Ceratosauria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCeratosauria
 Ceratosaurus

Ceratosaurus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Ceratosauria
Famílias
Ver texto

Ceratosauria (que significa "lagartos com chifres nasais") é uma infra-ordem de dinossauros terópodes, característicos do período Jurássico, mas presentes também no Triássico e no Cretáceo em menor número. Os ceratossauros, como são chamados os dinossauros pertencentes à essa ordem, viveram principalmente na América do Norte e na América do Sul. Os ceratossauros se alimentavam de carne de outros dinossauros, caracterizando assim uma alimentação carnívora, muito comum nos terópodes.

Esses dinossauros variavam bastante de tamanho sendo que os menores tinham cerca de 2 metros de comprimento, ou até menos, e os maiores tinham até 8 metros de comprimento. A principal característica que difere a ordem ceratosauria das demais ordens de terópodes é que os dinossauros integrantes da ordem ceratosauria possuem pequenos chifres ou cristas na cabeça, um bom e clássico exemplo disso é o ceratossauro.

Existem dois tipos de dinossauros ceratossauros no Jurássico Superior de Portugal: Ceratosaurus e abelissaurídeos indeterminados[1] .

Famílias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ceratosauria
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Hendrickx, C., & Mateus O. (2014).  Abelisauridae (Dinosauria: Theropoda) from the Late Jurassic of Portugal and dentition-based phylogeny as a contribution for the identification of isolated theropod teeth. Zootaxa. 3759, 1-74