Semion Tcheliuskin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Semion Chelyuskin)
Semion Tcheliuskin
Semion Tcheliuskin
Nascimento 1700
Beliov
Morte novembro de 1764
Cidadania Império Russo
Ocupação explorador, hidrógrafo, militar
Lealdade Império Russo

Semion Ivanovitch Tcheliuskin (em russo: Семен Иванович Челюскин, 17001764) foi um explorador russo do Ártico e oficial da Marinha Imperial Russa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Chelyuskin graduou-se na Escola de Matemática e Navegação de Moscou. Serviu na Frota do Báltico como ajudante de navegação (1726), e foi promovido a navegador (1733). Cheliuskin foi escolhido para a segunda expedição a Kamchatka (Grande Norte), na qual participou até 1743. Participou também na expedição dirigida por Vasily Pronchischev e Khariton Laptev. Na primavera de 1741, Chelyuskin fez um reconhecimento por terra do rio Katanga até ao rio Piasina.

Descreveu a costa ocidental entre a península de Taimir e a baía Middendorf, e daí desde a foz do Piasina até à do rio Ienissei.

No inverno de 1741-42 viajou de Turujansk até à foz do rio Katanga, descrevendo a costa norte da península de Taimir, desde o cabo Faddey, a leste, até à foz do rio Taimira, a oeste. Em 1746, comandou a frota "Princesa Isabel".[1]

Chelyuskin encontrou o ponto mais setentrional do continente asiático, que posteriormente, em 1843, Aleksandr Middendorf iria chamar cabo Chelyuskin.

Foi desmobilizado da Frota do Báltico com a patente de capitão em 1760.

Na década de 1930, a União Soviética pretendeu verificar a navegabilidade da Passagem do Nordeste. Para tal utilizou um barco a vapor construído na Dinamarca em 1933 chamado "Semion Chelyuskin"". No entanto, este ficou preso no gelo, e a operação montada para salvar os tripulantes constituiu um épico resgate.

Seu lugar de repouso é desconhecido.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tchernyshiov, A.A. (2002). Российский парусный флот. Справочник. 2. Moscou: Voenizdat. pp. 177–178 
  2. Bogdanov, V.V. (2001). Штурман Челюскин. Priroda. Moscou: [s.n.] pp. 91–94 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]