Henry Robertson Bowers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bowers à esquerda.

O Tenente Henry Robertson (Birdie) Bowers (Greenock, 29 de Julho de 188329 de Março de 1912) foi um dos membros do grupo polar da Expedição Terra Nova, liderada por Robert Falcon Scott (1910–1913), os quais morreram no seu regresso do Pólo Sul.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bowers nasceu em 29 de Julho de 1883 em Greenock, de ascendência escocêsa, e foi criado pela sua mãe depois da morte do pai, em Rangoon, quando ele tinha três anos. Em Janeiro de 1896, a família foi viver para Streatham, a sul de Londres. Enquanto viviam em Streatham, Bowers estudou na Escola Secundária para Rapazes, em Pinfold Road, em 1896-7. O edifício da escola é actualmente (2012) o Computer Centre atrás da Biblioteca de Streatham, na qual existe uma placa, colocada pela The Streatham Society em 29 de Marco de 2012 para comemorar o centenário da sua morte.

A primeira vez que embarcou foi como cadete da marinha mercante, no HMS Worcester, e deu a volta ao mundo cinco vezes no Loch Torridon.[1] Alistou-se, depois, na Marinha Real Indiana, em 1905, sendo nomeado sub-tenente e serviu no Ceilão e na Birmânia, onde comandou uma lancha no rio Irrawaddy. Mais tarde, serviu no HMS Fox, no Golfo Pérsico.[2]

Bowers junta-se à Expedição Terra Nova, de Robert Falcon Scott, em 1910, depois de ter lido sobre a anterior expedição de Scott, a Expedição Discovery, e a de Ernest Shackleton, Expedição Nimrod. Bowers não tinha experíência em exploração polar, mas foi recomendado a Scott por Sir Clements Markham, ex-Presidente da Royal Geographical Society, e que tinha sido o organizador da expedição Disvovery. Markham conheceu Bowers abordo do HMS Worcester e ficou tão impressionado com ele que Scott convidou-o para se juntar a sua próxima expedição, sem qualquer entrevista.

Referências

  1. Apsley Cherry-Garrard, The Worst Journey in the World, Carroll & Graf Publishers, 1922, p. 213
  2. Apsley Cherry-Garrard, ibid, p. 213

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.