Cachalote-anão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCachalote-anão
Taxocaixa sem imagem
Size comparison against an average human
Size comparison against an average human
Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Eutheria
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Género: Kogia
Espécie: K. sima
Nome binomial
Kogia sima
Owen, 1866
Distribuição geográfica
Distribuição geográfica do cachalote-anão.
Distribuição geográfica do cachalote-anão.
Sinónimos

O cachalote-anão (Kogia sima) é uma das três espécies de baleias denominadas cachalotes. Não são observadas muitas vezes e o pouco que se sabe sobre estes animais tem origem no estudo de espécimes trazidos pelo mar até às costas.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Actualmente, o cachalote-anão é geralmente classificado como uma de duas espécies (a outra é o cachalote-pigmeu) da família Kogiidae e do género Kogia, no entanto, foi apenas em 1966 que as duas espécies foram consideradas separadamente, e ainda mais recentemente, a famílai Kogiidae era considerada uma subfamília de Physeteridae (Kogiinae).

Descrição física[editar | editar código-fonte]

O cachalote-anão é a menor de todas as baleias. Cresce até aos 2.7 metros de comprimento e 250 kg de peso, o que torna esta espécie mais pequena que os maiores dos golfinhos. Esta espécie apresenta movimentos lentos e deliberados sem produzir muito ruído ou espuma e geralmente mantém-se imóvel quando sobe à superfície do mar. Assim, só pode ser observada em mares muito calmos.

O cachalote-anão é fisicamente muito parecido com o cachalote-pigmeu, apresentando as mesmas características comportamentais. No mar a distinção entre as duas espécies é praticamente impossível - no entanto o cachalote-anão é ligeiramente menor e a sua barbatana dorsal é consideravelmente maior. O corpo apresenta uma tonalidade azul-cinzenta por vezes com riscas semelhantes a veios de cor amarela. Atrás de cada olho existe uma falsa guelra. As barbatanas são muito curtas e largas. A parte superior do focinho é mais comprida que a mandíbula, que é curta. Estes cachalotes apresentam afiados dentes compridos e curvos (6 na maxila e 14 a 26 na mandíbula).

Tal como os outros cachalotes, o cachalote-anão possui um órgão de espermacete na parte frontal da cabeça. Tal como o cachalote-pigmeu, o cachalote-anão pode expelir uma substância avermelhada quando assustado ou atacado - possivelmente para afastar predadores.

O cachalote-anão é dum modo geral uma criatura solitária, tendo sido observados pequenos grupos em algumas ocasiões. Alimenta-se sobretudo de lulas e caranguejos.

População e distribuição[editar | editar código-fonte]

O cachalote-anão prefere águas profundas, mas ainda assim é uma espécie mais costeira que o cachalote-pigmeu. O seu habitat favorito parece ser ao largo da plataforma continental. No Atlântico, dão por vezes à costa em lugares tão distantes como Virgínia nos Estados Unidos da América, Espanha, Brasil ou sul da África. No Oceano Índico são conhecidos espécimes da costa sul da Austrália e em muitos locais na costa norte deste oceano - dede a África do Sul até à Indonésia. No Pacífico, são conhecidos nas costas do Japão e Colúmbia Britânica. Não existem estimativas de população mundial para esta espécies. Um levantamento estimou uma população de 11 000 indivíduos no Pacífico Oriental.

Interação com o Homem[editar | editar código-fonte]

O cachalote-anão foi objecto de caça por parte dos baleeiros comerciais. Ocasionalmente são caçados por pescadores japoneses e indonésios. Uma vez que é uma espécie mais costeira que o cachalote-pigmeu, pode ser mais vulnerável às interferências humanas, como a pesca e a poluição. No entanto, não existem dados sobre o possível impacto destas na sobrevivência da espécie.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Pygmy and Dwarf Sperm Whales by Donald F. McAlpine in Encyclopedia of Marine Mammals (2002), San Diego: Academic Press, pp. 1007–1009, ISBN 0-12-551340-2
  2. Whales Dolphins and Porpoises, Mark Carwardine, Dorling Kindersley Handbooks, ISBN 0-7513-2781-6
  3. National Audubon Society Guide to Marine Mammals of the World, Reeves, Stewart, Clapham and Powell, ISBN 0-375-41141-0
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cachalote-anão