Endurance (navio)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Endurance
O Endurance no gelo da Antártida.
Carreira
Construção Framnæs shipyards, Sandefjord, Noruega
Lançamento 1912
Fatalidade 1915, afundou-se no Mar de Weddell, na Antártida
Características gerais
Deslocamento 320 t
Comprimento 44 m
Boca 7,6 m
Propulsão Motor a vapor de 350 hp e Velas
Velocidade 10,2 nós
Tripulação 28 homens
Afundamento do Endurance

O Endurance foi um veleiro de três mastros no qual Sir Ernest Shackleton navegou para a Antártida, em 1914, para efectuar a Expedição Transantártica Imperial. Foi lançado ao mar em 1912, em Sandefjord na Noruega e, durante a expedição, ficou encalhado no gelo do Mar de Weddell sendo, mais tarde, esmagado por esse gelo, acabando por se afundar em 1915

Desenho e construção[editar | editar código-fonte]

Desenhado por Ole Aanderud Larsen, o Endurance foi construído das docas de Framnæs em Sandefjord, Noruega acabado de construir em 17 de Dezembro de 1912. Foi construído com a supervisão do mestre Christian Jacobsen, conhecido por exigir que os seus homens tivessem conhecimentos navais e experiência em pesca de baleias ou focas. Cada detalhe da sua construção foi planeado para assegurar a máxima durabilidade.

Foi lançado ao mar em 17 de Dezembro de 1912 com o nome original de Polaris (de Estrela Polar). Tinha 44 m de comprimento e 7,6 m de Boca, e 320 toneladas. Embora o seu casco parecesse ser idêntico ao de outros navios, tal não correspondia à realidade. Foi construído a pensar nas extremas condições encontradas nas regiões polares. A sua quilha era constituída por quatro sólidas placas de madeira de carvalho, sobrepostas, adicionando uma espessura de 2.200 mm, enquanto os seus lados tinham entre 760 mm e 460 mm de espessura, o dobro de um vulgar navio. Foi construído com tábuas de carvalho e abeto norueguês com 760 mm de espessura, revestidas a Chlorocardium, uma madeira muito forte e resistente. A sua proa, que ficaria em contacto com o gelo, teve especial atenção. Cada pedaço de madeira foi feita com a madeira de uma árvore escolhida pela sua forma curva. Quando estavam todas juntas tinham uma espessura de 1.300 mm.

Dos seus três mastros, o da frente tinha velas, enquanto os outros dois eram do tipo utilizado em escunas. O Endurance estava equipado com um motor a vapor alimentado a carvão, com uma potência de 350 hp, capaz de atingir os 10,2 nós (18,9 km/h).

Quando foi lançado ao mar, o Endurance era um dos barcos em madeira mais fortes da época, à excepção do Fram utilizado por Fridtjof Nansen e Roald Amundsen. No entanto, haviam diferenças: o Fram tinha um fundo arredondado o que permitia resistir melhor ao esmagamento feito pelo gelo. O Endurance, por seu lado, foi desenhado para operar em gelo solto, não estando preparado para grandes pressões.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.