Galatasaray

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turquia Galatasaray  
—  Bairro (semt ou mahallele)  —
Fachada do Museu de Galatasaray
Fachada do Museu de Galatasaray
Galatasaray está localizado em: Istambul
Galatasaray
Localização de Galatasaray em Istambul
41° 2' 1" N 28° 58' 39" E
Cidade Istambul
Distrito Beyoğlu
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Liceu de Galatasaray
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Museu de Galatasaray

Galatasaray é um bairro do distrito de Beyoğlu, na cidade de Istambul, Turquia.

O centro do bairro é a Praça Galatasaray em turco: Galatasaray Meydanı, onde se situa o edifício que deu o nome ao bairro, o Liceu de Galatasaray (Galatasaray Lisesi), uma escola secundária fundado no século XIX, inspirada nos lycées franceses onde ainda hoje o ensino é fortemente francófono, e uma das mais prestigiadas da Turquia. Apesar do edifício datar do século XIX, o Galatasaray Lisesi é o sucessor de uma escola secundária criada em 1481, a Galata Sarayı Enderun-u Hümayunu (Escola do Palácio Imperial de Gálata). Foi no Liceu de Galatasaray que nasceu em 1905 o Galatasaray Spor Kulübü, um dos clubes de futebol mais famosos da Turquia. Em 1992 a escola deu origem à Universidade de Galatasaray.

O bairro faz parte da zona histórica de Pera, a qual está muito associada ao imaginário romântico de Istambul que teve o seu auge no século XIX. Desde a Idade Média que esta área a norte do Corno de Ouro foi o local de residência das comunidades europeias ocidentais estabelecidas em Constantinopla / Istambul, embora também aí vivessem gregos, arménios e outras comunidades cristãs e judias. A Praça Galatasaray situa-se sensivelmente a meio da artéria principal da área, a Avenida İstiklal (İstiklâl Caddesi), a antiga e chique Grande Rue de Péra (o francês foi uma língua muito usada em Istambul até ao princípio do século XIX, não só pelos levantinos franceses, mas também pelos turcos cultos). A Avenida İstiklal, uma das ruas mais animadas de Istambul socialmente e culturalmente, liga a zona central da antiga Gálata, onde se situava a comunidade genovesa na Idade Média, cujo marco principal é a Torre de Gálata, com a Praça Taksim.

Na Praça Galatasaray encontra-se uma escultura do artista turco cretense Şadi Çalık que comemora o 50º aniversário da República da Turquia.[nt 1]

Igualmente na Praça Galatasaray, encontra-se o Museu de Galatasaray (Galatasaray Müzesi), cujo nome oficial é "Centro Cultural e Artístico da Universidade de Galatasaray". Foi fundado em 1868[nt 2] ou 1905[nt 3] por Ali Sami Yen, o fundador do Galatasaray Spor Kulübü, um ex-aluno do Liceu de Galatasaray. Depois de ter estado inicialmente instalado em Kalamış, em 1919 foi mudado para o Liceu de Galatasaray, tendo reaberto em 2009 numa antiga estação de correios remodelada para o efeito. A maior parte das exposições permanentes do museu constam de memorabilia do Galatasaray Spor Kulübü e, em menor escala, do Liceu de Galatasaray.[nt 3]

Notas

  1. Artigo «Galatasaray (district)» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).
  2. Artigo «Galatasaray Museum» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).
  3. a b Artigo «Musée de Galatasaray SK» na Wikipédia em francês (acessado nesta versão).
Panorâmica da Avenida İstiklal desde a Praça Galatasaray, em frente ao Liceu de Galatasaray.


Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.