Andy García

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Andy Garcia
Andy Garcia em 2009.
Nome completo Andrés Arturo García Menéndez
Nascimento 12 de abril de 1956 (58 anos)
Havana,  Cuba
Ocupação Ator
Cônjuge Marivi Lorido Garcia (1982-presente)
IMDb: (inglês)

Andrés "Andy" Arturo García Menéndez, (Havana, 12 de abril de 1956) é um ator cubano. García é mais conhecido pelas atuações nos filmes The Untouchables, The Godfather: Part III, Ocean's Eleven, Ocean's Twelve e Ocean's Thirteen. García foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação em The Godfather: Part III.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Cuba, emigrou com a família para os EUA em 1961. É casado e pai de três meninas e um menino.

Ele apareceu em um papel de apoio em 1985 em The Mean Season ao lado de Kurt Russell. Em 1987, García se tornou mundialmente conhecido ao atuar em The Untouchables de Brian De Palma, filme que também contava com Kevin Costner, Sean Connery e Robert De Niro.

Em 1989, García Black Rain, com Michael Douglas. Também em 1989, Francis Ford Coppola estava lançando The Godfather: Part III. García ganhou o papel de Vincent Mancini, filho ilegítimo de Sonny Corleone, e ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance.

Milita no movimento anticastrista e, em 2000, se pronunciou publicamente, ao lado da cantora Gloria Estefan, a favor da permanência do menino Elián González nos Estados Unidos, após sua mãe ter morrido afogada ao tentar alcançar Miami em uma balsa. A Justiça norte-americana determinou a volta de Elián para Cuba, em companhia do pai.

Além de papéis em filmes de ação, como Ocean's Eleven (2001), sua seqüência de 2004 e Confidence (2003), estrelou o filme de 2004 sobre a vida do pintor italiano Amedeo Modigliani. Sua primeira atuação como diretor foi em The Lost City

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Andy García