Windows Server Update Services

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de «Windows Server Update Services» na Wikipédia em inglês. Ajude e colabore com a tradução.
Windows Server Update Services
Desenvolvedor Microsoft
Lançamento 6 de junho de 2005 (12 anos)
Versão estável 10 (26 de setembro de 2016; há 2 anos)
Sistema operacional Windows Server
Gênero(s) Gerenciador de pacotes, administração remota
Licença Proprietária
Estado do desenvolvimento Corrente

Windows Server Update Services (WSUS), anteriormente conhecido como Software Update Services (SUS), é um programa de computador desenvolvido pela Microsoft Corporation que permite aos administradores gerenciar a distribuição de atualizações e hotfixes lançados para produtos da Microsoft para computadores em um ambiente corporativo. O WSUS baixa essas atualizações no site do Microsoft Update e as distribui para computadores em uma rede. O WSUS é um componente integral do Windows Server.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira versão do WSUS era conhecida como Software Update Services (SUS). No início, ele só forneceu hotfixes e patches para os sistemas operacionais da Microsoft. O SUS funcionou em um sistema operacional Windows Server e baixou as atualizações para as versões específicas do Windows a partir do site remoto do Windows Update que foi operado pela Microsoft. Os clientes podiam então baixar atualizações a partir deste servidor interno, ao invés de conectarem-se diretamente ao Windows Update.[1] O suporte para o SUS pela Microsoft foi originalmente planejado para terminar em 6 de dezembro de 2006, mas com base no feedback do usuário, a data foi estendida para 10 de julho, 2007.

O WSUS substituiu o SUS, expandindo a quantidade de softwares que ele pode atualizar. A infra-estrutura do WSUS permite downloads automáticos de atualizações, hotfixes, service packs, drivers de dispositivo e pacotes de recursos para clientes em uma organização de um servidor central.

Operação[editar | editar código-fonte]

O Windows Server Update Services 2.0 e acima inclui um repositório de pacotes de atualização da Microsoft. Permite aos administradores aprovar ou recusar as atualizações antes da liberação, forçar as atualizações a serem instaladas por uma determinada data e obter relatórios extensivos sobre quais atualizações cada máquina precisa. Os administradores de sistema também podem configurar o WSUS para aprovar certas classes de atualizações automaticamente (atualizações críticas, atualizações de segurança, service packs, drivers, etc.). Também é possível aprovar atualizações apenas para "detecção", permitindo que um administrador veja quais máquinas exigirão uma determinada atualização sem também instalar essa atualização.

Os administradores podem usar o WSUS com a Diretiva de Grupo para a configuração do lado do cliente do Cliente de Atualizações Automáticas, garantindo que os usuários finais não possam desativar ou contornar as políticas de atualização corporativa. O WSUS não requer o uso do Active Directory; A configuração do cliente também pode ser aplicada por uma política de grupo local ou modificando o registro do Windows.

Histórico de versões[editar | editar código-fonte]

Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes, citando fontes válidas. Utilize o campo de resumo para uma breve explicação das alterações e, se achar necessário, apresente mais detalhes na página de discussão.

Versão Data Comentários
2.0 Release Candidate 22 de março de 2005
2.0 6 de junho de 2005
2.0 Service Pack 1 31 de maio de 2006 Adiciona suporte para clientes que executam o Windows Vista, idiomas de clientes adicionais e usando o Microsoft SQL Server 2005 como backend de banco de dados, bem como melhorias de desempenho com a interface de usuário baseada na web
3.0 Beta 2 14 de agosto de 2006 Interface de usuário baseada no MMC e vários recursos novos
3.0 Release Candidate 12 de fevereiro de 2007
3.0 30 de abril de 2007 O WSUS 3.0 e o Cliente do WSUS 3.0 foram disponibilizados via WSUS em 22 de maio de 2007[2]
3.0 Service Pack 1 Release Candidate 1 de novembro de 2007
3.0 Service Pack 1[3] 7 de fevereiro de 2008
3.0 Service Pack 2 25 de agosto de 2009 Incluído como uma função no Server 2008 R2
4.0 26 de outubro de 2012 Incluído como uma função no Server 2012
6.3 18 de outubro de 2013 Incluído como uma função no Server 2012 R2
10 26 de setembro de 2016 Incluído como uma função no Server 2016

Referências

  1. «Software Update Services (SUS)». Microsoft TechNet. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  2. Harder, Bobbie (22 de maio de 2007). «Updates for WSUS available today». WSUS Product Team Blog. Microsoft 
  3. Cole, Cecilia (7 de fevereiro de 2008). «WSUS 3.0 SP1 is now RTM». WSUS Product Team Blog. Microsoft 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]