser exibidas na forma de Tabela Ordenável, permitindo assim a ordenação por nome do ator ou nome do personagem.

Os campos da tabela serão "Ator" e "Personagem".

Anexo:Elenco de apoio[editar código-fonte]

O anexo para o elenco de apoio deve constar o nome da novela e explicar o objetivo do anexo. Pode-se adotar o padrão sugerido abaixo, embora recomendamos adaptar a realidade de cada novela.

Na telenovela Celebridade, já ocorreram diversas participações de atores em que o ator exercer pequenos papéis, geralmente limitando-se a um único capítulo ou entra apenas no meio/final da novela.

A lista deve estar na seção "Elenco" do anexo.

A categorização é feita na Categoria:Listas de televisão, com o índice de categorização sendo o nome da novela. [[Categoria:Listas de televisão|Nome-da-novela]]

Grupos

Caso a trama contenha grupos distintos de personagens que ficam em lados opostos (como o bem contra o mal, ou quatro/cinco grupos brigando entre si) também é recomendado algumas informações sobre cada grupo, principalmente quais são os objetivos de cada um deles.

Nesta seção estará uma lista das músicas da novela e comentários sobre ela. Estas informações estarão apresentadas na forma de Tabela, com Música, Cantor/Banda, e Tema (Tema de Abertura/Fulano/Encerramento/...).

Caso a novela possua um álbum para a Trilha Sonora não deverão estar ma listagem inicial de músicas as músicas que apareceram em algum álbum. Após esta listagem segue-se algum comentário sobre os CDs e a quantidade deles.

Após este início cada álbum terá um subtítulo em negrito e uma tabela semelhante a inicial, mas contendo também o número da faixa.

Repercussão[editar código-fonte]

Audiência[editar código-fonte]

Primeiramente, não coloque informação se ela não tiver uma fonte fiável. Já houve na esplanada uma discussão para retirar qualquer dado estatístico que não apresente fonte.

A audiência será apresentada apenas para os principais episódios da novela, para records, e para as médias. Assim teremos a audiência da estréia, do último episódio, a melhor audiência, a pior audiência, e as médias de audiência de cada mês e a média total. Audiência de um dia qualquer no qual aconteceu uma coisa qualquer, apesar de poder ser considerada importante para alguns ela não é e será apagada.

Depois das informações básicas da exibição original da trama fazemos a comparação com a audiência das outras novelas do mesmo canal e do mesmo horário, fazendo principalmente uma comparação com a novela anterior. Informações se a novela teve a melhor estréia/último episódio/pico/etc, se está na média, ou se foi o maior desastre de todos os tempos.

Recepção[editar código-fonte]

Esta seção inclui a recepção de profissionais (prêmios), dos críticos e do público (comentários sobre pontos específicos da novela).

  • Merchandising: caso a novela tenha tido um elevado número de merchandising é recomendado citar isso. Exemplo : Celebridade
  • Posar nu(a): para uma revista oferecer a um ator/atriz para posar nu(a) para a revista isso significa que o papel do personagem ou a atuação do ator/atriz foram bem recebidos. Não é necessário realmente posar, apenas ofertas já representam recepção suficiente para constar no artigo.

Classificação[editar código-fonte]

Pode ser incluída em uma seção a classificação da telenovela, o motivo da censura e se houve uma reclassificação.

Outras mídias[editar código-fonte]

Caso a novela tenha resultado na criação de outras mídias elas devem constar nesta seção, e no caso de mais de uma mídia, com uma subseção para cada uma delas.

As mídias incluem filmes, jogos e livros.

Como na wikipédia em portugês não é aceito o fair-use não é possível colocar nenhuma imagem diretamente da novela (fotos e screenshots). Para isso há outras fotos que podem ser usadas :

  • Ator/atriz
  • Produtores
  • Cantor/Banda
  • Cenário das gravações

A imagem da infobox deve incluir, quando cabível, o logotipo da telenovela.

Referências[editar código-fonte]

Retirando as informações sobre a trama (história, elenco, personagens, lugares, elementos específicos) é necessário que todas as outras informações estejam referenciadas, com atenção especial para a seção de produção.

Seções adicionais[editar código-fonte]

É possível a inclusão de uma seção "ver também", indicando artigos relacionados. Ademais, a seção "Ligações externas" deve obedecer o estabelecido no livro de estilo, com menção à página oficial da telenovela e sumária exclusão de quaisquer sites de fofoca, páginas pessoais, fansites ou blogs não fiavéis que porventura sejam adicionados.

Forma do texto[editar código-fonte]

Informações em forma de texto e não em forma de lista sempre que esta não for necessária

Como estamos fazendo reformas na maioria dos artigos de telenovelas algumas seções de "Curiosidades" estão sendo desmembradas. As informações que estavam nesta seção eram dispostas em forma de lista usando o caractere " * ". De início, na hora de desmembrar a seção, esse formato pode ser mantido para facilitar a mudança. Mas posteriormente o texto tem que ser revisado para retirar o "formato lista".

Nem toda a informação deve ser escrita como lista. No caso das novelas as únicas que precisam estar como lista/tabela são :

  • a lista de atores/personagens da seção de "Elenco"
  • a lista de músicas da seção "Trilha sonora"
  • os dados de audiência da seção "Audiência" (primeiro e último capítulo, maior e menor audiência, médias mensais)
  • lista de temas recorrentes.

Qualquer outra informação não deve estar no formato lista. Isto inclui comentários de início de seção das seções "Elenco" e "Trilha sonora", como também informações sobre "Exibição" e "Recepção".

Parágrafos não devem ser pequenos de duas ou três linhas

Estando as informações no formato texto é recomendado não escrever parágrafos de duas ou três linhas. Assim caso as informações de um mesmo assunto da seção "Curiosidades" estivessem em 3 itens de 2 linhas cada é recomendado reescrever o trecho para criar um único parágrafo com 6 linhas, ou dois parágrafos de 3 linhas (embora seja recomendado parágrafos maiores), adaptando o texto sempre que necessário para manter a coesão.

Categorização[editar código-fonte]

A categorização deve obedecer a seguinte ordem:

  1. Telenovela do autor A
  2. Telenovela da emissora Y
  3. XXXX na televisão, em que XXXX representa o ano em que a telenovela foi exibida. Ex;: Categoria:1969 na televisão, em Rosa Rebelde.
  4. País em ficção quando a telenovela, situar-se em outro país. Ex.: Categoria:Índia em ficção, em Caminho das Índias.

Referências