Yogi Rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yogi Rock

O rover da Mars Pathfinder Sojourner
próximo à "Yogi Rock".
Planeta Marte
Tipo rocha
Coordenadas 19.33° N, 33.5° W
Quadrângulo Oxia Palus


O Sojourner em Yogi Rock (imagem colorida).

Yogi Rock é uma rocha em Marte descoberta pelo rover Sojourner, durante o programa Mars Pathfinder, em 1997, tendo recebido este nome de Geoffrey A. Landis.

As rochas encontradas na missão foram nomeadas em referência a famosos ícones e figuras, e acharam que a Yogi Rock se assemelhava à cabeça de um urso vista à distância a partir da sonda. Por isso, esta rocha recebeu o nome do famoso personagem de desenho animado Zé Colmeia.

Esta rocha foi a primeira composta por basalto encontrada em Marte, o que sugere uma atividade vulcânica na região. A suavidade de sua superfície também sugere a existência passada de água nessa região. A Yogi foi também a primeira grande rocha encontrada pelo Sojourner e a ter sido analisada por um espectrômetro de raios X de partículas alfa para se determinar sua composição.

Imagens da Sojourner se aproximando de Yogi foram utilizadas nos créditos de abertura de Star Trek: Enterprise, o que fez deste programa de televisão a primeira produção de ficção científica da televisão ou do cinema na história a utilizar imagens obtidas em outro planeta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Marte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.