Ana Teresa de Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana Teresa
Princesa de Saboia
Ana Teresa de Saboia
Ana Teresa por volta de 1741, por artista desconhecido.
Princesa de Soubise
Reinado 6 de novembro de 17415 de abril de 1745
Antecessor(a) Ana Maria Luísa de La Tour de Auvérnia
Sucessor(a) Vitória de Hesse-Rotemburgo
 
Nascimento 1 de novembro de 1717
  Hôtel de Soissons, Paris, Reino da França
Morte 5 de abril de 1745 (27 anos)
  Hôtel de Soubise, Paris, Reino da França
Sepultado em Igreja de La Merci, Paris
Cônjuge Carlos, Príncipe de Soubise
Descendência Vitória, Princesa de Guéméné
Casa Saboia-Carignano (por nascimento)
Rohan (por casamento)
Pai Vítor Amadeu I, Príncipe de Carignano
Mãe Maria Vitória de Saboia

Ana Teresa de Saboia-Carignano (em francês: Anne Thérèse; Hôtel de Soissons, 1 de novembro de 1717 – Hôtel de Soubise, 5 de abril de 1745)[1] foi uma nobre francesa. Ela foi princesa de Soubise pelo seu casamento com Carlos de Rohan, Príncipe de Soubise.

Família[editar | editar código-fonte]

Ana Teresa foi a primeira filha e segunda criança nascida de Vítor Amadeu I, Príncipe de Carignano e de Maria Vitória de Saboia.

Os seus avós paternos foram Emanuel Felisberto, Príncipe de Carignano e Maria Ângela Catarina d'Este. Os seus avós maternos foram Vítor Amadeu II da Sardenha e sua amante, Joana Batista d'Albert de Luynes. Ela também era uma prima do rei Luís XIV de França, pois ambos eram netos do rei Vítor Amadeu II.

Foi a irmã mais velha de Luís Vítor, Príncipe de Carignano, pai de Maria Luísa de Saboia-Carignano, a Princesa de Lamballe, amiga da rainha Maria Antonieta, e também um ancestral de Vítor Emanuel II da Itália.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A princesa cresceu na cidade de Paris, após os seus pais terem fugido de Saboia devido a dívidas muito altas. Eles chegaram na França durante a regência de Filipe II, Duque de Orleães em nome de Luís XV, que ainda era menor de idade.

Em 6 de novembro de 1741, aos 24 anos de idade, Ana Teresa se casou com o príncipe de Soubise, Carlos de Roahn, viúvo de Ana Maria Luísa de La Tour de Auvérnia. A cerimônia foi presidida por François-Armand-Auguste de Rohan-So], bispo de Estrasburgo e irmão do noivo, e ocorreu no Castelo de Rohan, em Saverne.[1] Carlos era filho de Júlio de Rohan, 3.° Príncipe de Soubise e de Ana Júlia de Melun. A própria Ana Teresa era descendente dos Rohan pela linhagem materna.

No mesmo ano de seu casamento, o seu pai, Vítor Amadeu tinha morrido. Arrasada por causa do pai e pela personalidade do marido, a princesa trancou-se num retiro discreto e austero. Segundo o duque de Luynes, "ela via muito pouca gente, não gostava de jogar e estava muitas vezes em casa, levando uma vida bastante invulgar."[2]

O casal apenas teve uma filha, Vitória, princesa de Guéméné. Ana Teresa também teve uma enteada, Carlota, princesa de Condé, filha da primeira esposa de Carlos. Carlota era foi a avó paterna de Luís Antônio, Duque de Enghien, que foi executado pelas ordens de Napoleão Bonaparte em 1804.

A princesa de Soubise faleceu no parto em Paris, no Hôtel de Soubise, na data de 5 de abril de 1745, com apenas 27 anos de idade.[3] Foi enterrada na Igreja de La Merci, em Paris.

Em dezembro de 1745, meses após a sua morte, Carlos se casou com Vitória de Hesse-Rotemburgo, porém, não teve mais filhos.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Ascendência[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ana Teresa de Saboia

Referências