Baleia-cinzenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBaleia-cinzenta
Baleia-cinzenta no Georgia Aquarium

Baleia-cinzenta no Georgia Aquarium
Gray whale size.svg
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família: Eschrichtiidae
Ellerman e Morrison-Scott, 1951
Género: Eschrichtius
Gray, 1864
Espécie: E. robustus
Nome binomial
Eschrichtius robustus
Lilljeborg, 1861
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição da baleia-cinzenta.
Mapa de distribuição da baleia-cinzenta.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Baleia-cinzenta

A baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus) é um mamífero cetáceo da família dos escrictídeos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Uma baleia-cinzenta vista de cima.

Seu tamanho pode atingir cerca de 15 m de comprimento e pesar cerca de 35 toneladas. Sua alimentação é a base de anfípodos (pequenos crustáceos que vivem na água ou próximo, incluindo pulgas de areia e piolhos de baleia), krill, plâncton e moluscos. Ao contrário de outros cetáceos, a baleia-cinzenta tende a alimentar-se junto ao fundo do mar, onde agita a água para levantar material do fundo de onde consegue filtrar os seus alimentos. A distribuição é contida nos oceanos atlântico, pacífico e ártico. A baleia-cinzenta também ocorre em águas litorais desde o mar de Okhotsk até a Coreia do Sul e Japão e desde os mares de Chukchi e de Beaufort no golfo do México.

Habitat[editar | editar código-fonte]

As baleias cinzentas são as mais litorais das baleias-de-barba e são encontradas frequentemente a um quilômetro da costa litoral, embora um aumento no tráfego de barcos possa forçar as baleias a permanecer em zonas mais distantes. Por causa de preferirem águas perto da costa, as baleias cinzentas são alguns dos cetáceos mais bem conhecidos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Atinge a maturidade sexual ao ultrapassar os 20m de comprimento. Não se conhece o processo de acasalamento. A gestação dura cerca de 1 ano e o baleote ingere quase 600 litros de leite por dia, podendo dobrar seu peso em 1 semana.

Descrição geral[editar | editar código-fonte]

A pele da baleia-cinzenta é sarapintada de cinzento escuro e de cinzento claro, embora já tenham sido observados alguns indivíduos esbranquiçados. Existe um dimorfismo sexual no tamanho. As fêmeas tendem a ser maiores do que os machos, talvez devido ao fato de serem estas que cuidam e protegem as suas crias. O único predador da baleia-cinzenta é a orca. As orcas preferem atacar especificamente os lábios, a língua e a cauda das baleias-cinzentas por serem as partes mais macias, ao contrário do resto do corpo.

Referências

  1. Reilly, S.B., Bannister, J.L., Best, P.B., Brown, M., Brownell Jr., R.L., Butterworth, D.S., Clapham, P.J., Cooke, J., Donovan, G.P., Urbán, J. & Zerbini, A.N. (2012). Eschrichtius robustus (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 3 de Dezembro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Baleia-cinzenta