ZFS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde março de 2008). Ajude e colabore com a tradução.
ZFS
Desenvolvedor Sun Microsystems
Nome completo ZFS
Lançamento Novembro 2005 (OpenSolaris)
Estruturas
Conteúdos de diretório Tabela Hash Extensível
Limites
Tamanho Máximo de arquivo 264 bytes (16  EiB)
Número máximo de arquivos 248
Tamanho máximo do nome de arquivo 255 bytes
Tamanho máximo do volume 264 bytes (16 EiB)
Recursos
Bifurcações Sim (chamado Atributos estendidos)
Atributos POSIX
Permissões de sistema de arquivos POSIX, NFSv4 ACLs
Compressão transparente Sim
Criptografia transparente Sim
Armazenamento de caso único Não
Sistemas operativos suportados Baseados em distribuições Illumos, OpenIndiana, Sun Solaris, Apple Mac OS X 10.5, FreeBSD, NetBSD, Linux via FUSE
Portal das Tecnologias de informação

ZFS é um sistema de arquivos originalmente criado pela Sun Microsystems para o sistema operacional Unix. Por ser proprietária do SO Solaris e OpenSolaris, a solução foi implantada nas plataformas. O significado original era " Zettabyte File System ", mas agora é um acrônimo recursivo. As características do ZFS incluem grande capacidade de armazenamento, integração de conceitos de sistema de arquivos e administração de volumes, a novel on-disk structure, lightweight instances, e storage pool management fácil. ZFS é implementado como um software livre ('open-source') licenciado sobre a licença CDDL.

Utilizada com o Sun Storage 7000 como uma solução que mudou a história de algumas empresas de hospedagem de arquivos nos Estados Unidos, onde, determinada empresa utilizava serviços de Storage de terceiros, gastando muito e tendo pouco rendimento.

Através do Sun Storage 7000 com o sistema operacional OpenSolaris, a empresa obteve um grande sucesso, já que o mesmo suporta arquivos com mais de 1 Zb em apenas um único arquivo, com uma tabela de partição diferenciada, com sistema RAID que suporta qualquer tipo de pico de utilização, utilizando discos de SSD e HDD para montar uma única unidade que varia de 140 Tb à 250 Tb.

Apesar de a tabela de partição servir um arquivo de 1 Zb, não existem ainda soluções no mercado, Storages solitários (sozinhos) com esta capacidade, mas, talvez sim, um conjunto deles seja possível gravação de informações grandes.

A ZFS também possui em sua tabela de partição, suporte à acesso em nível de usuário semelhante à ACL da partição NTFS do Windows NT, inexistente nas partições FAT e FAT32 dos sistemas Windows inferiores ao core NT.