Wilhelm Grimm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wilhelm Karl Grimm
Wilhelm (esquerda) e Jacob Grimm, os Irmãos Grimm
Nascimento 24 de fevereiro de 1786
Hanau
Morte 16 de dezembro de 1859 (73 anos)
Berlim
Nacionalidade Alemanha Alemão

Wilhelm Karl Grimm (Hanau, 24 de fevereiro de 1786Berlim, 16 de dezembro de 1859) é o mais novo dos famosos Irmãos Grimm[1] , conhecidos por compilarem contos, alguns dos mais famosos que conhecemos, como A Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e Maria, O Pequeno Polegar e Rapunzel.

Em 1809, por causa de sua doença, Wilhelm faz um tratamento em Halle an der Saale, que deve ter sido financiado por seu irmão Jacob. Ele residiu no castelo de Giebichenstein (que pertenceu ao compositor Johann Friedrich Reichardt) e enfim em Berlim onde encontra Clemens Bretano através de quem ele conhece escritores e artistas berlinenses como, por exemplo, Ludwig Achim von Arnim. Durante a volta para Kassel, Wilhelm encontra também Johann Wolfgang von Goethe que aprova os seus "esforços em prol de uma cultura vasta e esquecida".

Sua sepultura está localizada no Alter St.-Matthäus-Kirchhof Berlin.

Referências

  1. "Wilhelm Grimm" (em espanhol). Biografías y Vidas. Arquivado desde o original em 24 de agosto de 2012. Consult. 27 de maio de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.