exFAT

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

exFAT (Extended File Allocation Table, em português "Tabela de Alocação de Arquivos (ficheiros) Estendida, também conhecido como FAT64) é um formato de sistema de arquivos (ficheiros) utilizado principalmente em discos de memória flash, introduzido com o Windows Embedded CE 6.0. A utilização do exFAT é uma alternativa para evitar o extensivo uso do sistema de arquivos (ficheiros) NTFS.

As vantagens, em relação às versões existentes do sistema FAT, são:

  • Limite máximo do tamanho de cada arquivo passa para 16 Exabytes, ao contrário do antigo, que só suportava 4 Gigabytes.
  • Sua capacidade teórica é de 64 ZB (zettabyte) (64 ZB = 75.557.863.725.914.323.419.136 bytes = 70 Trilhões de Gigabytes), mas a Microsoft não recomenda capacidades acima de 512 TB
  • Suporte para um número maior de arquivos no mesmo diretório, neste caso 1000.
  • Melhor alocação e gerência do espaço livre em disco devido à introdução de uma nova organização da memória (Bitmap).
  • Suporte a lista de controle de acesso.
  • Aumento do tamanho do Cluster (Grupo de Setores ocupados num disco) para 2255 bytes e implementação do limite até 32MB.

As desvantagens, em relação às versões existentes do sistema FAT, são:

  • Não é compatível com a maioria dos dispositivos (câmeras, players,...), sendo seu uso restrito a computadores com sistemas Microsoft modernos.

Dispositivos usando exFAT não poderão usar o recurso ReadyBoost do Windows Vista. Introduzido no primeiro Service Pack do Windows Vista e presente desde a build 6801 do Windows 7, em Janeiro de 2009, a Microsoft decidiu implementar o exFAT no Windows XP por meio de uma actualização[1] a fim de estender o suporte do sistema de arquivos nos sistemas operacionais mais usados. Porém, existem erros no suporte ao sistema no Windows XP, visto que a atualização só adiciona funcionalidades como formatação e reconhecimento do sistema de arquivos nos dispositivos que usam o mesmo e este não vem por padrão e não tem ligação com outros recursos, assim, a desfragmentação do dispositivo e outros recursos estão ausentes.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.