7-Eleven

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
7-Eleven, Inc.
Slogan Oh Thank Heaven for 7-Eleven
Tipo Subsidiária indireta da Seven & I Holdings Company, uma organização do Japão.
Indústria Retail (Convenience stores)
Fundação Oak Cliff, Texas, USA (1927)
Pessoas-chave Toshifumi Suzuki, Chairman
Joseph M. DePinto, President/CEO
Masa Asakura, EVP/COO
Empregados 31,500 (2004)
Produtos Slurpee® Beverage
Big Gulp® Beverage Cup
Faturamento Aumento$10.882 billion USD (2003)
Página oficial www.7-eleven.com
www.7andi.com

7-Eleven é uma marca internacional, licenciada, e operadora de lojas de conveniência. Ela é, desde Março de 2007, a maior cadeia de lojas em todas as categorias, estando na frente do McDonald's por 1,000 lojas.[1] Suas lojas são encontradas em 18 países, com os maiores mercados no Japão, nos Estados Unidos, China, e Tailândia (nesta ordem).

7-Eleven é a subsidiária da Seven & I Holdings Co. do Japão.

Os produtos à venda na 7-Eleven são de marcas privadas, incluindo Slurpee, e o Big Gulp.

História[editar | editar código-fonte]

A companhia foi fundada em 1927 no Texas, Estados Unidos, quando um empregado da Southland Ice Company, Joe C. Thompson, começou a vender leite, ovos e pão em uma doca.[2] A localização original foi uma loja improvisada na Southland Ice Company. As pequenas padarias e lojas de produtos variados estavam muito presentes no local, os donos da Ice Plant descobriram que vender produtos variados como o pão e o leite era popular. Com o tempo, muitas lojas abriram na área de Dallas. Inicialmente, essas lojas eram abertas da 7 a.m. às 11 p.m.. A companhia começou a usar o nome 7-Eleven em 1946. Em 1952, a 7-Eleven inaugurou sua 100ª loja.

Em 1962, a primeira experiência da 7-Eleven em lojas 24 horas foi em Austin, no Texas.[3] Em 1963, foram estabelecidas lojas 24 horas em Las Vegas; Fort Worth, no Texas, e Dallas.[4]

Produtos e serviços[editar | editar código-fonte]

Junto com Slurpee e o Big Gulp, a 7-Eleven investiu em propagandas e novos conceitos, incluindo Reddy Ice; Movie Quik, um vídeo da loja; Citgoas e Chief Auto Parts, que tem localizações adjacentes ou perto das lojas 7-Eleven.

Em 2005, a 7-Eleven começou a vender sua própria marca de bebidas em garrafas com o nome de Big Gulp na America do Norte.

Desde 2005, a companhia oferece o "7-Eleven Speak Out Wireless", um serviço de telefonia celular pré-pago que pode ser comprado diretamente nas lojas 7-Eleven nos US e Canadá.

Estratégias de Marketing[editar | editar código-fonte]

O dia 11 de Julho é conhecido como o "7-11 Day", é quando as lojas 7-Eleven oferecem de graça para 1,000 consumidores um Slurpee da sua escolha.[5]

7-Eleven é a patrocinadora da 7-Eleven Cycling Team e era de Tony Kanaan na fórmula Indy.

Em 9 de novembro de 2006, a 7-Eleven anuncia se juntou ao maior patrocinador do time Dallas Mavericks pelas próximas três temporadas e patrocinadora oficial do time de rua dos Mavericks. Como parte do acordo, a 7-Eleven deu cupons grátis para os fãs dos Mavericks.

Começando a temporada 2007, a 7-Eleven iniciou uma parceria com o Chicago White Sox. O acordou rendeu ao time 1.5 milhões de dólares em três anos.[6]

Uma loja 7-Eleven, em Seattle, transformada em um Kwik-E-Mart.

Em antecipação ao lançamento do filme The Simpsons Movie, a 7-Eleven transformou uma dúzia das suas lojas em Kwik-E-Mart's.[7] Essas lojas, assim como mais de 6.000 outras lojas da América do Norte, venderam Buzz Cola, KrustyO's cereal, Squishees, Pink Donuts, e outros itens da série[8] . Muitos itens comuns como o café e os sanduíches, tem uma caixa com o tema especial dos Simpsons. Como resultado da divulgação do filme, a 7-Eleven ficou ainda mais famosa, levendo os fãs dos Simpsons à viajar centenas de quilômetros até uma das lojas Kwik-E-Mart para comprar os produtos com a embalagem especial dos Simpsons.[9] Também resultou num aumento de 30% nos lucros dessas lojas 7-Eleven que foram convertidas.[10]

A 7-Eleven pelo mundo[editar | editar código-fonte]

Austrália[editar | editar código-fonte]

A primeira 7-Eleven na Austrália foi inaugurada em 1977. Atualmente existem 366 lojas nos estados de Victoria, New South Wales e Queensland; a maioria das lojas são em áreas metropolitanas. As lojas foram compradas e são operadas por franquias, com uma administração geral.

Canada[editar | editar código-fonte]

No Canadá, um número limitado de 7-Elevens tem associações com empresas de gasolina, como a Shell ou Petro-Canadá, e algumas são ligadas à Esso. Em novembro de 1995, a 7-Eleven começou a oferecer um serviço wireless, o 7-Eleven Speak Out Wireless.

Hong Kong e Macau[editar | editar código-fonte]

A 7-Eleven opera em Hong Kong desde 1981 sob o comando da Dairy Farm International Holdings Limited. A companhia inaugurou a loja de número 711 em Hong Kong, no dia 11 de julho de 2006 (7-Eleven Day), no Causeway Bay, distrito da cidade. Com a maioria da lojas nas áreas urbanas, aproximadamente 40% são lojas da franquia. Em setembro de 2004, s Dairy Farm adquiriu o Daily Stop, uma cadeia de lojas de conveniência, e converteu-as em lojas da 7-Eleven.

A 7-Eleven entrou no mercado de Macau em 2005, e agora existem 20 lojas em operação.

Japão[editar | editar código-fonte]

O Japão tem mais lojas da 7-Eleven do que qualquer outro lugar do mundo. Das 28.123 lojas no mundo inteiro, 11.500 delas estão no Japão. 1.396 estão em Tóquio.

As lojas no Japão são um pouco diferentes das lojas 7-Eleven nos Estados Unidos. As 7-Elevens no Japão oferecem uma vasta seleção de produtos e serviços. AS 7-Eleven's japonesas não oferecem só comida, bebidas e revistas, mas também jogos e consoles de video-game, CDs de música, DVDs, e outros produtos digitais assim como bolos natalinos, chocolates do dia dos namorados, e fogos de artifício. As bebidas Slurpees e Big Gulp não são mais vendidas no Japão; estes produtos não eram populares quando a 7-Eleven originalmente inaugurou no Japão.

Malásia[editar | editar código-fonte]

AS 7-Elevens na Malásia são da Convenience Shopping Sdn. Bhd. que agora opera 800 lojas pelo resto do mundo e planeja expandir para 1000 lojas. A 7-Eleven na Malásia foi imcorporada em 4 de junho de 1984 pelo Berjaya Group.

Mexico[editar | editar código-fonte]

No México a 7-Eleven era chamada de Super 7. Em 1995 o nome foi mudado para 7-Eleven, mas ainda é chamado de Super Siete em alguns lugares.

Filipinas[editar | editar código-fonte]

Nas Filipinas, a 7-Eleven é comandade pela Philippine Seven Corporation (PSC). A primaira loja foi aberta em 1984. Em 2000, a President Chain Store Corporation (PCSC) de Taiwan, também uma licenciada da 7-Eleven, comprou a maioria das ações da PSC e ele formatam uma parceria na indústria de lojas de conveniências da região.

É chamada de Puupuu Eite.

Noruega[editar | editar código-fonte]

O Reitan Group atualmente tem os direitos da franquia das lojas 7-Eleven na Noruega. A primeira loja foi inau8gurada em Oslo em 1986, e hoje, existem 105 lojas 7-Eleven em 20 cidades da Noruega, a maioria localizada na parte leste da Noruega, mas também é possível encontrar lojas no norte do país.

Singapura[editar | editar código-fonte]

Uma loja 7-Eleven em Singapura.

Em Singapura, a 7-Eleven formou a maior cadeia de lojas de conveniência na ilha. Até agora existem 400 lojas 7-Eleven espalhadas pelo país. As lojas em Singapura são operadas pela Dairy Farm International Holdings, uma franquia sobre uma licença da 7-Eleven Incorporated, com sede nos Estados Unidos.

A primeira 7-Eleven em Singapura operou em 1983 com a franquia do Jardine Matheson Group. A licença foi adquirida pela Cold Storage Singapore, uma subsidiária da Dairy Farm Group, em 1989. Atualmente, a 7 Eleven planeja se expandir em Singapura com 300 lojas, nos próximos anos. A 7-Eleven também assinou uma aliança recentemente com a Royal Dutch Shell.

Todas as lojas da 7-Eleven em Singapura operam 24h, exceto pelas lojas em hospitais, a Raffles Junior College, Singapore Management University e Nanyang Technological University, tem lojas 7-Eleven operando com uma carga horária reduzida.

Coréia do Sul[editar | editar código-fonte]

A 7-Eleven tem uma presença muito visível nas lojas de conveniência da Coréia do Sul onde compete com a Mini Stop, a GS25, a Family Mart e outras lojas independentes. existem 1.513 lojas da 7-Eleven no país, aonde só os Estados Unidos, Japão, Tailândia e Taiwan possuem mais lojas. As lojas Sul Coreanas não vendem produtos como o Slurpee ou o Big Gulp.

Taiwan[editar | editar código-fonte]

7-Eleven em Taiwan.

Em Taiwan, a 7-Eleven é uma das mais populares lojas de conveniência, e é comandada pela The Uni-President Chain Store. A primeira loja foi inaugurada em 1980 e desde então, surgiram mais 4037 lojas, como foi registrado em 2006. Taiwan tem a terceira maior coleção de 7-Elevens no mundo.

Tailândia[editar | editar código-fonte]

A franquia na Tailândia é a Charoen Pokphand. Existem 4.055 7-Elevens no país, com mais de 1.500 em Bangkok, fazendo a Tailândia ser o 4º país com o maior número de 7-Eleven's no mundo.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, em meados da década de 90, a franquia chegou a ter 17 lojas na cidade de São Paulo, mas todas fecharam em pouco tempo.[11]

Na mídia e na cultura popular[editar | editar código-fonte]

  • Em De volta para o futuro III, o protagonista Marty McFly participou de um jogo de tiro em um festival da cidade e acertou todos os alvos. quando perguntado onde ele aprendeu a atirar assim, ele falou, "7-Eleven". Como a 7-Eleven não é conhecida em todas as partes do mundo, algumas versões do filme substituíram 7-Eleven por Disneylândia. A versão alemã trocou 7-Eleven por Space Invaders. Na versão espanhola Marty disse que aprendeu jogando video-games. Na versão brasileira Marty diz que aprendeu em um parque de diversões .
  • Em um episódio de Futurama foi mostrada uma versão da loja no século 31, com o logotipo escrito como: 711 que significa "7 à 11ª potência". Um sinal abaixo indica que a loja é aberta "28 horas".
  • A banda de rock 311 usou camisetas manufaturadas com o logotipo da 7-Eleven. Mas com o número 3 no lugar do 7. Entretanto em 2001, a band recebeu uma carta de reprovação da corporação.
  • O clipe Jesus of Suburbia da banda de Pop Punk/Punk Rock Green Day foi gravado num 7-11.
  • No clip The Sweet Scape da cantora americana Gwen Stefani aparece rapidamente uma loja do 7 Eleven.
  • No jogo Grand theft auto "GTA" san andreas 7-11 é subtituído por 24-7
  • 7-11 é o nome de uma música dos Ramones, que está presente no disco "Pleasant Dreams", e conta a história de um homem que conhece uma garota em uma loja 7-11
  • No filme Beavis and Butt-head Do America, eles estão no deserto e Butt-head reclama da falta de bebedouros, e diz que podiam colocar uma loja de conveniencia, e Beavis fala,"Yeah, like a 7-Eleven". Tradução: É, tipo um 7-Eleven
  • A Cantora Lana Del Rey cita o 7-eleven em Diet Mountain Dew falando para que ela e seu amante estão parando lá. No trecho "Baby stoppin' at 7-eleven/There in his white Pontiac heaven" é que se faz a referência

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre 7-Eleven