Ensenada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ensenada
Brasão
Lema: Caminando hacia el futuro
Ensenada montage.jpg
Nome oficial Ensenada
Estado Baja California
Município Ensenada
Fundação 15 de maio de 1882
Website www.ensenada.gob.mx
Demografia
População (censo 31/5/2010)
 - Pop. municipio

689.075[1] hab.
Densidade 8,98 hab/km²
Gentílico Ensenadense
Geografia
Área 51952 km²
Altitude 21 metros
Código telefônico 646
Fuso horário UTC-8
Localização
Localização de Ensenada no México
31° 51' 28" N 116° 36' 21" O
Cidade do México México

Ensenada é uma cidade e município situado no noroeste do México, é uma das principais cidades do estado da Baixa Califórnia.

Encravada no fundo da baía Todos os Santos, foi fundada por espanhol e português no século XVII Juan Rodriguez Cabrillo, e Manolo Santa Maria. Possui importantes indústrias de cerveja, vinho e de azeite de oliva. A beleza natural faz dela um importante centro turístico. A cidade se localiza aproximadamente a 80 km da frontera México-Estados Unidos frente ao Oceano Pacífico e fue fundada por Manolo Santa Maria.

O Aeroporto Internacional de Ensenada é o maior da península, com voos nacionais e internacionais para América do Norte, Europa, América do Sul e Ásia.

História[editar | editar código-fonte]

Na chegada dos europeus, viviam na região indígena do grupo Yuman, dos quais ainda vivem na zona tribal de Kiliwas, paipai e Kumeyaay.

Em 17 de setembro de 1542 chegaram a Ensenada de Todos los Santos o comando espanhol comando El Salvador e Victoria'' a mando do explorador espanhol Juan Rodríguez Cabrillo, que cumpriu a missão de explorar a costa norte do Oceano Pacífico, as instruções do primeiro vice-rei da Nova Espanha, D. Antonio de Mendoza. Tomaram posse do terreno em nome do Reino de Castela e nomeou o porto San Mateo em honra do evangelista, cujo dia de festa é 21 de setembro. Eles permaneceram sete dias a explorar a região e em seguida, retomou a sua viagem para o norte.

Ele não tinha mais importância desta visita, a não ser que a baía foi registrada nos gráficos espanhóis. Quase sessenta anos depois de sua aparição na costa da Califórnia em San Diego o espanhol Capitão General Sebastián Vizcaíno na frente de uma expedição de viagem e de mapeamento da costa da Califórnia, que procurou encontrar lugares de refúgio para os galeões espanhóis vindos das Filipinas. Quando chegou à baia em 5 de novembro de 1602 renomeou a baia ou enseada dos santos com o nome de um dia logo ,Enseada de Todos os Santos, um nome preservado até hoje, embora em equidade deve notar-se que o nome oficial da cidade é Ensenada e Todos Santos, por conveniência chamado simplesmente de Ensenada como o porto e a cidade.

A região permaneceu praticamente desabitada durante o século XVII e o XVIII, com excepção da semi-nômades grupos indígenas que habitam a Baía de Todos os Santos e nos vales da localidade e nas partes inferiores do Juarez Sierra e San Pedro Mártir in onde existem vestígios de seu estilo de vida.

Em 1949, comprou o hotel Riviera do Pacífico pelo Sr. Afonso Rocha e seu irmão Pedro Espinosa Rocha, na época foi visitado várias vezes pelo presidente Miguel Alemán, artistas internacionais e personalidades da política. O hotel foi injustamente expropriados pelo governador de Braulio Maldonado, que por interesses pessoais gerou uma série de problemas, a fim de obter, por isso o hotel foi quase destruída, despojado de seus móveis de madeira finos importados pelo despedimento de trabalhadores enviado pelo governador para roubar e funcionários de hotéis já existentes na época, assim que a família Rocha teve que deixar o hotel, abandonado e deixado Ensenada para ir ao Distrito Federal.

Em 26 de janeiro de 2007 o papa Bento XVI elegeu a diocese de Ensenada, com território desmembrado da arquidiocese de Tijuana e a diocese de Mexicali, tornando-a uma sufragânea da Igreja Metropolitana de Tijuana. O padre Sigifredo Noriega Barceló em seu primeiro Bispo.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Vista Noturna de Malecón.

Ensenada é o único porto no estado de Baja California, e é parte de várias rotas comerciais que ligam para várias cidades, incluindo La Paz, Manzanillo, Mazatlán, Acapulco e Lázaro Cárdenas e San Diego, Long Beach, Los Angeles, Puerto Quetzal, Valparaíso, Yokohama e Hong Kong.

Ensenada tem uma ferrovia, embora haja planos para conectá-lo ao Estados Unidos, em um futuro próximo, através deste sistema de transporte. Perto está o Aeroporto de Ensenada.

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Os pratos típicos são os tacos de peixes em Ensenada, tacos de camarão e ceviche, feito com peixe cozido no limão e legumes, geralmente servido em torradas acompanhadas de abacate e salsa.

Há também o carpaccio, pedaços de peixe em molho de soja especial e especiarias.

Por seu clima mediterrâneo prontamente disponíveis, azeite e mais como é produzido o vinho do país que são a base da cozinha mediterrânea, assim você pode desfrutar de um prato gourmet da cozinha: Espanhola, italiana, francesa e mexicana, por um preço razoável.

Natureza[editar | editar código-fonte]

Sierra de San Pedro.

Para o sul da cidade há um dos poucos gêiseres marinhos do mundo, chamado O Bufador. O Bufador é uma caverna entre rochas ao nível do mar, que entra no fluxo de águas na maré alta, quando a caverna está cheia de água, este é ejetado para o ar no interior da gruta, expulsando assim as águas do mar com um gêiser a grandes altitudes de até cerca de 20 metros. A força é tal que produz um som peculiar como se fosse um animal furioso.

Este gêiser marinho é considerado o maior do mundo. Outros existem na Austrália, Tahiti e um no Japão, que é artificial, como um no Havaí.

A estrada pavimentada cênica oferece uma bela vista panorâmica da Baía Ensenada, das suas praias e da ilha de Todos os Santos. Antes de chegar ao Bufador, são estabelecidos os concessionários, que, representando o Estado, vendem artesanato local como os produzidos por conchas e outras lembranças que representa o Bufador. Há restaurantes onde os turistas podem saborear os tacos de peixes tão peculiares na região, bem como artesanato feito de vidro soprado.

Também é possível assistir à Baleia-cinzenta, ano após ano elas vêm a estas águas mexicanas. E, finalmente, você pode fazer atividades recreativas, por estar perto das montanhas da península de Punta Banda.

E perto de La Bufadora pode praticar a pesca esportiva, ciclismo, surfar, fazer caminhadas, campismo, passeios a cavalo e observação da flora e da fauna.

O testemunho de baleias cinzentas, visitar a baía de Ensenada é tão surpreendente em si mesmo, assim que a Associação de Pesca Desportiva, desenvolveu um tour especial para admirar, que é feito a partir da terceira semana de dezembro até o final de março, que é o momento em que as baleias passam por aqui.

Deve-se tomar um dos navios que navegam no cais de pesca às 10:00 horas, para iniciar o passeio, que dura aproximadamente 4 horas.

Condução em Todos Santos, que fica cerca de uma hora de barco ao largo da Baía de Ensenada, e é o local ideal para observar a passagem das baleias, porque uma de suas características é viajar perto da costa.

As baleias cinzentas, que pesam 37 toneladas e medir até 16 metros de comprimento, da cabeça medidas de um quinto do comprimento total do corpo e tem 2 a 4 dobras na garganta. Em cada lado da mandíbula é espessa e elástica cerdas, branco, espaçadas, cujo número é 138-180 em cada lado. Elas atingem a maturidade sexual entre os 5 e os 11 anos de vida.

Deserto de Cataviña.

Clima[editar | editar código-fonte]

Ensenada tem um ambiente aconchegante, clima mediterrâneo seco, como o resto do noroeste da Baja California. As chuvas são escassas e concentradas nos meses mais frios de novembro a fevereiro, em que a temperatura média é de 13°C e raramente chega a zero. Também os meses mais quentes, de junho a setembro são também mais seca, e tem uma temperatura média de 20°C.

Por sua localização costeira, a cidade tem um clima particularmente afetada pelo frio da Califórnia atual eo fato de que verão as temperaturas do oceano no seu mais alto nível em agosto e setembro, e não de junho e julho, como acontece no interior dos continentes, devido ao lento aquecimento que sofrem as massas de água no solo. É este fato que o fim do verão e início do outono é geralmente o tempo mais quente da cidade (característico do clima mediterrânico, particularmente da sua Califórnia).

Os ventos de Santa Ana são responsáveis pela captação de temperaturas em qualquer época do ano quando o vento muda de direção e traz ar quente do interior para a costa. Precisamente por causa da fraca influência marinha atemperador tarde de verão e outono, é nestes meses em que ocorrem mais frequentemente em altas temperaturas (entre 30 e 35°C, geralmente). Embora o clima é temperado em Ensenada do Mar em janeiro de 2007 as colinas ao sul da cidade (Maneadero) um pouco de neve.[necessário esclarecer]

Religião[editar | editar código-fonte]

Grupo religioso Número total de adeptos Percentagem(%)
Católicos 306.622 65,7%
Protestantes 73.129 15,7%
- Protestantes históricos ou reformados 3.686 0,8%
- Pentecostais 11.392 2,5%
- Não Pentecostais 58.051 12,4%
Outros cristãos 14.405 3,1%
Judeus 211 0,05%
Outras religiões minoritárias 407 0,09%
Sem religião 62.543 13,4%
Não especificada 9.497 2,0%
Total 466.814 100%


Geminações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ensenada