Europride

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Homossexuais no Europride em 2006.
Lady Gaga durante um discurso no Europride 2011.
Europride em 2006.

Europride é um evento realizado pela Associação Européia do Orgulho Gay (em inglês:European Pride Organisers Association), de sigla EPOA. O evento é realizado desde 1992 e Londres foi a primeira cidade a sediar o evento. Este evento visa promover a visibilidade de todas as pessoas LGBT e simpatizantes. Apenas em 2007 o evento não foi realizado pela EPOA, tendo sido realizado pela AEGAL - Associação de Empresas, em Madrid, na Espanha.

História[editar | editar código-fonte]

Como já mencionado, o Europride se iniciou em Londres em 1992, com uma participação estimada em 100 000 pessoas. No ano seguinte, 1993, foi realizado em Berlim, capital da Alemanha. Em 1994, Amesterdã sediou o evento. Em 1996, o Europride foi realizado em Copenhaga, na Dinamarca, onde teve o apoio da prefeitura da cidade. Os organizadores foram muito bem sucedidos em várias frentes.

Paris sediou o Europride em 1997. O festival teve muitos patrocinadores comerciais e é geralmente considerado um sucesso. Estocolmo, na Suécia, foi a cidade eleita para 1998. Cerca de 300 000 pessoas participaram. Londres voltaria a sediar o evento em 1999, entretanto, o mesmo foi cancelado devido a falência dos organizadores.

Em 2000, a celebração teve lugar em Roma, na Itália, e foi visitado por muitos gays e lésbicas em todo o mundo. Depois de afirmar que apoiariam o evento, os líderes da cidade retiraram o seu apoio alguns dias antes, devido à pressão do Papa.

En 2001 a cidade escolhida para sediar o Europride foi Viena, na Áustria, que atraiu muitos visitantes da Europa Central e Oriental. Colônia, na Alemanha, sediou o evento em 2002 e dados oficiais estimam a participação em mais de um milhão de pessoas.

Em 2003, a cidade de Manchester, no Reino Unido, foi escolhida para sediar o evento. Em 2004, o mesmo foi realizado em Hamburgo, na Alemanha. Oslo, na Noruega, sediou-o em 2005 e novamente Londres foi sede em 2006.

Em 2007, Madrid foi o local do Europride, a primeira vez que o evento foi realizado em um país no sul da Europa. Os organizadores estimaram em mais de 1,5 milhão de participantes no evento, cujo tema era La igualdad es posible (A igualdade é possível).

Em 2011, Roma foi a sede do Europride novamente. Lady Gaga, participante do evento, foi tida como atração internacional do mesmo.

Lugares de celebração[editar | editar código-fonte]

Próximas celebrações