Endurance (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cratera Endurance
Burns cliff.jpg

Burns cliff, no interior da cratera Endurance.
Planeta Marte
Região Meridiani Planum
Tipo cratera de impacto
Coordenadas 1.9° S, 354.5° E
Diâmetro 130 m m[1]
Profundidade 20 m
Quadrângulo Margaritifer Sinus
Epônimo O Navio Endurance


A Cratera Endurance foi a segunda cratera a ser visitada pelo veículo explorador geológico Opportunity, que havia pousado em Meridiani Planum, uma região rica em hematita, minério que geralmente se forma na presença de água. A primeira cratera que ele estudou foi a Cratera Eagle

É uma cratera bem maior e bem mais funda que tem cerca de 120 metros de diâmetro. No seu interior existem muito mais afloramentos rochosos que o visto na Cratera Eagle. O Opportunity não teve dificuldades para subir a borda da cratera, pois a superfície era bastante plana. O veículo entrou na cratera em 16 de junho de 2004 e dela saiu em 12 de dezembro de 2004, tendo a explorado por 6 meses. Neste período devem ser descontados os 15 dias de inatividade, devido à passagem de Marte por atrás do Sol impedindo as comunicações com a Terra.

Inicialmente avaliou-se se valeria a pena descer o veículo no interior da cratera, pois havia a possibilidade de que o veículo não conseguisse sair de seu interior, face a inclinação de suas paredes. Foram realizados na Terra testes com veículo semelhante para verificar sua mobilidade em relação com um piso muito inclinado. Desta forma o veículo entrou na cratera com segurança.

Bem no centro da cratera havia um conjunto de pequenas dunas, mas o solo junto a elas era muito macio e não puderam ser exploradas mais de perto. O veículo pesquisou o seu interior e obteve sucesso para sair desta cratera.


Imagem panorâmica da cratera Endurance.

Referências[editar | editar código-fonte]