Cascão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cascão
Personagem de Turma da Mônica, Turma da Mônica Jovem e Turma da Mônica Baby
Cascao.png

Cascão em seu estilo na década de 80-90
Nome original Cascão Araújo
Nascimento 25 de novembro de 1961
Origem  Brasil
Sexo Masculino
Espécie Humano
Cabelo Pretos
Olhos Pretos
Características Gosta do lixo, é sujo.
Poder(es) Alta Velocidade (quando começa a chover)
Afiliações Seu Antenor, Dona Lurdinha, Cebolinha, Chovinista, Cascuda
Família Dona Lurdinha (Mãe), Seu Antenor (Pai), Capitão Feio (Tio), Alvinho, o Limpinho (Primo)
Amigo(s) Cebolinha, Mônica, Magali, entre outros
Inimigo(s) Capitão Feio (depende da história), Seres do Esgoto, Dr. Olímpio, Sapoléo, Cremilda e Clotilde, Cumulus, o homem-nuvem, Dr. Spam, S.U.J.O.C.A.
Criado por Maurício de Sousa
Voz Paulo Cavalcante
Fábio Lucindo (jovem)
Primeira aparição Tirinha de Jornal de 1961
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Cascão é a personagem de HQ criado por Maurício de Sousa em 1961.[1] Fora inspirado num menino que Maurício conhecera em Mogi das Cruzes, que tinha esse apelido por ser muito sujo. Sua principal característica é sua mania de não tomar banho e sua paixão pela sujeira. Vários vilões o perseguem para acabar com isso, como Dr. Olimpo (neurótico por limpeza), as gêmeas, Cremilda e Clotilde (idem) e Capitão Feio (vive nos esgotos e não quer outro sujo concorrendo com ele, mas às vezes acaba ajudando Cascão).

Adora jogar futebol, sendo o mais habilidoso dos personagens da Turma da Mônica neste esporte. Ele é namorado da Cascuda. Mesmo não desejando, sempre participa dos planos infalíveis do Cebolinha (ele aceita só porque o roteiro manda) contra a Mônica, e geralmente leva o plano a acabar falhando.

Assim como Mônica, Cebolinha e Magali, também possui sua própria revista em quadrinhos, circulando desde 1982. Possui um animal de estimação: o porco chamado Chovinista. É praticamente um "clone" do dono: odeia água, já foi perseguido pelas gêmeas Cremilda e Clotilde em uma historinha, tem medo de chuva… Mas desde a historinha "Águas passadas não lavam porquinhos", onde Chovinista salvou Cascão de um banho tomando-o no lugar do dono, o porquinho adora ficar limpinho. Cascão também é dono de uma minhoca de pelúcia, chamada Jujuba.

De vez em quando, Chovinista vai brincar com o Torresmo no sítio do Chico Bento. Ele leva muita coisa a sério, toda vez que o seu dono conta historinhas, ele faz a situação acontecer com o personagem mais parecido com a história.

História[editar | editar código-fonte]

Mauricio inicialmente ficou relutante em divulgar o personagem pelo fato de não tomar banho, mas sua primeira esposa convenceu-o do contrário, já que crianças não gostam de tomar banho por tirar o tempo das brincadeiras.[1] Sua roupa é amarela com um short de suspensório vermelho porque Mauricio estava usando cores básicas - vermelho para Mônica, verde para Cebolinha, amarelo para Magali e azul para Bidu.[2]

Em uma tira dos anos 1960, Cascão diz que toma banho todo domingo, mas Cascão não gostava de tomar banho e era obrigado a tomar, pois no começo não era tão irredutível a água. Numa tira do ano de 1964, o Cascão tomou banho! Na tira, Cebolinha vê Cascão limpo e pergunta a ele porque ele está desse jeito. Cascão responde que tomou banho porque sua mãe pediu a ele no Dia das Mães, ela só iria aceitar o presente dele se ele tomasse banho. Depois desde dia em diante, o personagem nunca mais tomou banho. Na Turma da Mônica Jovem, em que os personagens são adolescentes, Cascão toma banho, mas não demonstra ser feliz por isso.

Parentes e Relacionados[editar | editar código-fonte]

  • Seu Antenor Cordeiro de Araújo: Pai do Cascão, se mostra muito companheiro do filho, uma vez que vive brincando com ele(geralmente jogando futebol) e o incentiva em seus planos. Apesar de querer que Cascão tome banho, ele se mostra mais compreensivo e geralmente deixa o filho optar por tomar banho quando tiver coragem. Curiosamente é o mais desastrado dos pais, passando por situações um tanto embaraçosas em seu cotidiano. Trabalha em um escritório e aparentemente não ganha muito dinheiro.
  • Dona Lurdes Pereira Marques "Lurdinha": Mãe do Cascão, um tanto obcecada por limpeza, já que seu filho vive se sujando e adora fazer uma bagunça ou outra em seu quarto, o que acaba sempre sobrando para a mãe limpar, para desespero desta, que também se vê obrigada a lavar suas roupas todo santo dia. Por esta razão, Lurdinha é um tanto irredutível para com a questão de Cascão tomar banho ou não, sendo que o forçou a isto algumas vezes(na maioria destas, Cascão milagrosamente escapou). Apesar disso, trata o filho com muito carinho e está sempre disposta a ensiná-lo.
  • Maria Cassandra "Cascuda": É a namorada mais constante do Cascão (ele já foi mostrado paquerando outras meninas em algumas histórias). Costuma reclamar da mania de sujeira e do medo de água que seu namorado tem, sonhando que um dia ele irá tomar banho e ficar limpo. O curioso é que ela mesma às vezes se mostra o sujinho como ele, com risquinhos semelhantes na bochecha, para acompanhá-lo. Quando isso acontece, ela parece não se importar com as questões dele.
  • Chovinista: Porquinho de estimação do Cascão. Chovinista é geralmente o companheiro mais fiel de seu dono em situações onde ninguém aguenta seu cheiro, mesmo assim o próprio Chovinista às vezes se mostra mais limpo que o dono, aderindo a um banho apesar dele ser um porco. Costuma acreditar nas histórias contadas por Cascão, se assustando com elas ou às vezes tentando interpretá-las. Às vezes Cascão traz Chovinista para dentro de sua casa, mas sempre leva uma bronca principalmente de sua mãe quando isso acontece, por isso Chovinista geralmente fica no quintal. Possui uma casinha semelhante a uma casinha de cachorro como a do Bidu o cãozinho de Frajinha e Franjinha e que sonha ser um cientista
  • Capitão Feio: O grande vilão da turma e seu tio paterno. Era um comum até ser esmagado por uma pilha de gibis empoeirados se transformando neste vilão. Frequentemente aparece tentando ajudar o Cascão querendo-o como seu aliado, mas já em outras ele aparece como seu inimigo tentando limpá-lo para não ter outro sujo lhe competindo espaço. Embora os dois sejam parentes eles agem como se não desconfiassem de nada.
  • Tia Tânia Pereira Marques: Irmã muito mais nova de sua mãe, Tânia tem a mesma idade do Cascão, mas toma proveito de seu atributo de tia para dar ordens a ele, o que costuma irritá-lo constantemente. Por isso, Cascão prefere nem lembrar que ela existe, uma vez em que não obedece às suas ordens. Mas às vezes toma proveito de ser sobrinho de Tânia para pedí-la coisas, amolando-a. Apareceu em uma história com seu nome no título. Titi parece ter uma queda por ela, tanto que ordena que Cascão o chame de Tio Titi. Também insiste em tentar dar banho no Cascão.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Os pais do Cascão se chamam Antenor Araújo e Dona Lurdes.
  • Cascão é do signo de Sagitário. Mas num gibi antigo do Cebolinha da década de 1970, ele revelou que o seu signo é uma desgraça que é Aquário.
  • Cascão tem um primo muito limpo chamado Alvinho (antigamente chamado de Olimpo), que vive em Higienópolis.
  • O personagem Cascão está na Turma da Mônica Jovem e toma banho por motivos sentimentais. (Maurício diz que o motivo principal é que se ele se sujasse, não conseguiria namorada)[1]
  • Cascão é torcedor fanático do time paulista Corinthians.
  • Sorvete de manga é o seu favorito.
  • Diferente do que pensam, Cascão, possui dedos nos pés. Na história "Como montar uma árvore de Natal" de Cebolinha Nº 24 (Dezembro de 2008), ele revela usar meias encardidas que de tão sujas parecem cor de pele possuindo um pé com dedos por debaixo delas. Isso também é mostrado na história "O Resgate do Cebolinha" de Mônica Nª 77 (Maio de 2013), porém é revelado que a Mônica não usa meias como ele.
  • Cascão, apesar de ser um personagem que não gosta de tomar banho, se preocupa muito com o meio ambiente, a não poluição e a limpeza da sua cidade.
  • Na edição Cascão N°45 (Setembro de 2010) Magali revela porque Cascão não gosta de que as pessoas joguem lixo na rua, o motivo e porque se os lixos forem para os bueiros podem ficar entupidos, porque mais medo de chuva Cascão morre de medo das enchentes.
  • No "Almanaque do Astronauta" Nº2, é revelado que os alienígenas do planeta Tomba são a raça do Cascão, que deixaram este na Terra para que a dominasse, sendo que ele perdeu a memória e passou a pensar que era um ser humano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]