Alossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAlossauro
Réplica de esqueleto de Allosaurus do Museu de História Natural de San Diego

Réplica de esqueleto de Allosaurus do Museu de História Natural de San Diego
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Micro-ordem: Carnosauria
Família: Allosauridae

O alossauro (Allosaurus, que significa "lagarto diferente") foi um tipo de dinossauro carnívoro e bípede, pertencente à família Allosauridae. Viveu no fim do período Jurássico em vários continentes (América do Sul, América do Norte, África, Oceânia e Europa (Ou seja, viveu em todos os continente excepto a Antártida e a Ásia)). Media em torno de 9 metros de comprimento, podendo alcançar os 12 metros de acordo com alguns vestígios fósseis, tinha entre 2,1 e 5 metros de altura e pesava entre 1,5 e 3,6 toneladas (algo equivalente a um elefante, o tamanho é dependente da espécie).

O primeiro fóssil de alossauro foi descoberto em 1877 por Othniel Charles Marsh e desde então já foram encontrados mais de cem ossos referentes a espécies do gênero, sendo que os achados mais importantes ocorreram nos Estados Unidos e Portugal.

Provavelmente o Alossauro foi dos maiores dinossauros carnívoros do período Jurássico. Ele se destacava também não só pelo tamanho e pela mandíbula cheia de dentes afiados, mas também pelas duas cristas sólidas da cabeça, cada uma acima e na frente de cada olho, que talvez fosse o traço distintivo do gênero. Dentre suas presas, estavam animais como o apatossauro, o estegossauro, etc. E segundo estudos acerca do animal, acredita-se que mesmo com o tamanho imenso o alossauro seria um animal ágil, bastante rápido para o seu porte (podia atingir os 33 km/h) e perigoso, que costumaria caçar em bandos. Uma prova interessante acerca do instinto predatorial do alossauro talvez seja a da descoberta de mordidas de alossauros na cauda fóssil de um apatossauro, que deixa a impressão de que o alossauro mordeu sua cauda (que por coincidência é a principal defesa do apatossauro) com uma força intensa.

Espécies[editar | editar código-fonte]

  • Allosaurus fragilis
  • Allosaurus atrox (pode ser sinônimo de Allosaurus fragilis.)
  • Allosaurus europaeus(pode ser sinônimo de Allosaurus fragilis.)
  • Allosaurus dwarf. (ver alossauro polar)
  • Allosaurus maximus
  • Allosaurus trihedrodon
  • Pelo menos mais três espécies acredita-se terem pertencido ao gênero.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dinosaurs, From Allosaurus to Tyrannosaurus. Texto de Gerrie McCall. copyrigt TODOLIBRO EDICIONES,S.A.. ISBN-13:978-84-9806-493-3. ISBN-10:84-9806-493-7

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Alossauro

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.