Saltar para o conteúdo

Esporte Clube Próspera: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sachavs (discussão | contribs)
Linha 37: Linha 37:
}}
}}


O '''Esporte Clube Próspera''' é um clube de [[futebol]] [[brasil]]eiro sediado na cidade de [[Criciúma]], em [[Santa Catarina]]. Disputa a Divisão Especial do [[Campeonato Catarinense de Futebol]].
O '''Esporte Clube Próspera''' é um clube de [[futebol]] [[brasil]]eiro sediado na cidade de [[Criciúma]], em [[Santa Catarina]]. Disputa atualmente o [[Campeonato Catarinense de Futebol - Série C|Campeonato Catarinense Série C]].


==História==
==História==

Revisão das 04h42min de 8 de abril de 2016

Próspera
Nome Esporte Clube Próspera
Alcunhas Time da Raça
Mascote Mineiro de Carvão
Fundação 29 de março de 1946 (78 anos)
Estádio Mário Balsini
Capacidade 4.900 pessoas
Localização Criciúma Santa CatarinaSC BrasilBrasil
Presidente Dorval Arriola Rodrigues[1]
Competição Santa Catarina Campeonato Catarinense
Website [1]www.ecprospera.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Esporte Clube Próspera é um clube de futebol brasileiro sediado na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. Disputa atualmente o Campeonato Catarinense Série C.

História

Origem

O Próspera foi fundado em 29 de março de 1946, por trabalhadores da Mina Carbonífera Próspera de Criciúma. A ideia de formar um time de futebol para participar dos Campeonatos Regionais da Região Carbonífera, mais especificamente o da LARM - Liga Atlética da Região Mineira -, surgiu do mineiro Helói Rodrigues dos Santos, popular Léle, depois goleiro do clube. Edi Tasca, que na época era secretário da carbonífera e depois vestiu a camisa do time, foi quem rascunhou a ata de fundação do Esporte Clube Próspera.

Década de 90

O clube vinha disputando torneios regularmente até a década de 90, quando depois de rebaixado passou alguns anos com o profissional inativo.

Em 1995, quando o Esporte Clube Próspera deixava a Segunda Divisão do futebol catarinense, seus torcedores não esperavam que o time pudesse vir a dar alegrias. Em 1999 o Próspera iniciou uma nova fase em sua história: a de uma empresa lucrativa. A ideia dos empresários é descobrir novos talentos, jovens estrelas que vão ser lapidadas no clube e vendidas por preços elevados.

Anos 2000

Em 2001, participou mais uma vez da disputada Segunda Divisão Catarinense. A equipe é conhecida como o "Time da Raça" e tem seu maior clássico contra o Criciúma Esporte Clube, time da mesma cidade. Em 2006 as duas equipes se enfrentaram pelo Campeonato Catarinense da Divisão Especial. Em 2007 ambos participaram da elite do futebol Catarinense, com participações bem distintas. O Criciúma liderou grande parte do Campeonato, já o Próspera, amargou a lanterna durante quase todo o 1º Turno. Quando iniciou a reação, a equipe foi punida por 6 pontos, devido a escalação de um jogador irregular, fato que consolidou o rebaixamento à Divisão Especial do mesmo ano, na qual teve uma modesta participação, ficando atrás do Joinville e da Camboriuense, tendo que disputar a Divisão de Acesso.

Anos 2010

Na temporada 2011, o clube se licencia do futebol profissional abrindo uma vaga na Divisão Especial de 2011, vaga essa ocupada pelo Guarani, segundo colocado na Divisão de Acesso de 2010.

Atualmente

O Clube está passando por novas reformas,já está com o restaurante reformado,alojamento quase pronto e irão começar brevemente as obras para reformar toda estrutura da arquibancada, disputará com a equipe profissional no ano de 2016 a terceira divisão do Catarinense[2].

Comissão Técnica - 2016

A atual Comissão Técnica na reestruturação do futebol estabeleceu o Modelo europeu em sua gestão para o clube. Constituída por:

Diretor Técnico Ruddy Flores [3], Ex-jogador e Técnico.

Coordenador Técnico Walter Gama [4], Ex-jogador e Prof. Dr. em Educação Física

Treinador Adjunto Sacha Vitte de Souza [5], Graduado em Educação Física, Treinador com experiência europeia.

Treinador Adjunto Gabriel Fontanetti [6], Graduado em Educação física, com ênfase em treinamentos para goleiros.

Títulos

Estádio

O estádio fica no bairro Próspera na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. Tem capacidade para 4.500 torcedores, possuindo uma área coberta e uma geral. Atualmente encontra-se em fase de estruturação, com colocação de cadeiras e refletores.

Ver também

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.