Martin Frobisher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Martin Frobisher
Martin Frobisher por Cornelis Ketel
Nascimento 1535
Wakefield
Morte 22 de Novembro de 1594 (59 anos)
Plymouth
Nacionalidade Inglaterra Inglês
Ocupação Marinheiro, militar

Sir Martin Frobisher (Wakefield, ca. 1535Plymouth, 22 de Novembro de 1594) foi um marinheiro e militar inglês que realizou viagens ao Mundo Novo, para procurar a Passagem do Noroeste.

Organizou três expedições (1576, 1577 e 1578) à Gronelândia, no curso das quais explorou as costas da ilha Baffin, o estreito de Hudson e a baía que leva o seu nome, tentando em vão descobrir a Passagem do Noroeste para a China. Em 1576 regressou a casa com o que cria que fosse ouro, mas que afinal era apenas pirita, o que se designa hoje como o "ouro de Tolo".[1]

Primeira viagem[editar | editar código-fonte]

Já em 1560 ou 1561, Frobisher tinha formado uma resolução para empreender uma viagem em busca de uma Passagem Noroeste como uma rota de comércio para a Índia e China (referido na época como Cathay).

Ele levou 5 anos para ganhar financiamento necessário para o seu projeto. Em 1576, Frobisher conseguiu convencer a Companhia Moscovita, um consórcio comerciante Inglês, que já tinha enviado várias partes buscando a Passagem do Nordeste, a licenciar sua expedição. Com a ajuda de Michael Lok, director da Companhia de Moscóvia, Frobisher foi capaz de levantar capital suficiente para três cascas: o Gabriel e Michael, de cerca de 20-25 toneladas cada e uma lancha sem nome de dez toneladas, com uma tripulação total de 35.[2]

Participou na expedição de pirataria de Francis Drake à América do Norte (1585) e esteve no combate contra a Armada Invencível (1588). Morreu em Brest apoiando Henrique IV de França contra a Liga Católica e os espanhóis.

Em sua homenagem uma grande baía da ilha de Baffin tem o seu nome (baía de Frobisher).

Referências

  1. Canadian Encyclopedia (em Inglês). [S.l.]: Historica Foundation, Toronto, 2011. Página visitada em 11 de julho de 2012.
  2. John M. Bumsted. The Peoples of Canada: A Pre-Confederation History (em Inglês). [S.l.]: Oxford University Press. 55 p.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.