Forza Motorsport 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Forza Motorsport 4
Arte da capa da edição brasileira de Forza Motorsport 4, apresentando a Ferrari 458 Italia
Desenvolvedora Turn 10 Studios
Distribuidora Microsoft Studios
Compositor(es) Jesper Kyd
Plataforma(s) Xbox 360
Série Forza Motorsport
Data(s) de lançamento
  • JP 13 de outubro de 2011[1]
  • AN 11 de outubro de 2011[1]
  • EU 14 de outubro de 2011[1]
  • AU 13 de outubro de 2011[1]
Gênero(s) Jogo de corrida, simulador de corrida
Modos de jogo Single-player, split screen, multiplayer online
Classificação Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Controles Gamepad, volante, Kinect
Hardware
Vídeo 1080p
Último
Último
Forza Motorsport 3
Forza Horizon
Próximo
Próximo

Forza Motorsport 4 é um jogo eletrônico de simulação de corrida desenvolvido pela Turn 10 Studios e distribuído pela Microsoft Studios para Xbox 360. É o quarto jogo da série Forza Motorsport, e foi lançado na América do Norte em 11 de outubro de 2011 e na Europa em 14 de outubro de 2011. É o primeiro título na série a ter suporte ao sensor Kinect junto com a tradicional jogabilidade por controle.

A novidade à série é o modo Autovista, no qual os jogadores podem ver detalhe precisos como peças do motor e a escala do interior em alguns carros. Esta nova funcionalidade apresenta uma parceria com a série Top Gear da BBC, assim como sua versão americana. Jeremy Clarkson, apresentador de Top Gear, fornece comentários no modo Autovista do jogo. Outras parcerias incluem um contrato de dois anos com a American Le Mans Series (ALMS). Mais de 500 carros e 26 pistas estão inclusos.

O jogo recebeu aclamação universal das críticas. Agregados websites como GameRankings e Metacritic relatam pontuações de 90.50% e 91 de 100, respectivamente. O Metacritic também relatou oito pontuações perfeitas de vários meio de comunicação. As críticas elogiaram a física aprimorada dos veículos, os visuais atualizados, e o forte design de som. Vários críticos também deram bastante atenção ao modo Autovista de Forza 4. Alguns críticos expressaram frustração com a funcionalidade do Kinect, e outros também notaram que o jogo não foi uma inovação suficiente, em comparação ao seu antecessor, Forza Motorsport 3. Estes críticos, entretanto, admitiram que o jogo teve uma vasta melhoria em relação a Forza 3.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Forza Motorsport 4 é um jogo de corrida, sendo o quarto na série Forza Motorsport. Como na franquia Gran Turismo da Sony, os Forzas são simuladores de corrida; a forte ênfase é posta na criação da pilotagem dos carros para parecer a mais realística possível. As corridas são conduzidas em pistas de circuito fechadas. Mais de 500 carros estão disponíveis na experiência bruta do jogo, desde carros comuns até carros de corrida.[2]

Os jogadores podem utilizar o Kinect para examinar cuidadosamente um ângulo usando uma nova funcionalidade de rastreamento de cabeça, permitindo que olhem em direção ao ápice de um ângulo ou a carros próximos. O controle ou volante é usado para controlar o carro enquanto o Kinect é usado independentemente para visualizar o redor do piloto.[3] Os jogadores também podem usar o Kinect como um controle. Nesta configuração, o jogo automaticamente acelera e desacelera o veículo do jogador utilizando uma versão modificada de uma funcionalidade conhecida como freio automático em Forza Motorsport 3. A direção é controlada através da colocação dos braços do jogadores estendidos como se estivesse controlando um volante invisível.[4] O Kinect também permite que o jogador use comandos de voz para iniciar corridas e navegar pelos menus.[5]

A novidade à série Forza é a funcionalidade conhecida como Autovista, projetada para que os jogadores andem e explorem dentro dos carros. Esta funcionalidade permite aos jogadores visualizar detalhes minuciosos, tais como pastilhas de freio, componentes do motor e detalhes do interior. Para mais informações, o jogador pode apontar certos recursos como os faróis, as rodas e o motor através de gravações de áudio,[6] podendo isso ser controlado por Kinect ou por um controle.[7] Inicialmente, apenas 24 carros no jogo suportavam a funcionalidade Autovista, uma vez que é principalmente usada para carros esportivos, clássicos ou oníricos.[8] Os gráficos usados para criar estes carros são formados por iluminação baseada em imagem, que permitiram que os desenvolvedores criassem reflexos perfeitos que imergiriam melhor o carro no ambiente, tanto quando o jogador estivesse dirigindo, quanto na garagem, visualizando o carro.[9]

Assim como em Forza 3, existe um modo carreira, no qual supõe que os jogadores corram em múltiplos locais ao redor do mundo. Conhecido como modo Turnê Mundial em Forza 4, anteriormente chamado de Season Play em Forza 3. Entretanto, uma nova funcionalidade que aparece em Forza 4 é a capacidade do jogo de adaptar-se a dificuldade, conforme o progresso dos jogadores aumenta na carreira e, coletando uma tendência de dados para ver como ele o realiza. Isto permite que os pilotos de inteligência artificial mudem e atualizem seus carros automaticamente para adequar-se as habilidades de pilotagem do jogador.[10] Há vários tipos de corridas além do formato padrão. Forza 4 inclui as corridas tradicionais, mas também possui drift, autocross e drag. Ao contrário de Forza 3, onde os jogadores não tinham a escolha de qual carro recebiam após subir de nível, em Forza 4 os jogadores são capazes agora de escolher um de vários carros como prêmio, que são automaticamente atualizados à qualidade máxima de suas respectivas classes.[10] Os jogadores podem importar seus perfis de Forza Motorsport 3 em Forza Motorsport 4, dando-lhes a capacidade de transferir uma certa quantidade de créditos do jogo e carros presenteados à sua nova garagem. A quantidade transferida permitida é baseada em quanto tempo jogaram e quantos carros e créditos eles têm.[11] Os jogadores têm a opção de criar clubes de carros e compartilhar carros em suas garagens no clube que escolheram. Jogos anteriores na série eram limitados a oito carros na pista, porém, Forza 4 suporta até 16 jogadores correndo online, e dois jogadores offline.[12]

Existem 26 pistas em Forza 4 para se competir. Estas pistas de corrida são mesclas entre pistas de circuito e ponto-a-ponto. Dezessete pistas do mundo real e oito fictícias estão inclusas. Cada pista apresenta uma configuração revertida e muitas têm outras mais. Três pistas de corrida do mundo real e uma fictícia foram adicionadas à franquia Forza: Hockenheimring, Indianapolis Motor Speedway, Infineon Raceway e Bernese Alps.[12] [13] [14]

↑a Lugar ou pista fictícia

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d Forza Motorsport 4 Fact Sheet Microsoft (6 de junho de 2011). Página visitada em 6 de junho de 2011.
  2. Ekberg, Brian (24 de agosto de 2011). Forza Motorsport 4: Under the Hood Part 2 (em inglês) Forzamotorsport.net. Página visitada em 10 de outubro de 2011.
  3. Kinect enabled head-tracking previewed in Forza 4 spotlight video, turns heads (video) (em inglês) Engadget (1 de junho de 2011). Página visitada em 12 de junho de 2011.
  4. E3 2010: Forza 4 Kinect Preview – Xbox 360 Preview at IGN (em inglês) IGN (15 de junho de 2010). Página visitada em 15 de junho de 2010.
  5. (19 de agosto de 2011). Forza Motorsport 4 - Gamescom 2011 - Career Mode Presentation with Dan Greenawalt. MotoGamesTV via YouTube. Acessado em 10 de outubro de 2011.
  6. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas MS-E3
  7. (7 de junho de 2011). E3: Forza Motorsport 4 Auto Vista mode. x360Racer via YouTube. Acessado em 14 de maio de 2012.
  8. Wert, Ray (7 de outubro de 2011). All 24 Top Gear car reviews hidden in Forza 4 (em inglês) Jalopnik. Página visitada em 10 de outubro de 2011.
  9. (10 de julho de 2011). E3 2011 Forza Motorsport 4 - Dan Greenawalt Presentation. Inside Sim Racing via YouTube. Acessado em 7 de outubro de 2011.
  10. a b Cowen, Nick (10 de junho de 2011). E3 2011: Forza 4 preview (em inglês) The Guardian. Página visitada em 12 de junho de 2011.
  11. North, Dale (26 de maio de 2011). Forza 4 lets you import Forza 3 profile, gifts cars Destructoid. Página visitada em 4 de junho de 2011.
  12. a b E3 2011: IGN Live - Forza 4 IGN (8 de junho de 2011). Página visitada em 10 de junho de 2011.
  13. (19 de agosto de 2011). Forza Motorsport 4 "The Making of Forza Motorsport 4 Series: Hockenheim". Turn 10 Studios via YouTube. Acessado em 10 de outubro de 2011.
  14. (2 de setembro de 2011). Forza Motorsport 4: Infineon Raceway. Turn 10 Studios via YouTube. Acessado em 10 de outubro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote