Abelissauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAbelissauro
Abelisaurus comahuensis

Abelisaurus comahuensis
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Ceratosauria
Família: Abelisauridae
Género: Abelisaurus

O abelissauro (Abelisaurus comahuensis), foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, há cerca de 74 milhões de anos. O seu nome significa Réptil de Abel em homenagem a Roberto Abel, diretor do Museu Argentino de Ciências Naturais. Media cerca de 2 metros de altura, 7 metros de comprimento e pesava cerca de 1,4 toneladas.

Localização[editar | editar código-fonte]

Foi, em seu tempo, um dos maiores predadores da América do Sul. Este gênero de dinossauros foi identificada a partir de alguns fragmentos de ossos encontrados em 1985 na Argentina, e também foram encontrados fósseis dele no Brasil.

Alimentação e Ataque[editar | editar código-fonte]

Com dentes menores que os de T.Rex, o Abelisaurus seguia as vítimas com cuidado para não ser visto , para depois atirar-se sobre elas.Quando detectava uma possível presa, este dinossauro corria em sua direção a grande velocidade sobre as poderosas patas traseiras, mantendo o equilíbrio graças a rígida cauda que exibia.Com as mandíbulas abertas e preparadas abocanhava com os dentes na presa e com o músculo arrancava um pedaço de carne ou mais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dinossaurs, From Allosaurus to Tyrannosaurus. Texto de Gerrie McCall. copyrigt TODOLIBRO EDICIONES,S.A.. ISBN-13:978-84-9806-493-3. ISBN-10:84-9806-493-7


Commons
O Commons possui multimídias sobre Abelissauro


Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.