Appalachiossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAppalachiosaurus
Appalachiosaurus montgomeriensis.jpg

Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Archosauria
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Superfamília: Tyrannosauroidea
Género: Appalachiosauro
Espécie
Appalachiosaurus montgomeriensis

O appalachiossauro (Appalachiosaurus montgomeriensis, que significa "lagarto dos Apalaches") foi uma espécie de dinossauro tiranossauróide, encontrado nos estratos do Cretáceo Superior na formação de Demópolis localizados no sudeste do estado do Alabama, Estados Unidos. Foi pela primeira vez descrito em 2005 por Carr et al. Os restos fósseis consistem dum crânio e esqueleto parciais com alguns elementos esmagados. As suturas craniais incipientes indicam um juvenil ou adolescente.

A etimologia tanto do nome genérico como do epíteto específico referem a localidade onde o fóssil foi escavado, respectivamente, no sul da Cordilheira dos Apalaches e no condado de Montgomery, Alabama. O appalachiosauro tem uma crista mais reduzida no osso lacrimal que os tiranossaurídeos, mais derivados. Esta crista é um arco baixo e arredondado, sem bossas proeminentes, embora as haja em número de seis e baixas no osso nasal. A forma geral do crânio é semelhante à de outros tiranossauróides primitivos assim como as proporções dos membros são semelhantes às dos tiranossaurídeos.

O appalachiosauro é uma descoberta importante sendo dado pelos autores da sua descrição como o primeiro tiranossauróide reconhecível ao nível de género do leste da América do Norte em muito tempo. De acordo com Carr et al. as características deste animal ajudam a posicionar filogeneticamente o problemático dryptossauro no clado Tyrannosauroidea.

Referências[editar | editar código-fonte]

1. Thomas D. Carr, Thomas E. Williamson, and David R. Schwimmer. (March 2005) A New Genus and Species of Tyrannosauroid from the Late Cretaceous (Middle Campanian) Demopolis Formation of Alabama. Journal of Vertebrate Paleontology. 25(1):119–143

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.