Alan Harper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Alan Harper
Alan Harper em Two and a half men.
Nome original Alan Jerome Harper
Língua original Inglês
Morada Sherman Oaks (antes do divórcio)
Malibu, Califórnia (depois do divórcio)
 Estados Unidos
Origem Estados Unidos
Temporada(s) Todas
Série Two and a Half Men
Interpretado por Jon Cryer
J.P. Manoux (Family Guy)
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Alan Jerome Harper é um personagem fictício da sitcom Two and a Half Men, criado por Chuck Lorre. Alan é o pai infeliz e desamparado de Jake Harper. É irmão de Charlie Harper e melhor amigo de Walden Schmidt. Após o divórcio com sua ex-mulher Judith, vai morar com seu irmão Charlie. Na série Alan Harper é interpretado pelo ator Jon Cryer.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Alan é um quiroprático, irmão de Charlie e pai de Jake. Os três são os "dois homens e meio" (Two and a Half Men em inglês) aos quais o título da série alude, sendo Jake, o "meio homem", dada sua idade.[1]

Após um casamento de 12 anos, Alan Harper é expulso de casa por sua esposa Judith. Ele passa a morar com seu irmão em uma casa de praia e desde então vê Jake apenas aos fins de semana. Devido a isso, boa parte dos episódios ocorrem em fins de semana. Sua relação com Charlie é fraca, pois nunca teve o apoio psicológico do irmão, e nem da mãe em sua juventude (e sempre foi constantemente humilhado e magoado pelos dois, causando-lhe boa parte de seus traumas e problemas), resultando num homem paranóico que ele é hoje. Alan, apesar de ser atrapalhado e não ter sorte em suas relações interpessoais, mostra-se muito responsável, principalmente com Jake como, como por exemplo, incentivando o filho para que vá bem na escola.[1]

O estilo preocupado de Alan se contrapõe à constante irresponsabilidade de seu irmão mais velho, o pianista e compositor Charlie Harper. Charlie é promíscuo e alcoólatra (sendo muito comum vê-lo com uma mulher ou bebendo) e também aposta em jogos e etc. O contraste entre ambos é geralmente ressaltado nos episódios e, muitas vezes, os irmãos acabam aprendendo um pouco mais sobre a vida no fim, pela convivência destes estilos de viver completamente opostos.[1]

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Diferente de seu irmão, Alan tem certa dificuldade para se envolver com mulheres. Ele é bondoso, sarcástico e pão-duro. Sempre é rebaixado pelo seu irmão, que sempre tem algo a dizer, como os dois casamentos que não deram certo, o seu carro, e seu emprego de quiroprático, que Charlie sempre fala que ele não é médico (além de ter que aguentar apelidos sobre sua profissão). Além disso, ele também é retratado como neurótico e ciumento. Ao longo do tempo, Alan vai ficando cada vez mais sarcástico e meio que "desiste" de Jake (Angus T. Jones)e dos relacionamentos após tantas decepções.

Casamentos e Relacionamentos[editar | editar código-fonte]

Alan foi casado com Judith (Marin Hinkle) por 12 anos, que é a mãe de seu filho Jake, então Judith divorciou-se de Alan. O divórcio foi duro com Alan, ele perdeu quase todas as suas posses e ficou preso com o pagamento de sua pensão alimentícia em U$ 3875 mensais, Judith viveu uma vida de luxo na pensão de Alan até que ela se casou novamente com o Dr. Herb Melnick (Ryan Stiles) - também conhecido como Greg Melnick em episódios anteriores - , pediatra de Jake, o que significava que Alan não teria que pagar sua pensão alimentícia. Alan estava muito feliz e fazendo de tudo para que eles se casassem, até mesmo subornou Jake para fingir gostar de Herb. Porém, junto com seu advogado (a quem Alan chama de "o chacal"), Judith consegue fazer com que Alan ainda tenha que lhe pagar pensão mesmo depois do casamento dela com Herb Melnick. Alan e Herb são bons amigos e, inclusive, em um episódio eles começam a sair juntos e tem que lutar por sua amizade, que Judith tenta proibir. Um certo dia, Herb segue um conselho de Charlie de tentar mandar em Judith, e acaba sendo expulso de casa, quando Alan descobre, fica muito feliz e vai consolá-la. Os dois acabam iniciando um caso e dormem juntos. Depois disso, Herb se arrepende e, sem nunca saber do caso dela com Alan, volta para ela, fazendo-a "largar" Alan novamente. Semanas depois, Judith comunica a Alan e Charlie sua gravidez, Alan faz as contas e chega a conclusão de que o bebê de Judith é seu. E ainda por cima, a criança nasce parecida com Alan, e, nasce uma menina, como Alan sempre desejou. Sendo assim, Alan tem uma filha bastarda com Judith, e além deles, só quem sabe é Charlie. Alan até já tentou se aproximar da criança, e, antes mesmo de seu nascimento, ajudou Herb a decorar o quarto do bebê, mas Judith sempre o afastou.

A segunda esposa de Alan, Kandi (April Bowlby), foi uma das antigas namoradas de Charlie. Ela é conhecida por ser tão incrivelmente estúpida que ela faz com que Jake pareça um intelectual - junto com um monte de outros leitos bimbos de Charlie. A mãe dela disse que ela herdou de sua estupidez "idiota" do pai. Ela tende a namorar apenas os homens mais velhos, já que ela pode ter alguns problemas com os pais.

Melissa (Kelly Stables) é a ex-recepcionista de Alan. Ela servia de recepcionista para a maioria da 6ª temporada e é mostrado que tem um comportamento alegre. Antes dela namorar Alan, que tinha namorado Charlie em "The Flavin And The Mavin", que terminou desastrosamente com a sua condução com raiva e rápido em uma tempestade no caminho para o escritório de Alan e Alan sendo forçado a dar-lhe seguros de saúde. Após se recuperar de sua crise, Melissa começa a se aproximar de Alan, e o leva para morar na casa dela, após a briga deles com Charlie e Evelyn, mas ele acaba transando com a mãe dela após a mesma lhe oferecer um bolo de banana com maconha (deixando-o fora de si), quando Melissa saiu para o supermercado. Depois de os pegar na cama juntos em "David Copperfield Slipped Me A Roofie", Melissa o expulsou e jurou nunca mais deixá-lo tocar nela ou sequer vê-lo de novo.

Desde então, Melissa foi trabalhar no hospital onde Judith deu à luz a filha de Alan (que Herb pensa ser dele) durante "Baseball Was Better with Steroids" para tentar esquecê-lo. No entanto, seus sentimentos por Alan falam mais alto, e enquanto Judith está dando à luz, e eles acabam fazendo sexo no armário. Na estréia da 7ª temporada "818-JKLPUZO," Melissa se muda para a casa de Charlie em Malibu, onde Alan mora (sem o consentimento de Charlie, o que o deixa furioso).

Em "Whipped Unto The Third Generation", após brigar com Chelsea (noiva de Charlie na época, e que vivia com ele) por causa de Alan e Melissa, Charlie é deixa sua casa e fica uma noite em um hotel, porque Alan e Melissa se aproveitaram da "generosidade" dele e deram uma festa com os amigos de Melissa sem avisar Charlie. Alan rapidamente se junta a ele, quando Chelsea e Melissa não obedecem aos seus mandamentos e o expulsam de casa. Alan e Charlie chamam sua mãe, que revela a Chelsea que Melissa e Charlie dormiram juntos, fazendo com que Chelsea e Melissa briguem feio e deem fim a sua amizade.Melissa sai, prometendo nunca mais voltar para a casa de Charlie novamente.

Na décima segunda temporada da série ele se casa com Walden para que consigam adotar um filho.

Relação com a família[editar | editar código-fonte]

Charlie[editar | editar código-fonte]

Alan vê-se obrigado a morar com seu irmão Charlie após se divorciar de sua esposa Judith. Charlie e Alan são totalmente opostos: enquanto Alan é responsável, "certinho" e quase não tem dinheiro no bolso (devido aos 3875 dólares que pagava para sua ex em pensão mensalmente), Charlie é promíscuo, irresponsável e bem sucedido. Apesar dos dois viverem a vida de modo diferente e até mesmo não gostarem da companhia um do outro, ambos nutrem um amor muito forte pelo filho de Alan e querem o melhor para ele.

Jake[editar | editar código-fonte]

Jake Harper é fruto da relação entre Alan e sua ex-esposa Judith. Ele tinha 10 anos quando seus pais se divorciaram. Alan, devido a um acordo firmado no tribunal fica com seu filho apenas nos finais de semana. Alan freqüentemente se magoa ao ver que seu filho não o respeita muito e acaba ficando mais próximo do seu irmão Charlie. Alan constantemente tenta fortalecer sua relação com seu filho fazendo passeios, acampamentos e "finais de semana divertidos" mas ele quase nunca se sai bem.

Evelyn[editar | editar código-fonte]

Mãe de Alan e de Charlie. Alan sempre a culpou por seus problemas com relacionamentos, em especial com as mulheres. O pai de Alan morreu cedo (e inclusive se suspeita que Evelyn o tenha matado e feito parecer um acidente) e Evelyn passou a cuidar dos dois filhos porém ela acabou sendo sempre distante e rude, e causou inúmeros traumas aos dois. Ao contrário do irmão mais velho, Alan tenta por várias vezes reconstruir sua relação com sua mãe porém ela sempre dificulta e quase sempre gosta de interferir negativamente em sua vida. Alan, depois de se divorciar de Judith e passar uns dias na casa do seu irmão, decide voltar para casa da sua mãe, mas Charlie persuadiu ele e Jake a voltar a morar com ele. Alan também volta a morar com Evelyn depois da morte de Charlie, isso até fazer amizade com Walden, o bilionário que comprou a casa de praia de Charlie em Malibu depois de sua morte, e voltar a morar lá.

Judith[editar | editar código-fonte]

Primeira esposa de Alan, após o divórcio ficou com tudo que ele possui e mais um pouco. Judith vive uma boa vida devido a pensão que Alan dava a ela mensalmente (quase 4 mil dólares) enquanto ele mesmo vive sem dinheiro e passa a morar com o irmão, Charlie. Quando Judith se casa novamente, Alan se livra da pensão porém ainda tem que pagar uma pensão alimentícia para o filho.

Walden[editar | editar código-fonte]

Os dois são grandes amigos, desde a morte de Charlie, e Alan vive em sua casa. E constantemente são colocados em situações homossexuais e constrangedoras em quase todos os episódios das novas temporadas, insinuando algo a mais do que amizade. Mesmo sendo héteros Walden e Alan se casam no segundo episodio da decima segunda temporada para que os dois consigam adotar um bebê.

Kandi[editar | editar código-fonte]

Ex-caso de Charlie e segunda esposa de Alan (se casaram em Las Vegas, onde Charlie se casaria com Mia, mas desistiu para manter Alan vivendo em sua casa, e usaram as alianças que Charlie e Mia usariam) mas se divorcia pouco tempo depois. Kandi dispensa Alan no início da quarta temporada, mas depois contam o motivo, Alan não queria ter um filho com Kandi e assim ela o dispensa, depois de um tempo Jake começa a ignorar Alan que decide ter um filho com Kandi (Saudade dos tempos que Jake era criança) mas Kandi desiste após ganhar o papel em uma série de televisão e não aceitariam ela grávida.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Referências