Aleixo Alexandrovich da Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aleixo Alexandrovich
Grão-Duque da Rússia
Aleixo Alexandrovich da Rússia
Nascimento 14 de janeiro de 1850
  São Petersburgo, Império Russo
Morte 14 de novembro de 1908 (58 anos)
  Paris, França
Sepultado em Fortaleza de Pedro e Paulo, São Petersburgo, Rússia
Descendência Aleksey Belevsky-Zhukovsky
Pai Alexandre II da Rússia
Mãe Maria de Hesse e Reno

Aleixo Alexandrovich Romanov (14 de janeiro de 185014 de novembro de 1908) foi a sexta criança e quarto rapaz a nascer do czar Alexandre II da Rússia e da sua primeira esposa, Maria de Hesse e Reno. Destinado a uma carreira naval, Alexis Alexandrovich começou o seu treino militar aos sete anos de idade. Com 20 anos foi nomeado Tenente da Marinha Imperial Russa e visitou todos os portos europeus pertencentes à Rússia. Em 1871 foi enviado como embaixador de boa-vontade numa viagem pelos Estados Unidos e Japão.

Em 1883 foi nomeado general almirante. Na altura tinha já contribuído com equipamentos para a Marinha Russa como novos navios e a modernização dos portos. Em 1905, depois da derrota na Batalha de Tsushima, reformou-se do seu posto. Morreu em Paris em 1908.

Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

Aleixo na sua juventude

O grão-duque Aleixo Alexandrovich Romanov nasceu em São Petersburgo, no dia 14 de janeiro de 1850. Era filho do imperador Alexandre II da Rússia e da sua primeira esposa Maria Alexandrovna. Era irmão mais novo da grã-duquesa Alexandra Alexandrovna da Rússia, do czarevich Nicolau Alexandrovich da Rússia, do czar Alexandre III da Rússia, do grão-duque Vladimir Alexandrovich da Rússia e irmão mais velho do grão-duque Sérgio Alexandrovich da Rússia, do grão-duque Paulo Alexandrovich e da grã-duquesa Maria Alexandrovna da Rússia.

O grão-duque estava destinado a uma carreira naval desde a sua infância. Com sete anos recebeu o título de guarda marinho. No ano seguinte Constantino Nikolaevich Posyet foi escolhido para seu tutor. Enquanto que os invernos eram dedicados a estudos teóricos, durante o verão Aleixo treinava em navios bélicos russos da esquadra báltica atracada em São Petersburgo. O treino era duro, mas deu-lhe a possibilidade de se habituar a vários navios.

No dia 18 de setembro de 1866, Aleixo foi promovido a tenente. Continuou a sua carreira naval servindo como oficial a bordo da fragata “Alexandre Nevski” num cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo até ao porto de Pireu, onde esteve presente no casamento da sua prima, a grã-duquesa Olga Constantinovna da Rússia com o rei Jorge I da Grécia.

Em 1868 embarcou numa viagem pelo sul da Rússia, viajando de comboio de São Petersburgo até Nikolaevsk, continuando de barco até ao Volga e ao Astrakhan. Depois entrou a bordo de um navio militar para um cruzeiro desde o mar Cáspio até Baku e depois para o Irão. Depois cruzou o Cáucaso e chegou a Poti, onde estava atracada a frota Alexandre Nevsky. A partir daí, navegou até Constantinopla, Atenas e aos Açores. Na sua viagem de regresso, a frota enfrentou uma tempestade perto da costa da Jutlândia. Apesar de o navio ficar destruído, Aleixo e a restante tripulação conseguiu sair do desastre ileso.[1]

Em janeiro de 1870, Aleixo passou a ser de maioridade de acordo com a legislação russa. O evento foi celebrado com dois juramentos: o juramento militar e o tradicional juramento de aliança dos Grão-duques da Rússia Imperial ao czar. Em Junho desse anos, Aleixo iniciou a última parte do seu treino que incluía uma navegação desde São Petersburgo até Arkhangelsk, atravessando o Canal Mariinsk e o Rio de Dvina. Depois de visitar escolas e industrias em Arkhangelsk, o Grão-duque começou o seu treino de navegação em condições árcticas a bordo da corveta “Variag”. O seu cruzeiro levou-o às Ilhas Solovetsky, continuando pelo mar Branco e pelo mar de Barents até Nova Zembla. A digressão continuou até à Baía de Kola e à cidade de Murmansk, os portos da Noruega e da Islândia. Regressou a Cronstadt no final de Setembro.

Romance com Alexandra Zhukovskava[editar | editar código-fonte]

Alexandra Zhukovskaya

Entre 1869 e 1870, Aleixo teve um romance com Alexandra Zhukovskava, filha do poeta Vasily Andreyevich Zhukovsky, que era 18 anos mais velha do que ele. O casal teve um filho, Aleixo, nascido no dia 26 de novembro de 1871. O czar Alexandre II, seu pai, opôs-se firmemente contra esta relação.

Alguns historiadores acreditam que o Grão-duque e a plebeia se tenham casado secretamente e que essa união foi anulada pela Igreja Ortodoxa Russa, uma vez que, de acordo com as “Leis Fundamentais da Casa Imperial”, o casamento era ilegal. Contudo, os artigos 183 e 188, que proibiam os casamentos sem a autorização do czar, foram apenas adicionados às leis fundamentais pelo czar Alexandre III da Rússia. As leis em vigor em 1870 não proibiam a união de Aleixo e Alexandra, excluindo apenas qualquer filho do casal da linha de sucessão ao trono. Não existem provas de que o casamento ou a sua anulação tenham, de facto, ocorrido. Também não existem provas de que o Grão-duque tenha sequer pedido autorização para se casar. Como Alexandra Zhukovskava não era uma aristocrata e, além disso, o seu pai era filho ilegítimo de um proprietário de terras russo e de uma escrava turca, o que tornava o casamento impensável.

Irritado com a relação do seu filho, Alexandre II recusou-se a dar qualquer título a Alexandra Zhukovskava, o que teria provado a paternidade do grão-duque do seu filho, mesmo que ele fosse ilegítimo. Outras cortes europeias também se recusaram a conceder-lhe um título. Como último recurso, no dia 25 de março de 1875, Alexandra conseguiu o título de baronesa Seggiano na República de San Marino [carece de fontes?], que lhe concedeu a título a ela e ao seu filho. Foi apenas em 1883 que Alexandre III, irmão de Aleixo, concedeu o título de Conde Belevsky ao seu sobrinho.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Vladimir Alexandrovich em três gerações
Vladimir Alexandrovich Pai:
Alexandre II da Rússia
Avô paterno:
Nicolau I da Rússia
Bisavô paterno:
Paulo I da Rússia
Bisavó paterna:
Maria Feodorovna (Sofia Doroteia de Württemberg)
Avó paterna:
Alexandra Feodorovna (Carlota da Prússia)
Bisavô paterno:
Frederico Guilherme III da Prússia
Bisavó paterna:
Luísa de Mecklemburgo-Strelitz
Mãe:
Maria de Hesse e Reno
Avô materno:
Luís II, Grão-duque de Hesse
Bisavô materno:
Luís I de Hesse-Darmstadt
Bisavó materna:
Luísa de Hesse-Darmstadt
Avó materna:
Guilhermina de Baden
Bisavô materno:
Carlos Luís de Baden
Bisavó materna:
Amália de Hesse-Darmstadt

Notas e referências

  1. Ю.Л.Коршунов - Последний генерал-адмирал (Великий князь Алексей Александрович)
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Aleixo Alexandrovich da Rússia