Hudson Hawk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hudson Hawk
Hudson Hawk - O Falcão Ataca de Novo (PT)
Hudson Hawk - O Falcão Está à Solta (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
1991 • cor • 100 min 
Direção Michael Lehmann
Produção Joel Silver
Roteiro Steven E. de Souza
Daniel Waters
Bruce Willis
Robert Kraft
Narração William Conrad
Elenco Bruce Willis
Danny Aiello
Andie MacDowell
James Coburn
Sandra Bernhard
Richard E. Grant
Idioma Inglês
Italiano
Música Michael Kamen
Robert Kraft
Cinematografia Dante Spinotti
Edição Chris Lebenzon
Michael Tronick
Estúdio Silver Pictures
Distribuição TriStar Pictures
Lançamento Estados Unidos 24 de maio de 1991
Brasil agosto de 1991
Portugal 2 de agosto de 1991
Orçamento US$65 milhões[1]
Receita US$17,218,080 (USA)[2]
Página no IMDb (em inglês)

Hudson Hawk (br: O Falcão Está à Solta / pt: Hudson Hawk - O Falcão Ataca de Novo) é um filme de comédia de ação estadunidense de 1991 dirigido por Michael Lehmann.[3] Bruce Willis estrela no papel-título e também co-escreveu a história. Danny Aiello, Andie MacDowell, James Coburn, David Caruso, Lorraine Toussaint, Frank Stallone, Sandra Bernhard, e Richard E. Grant também são destaque.[4]

O filme live action faz uso pesado de estilo-cartoon pastelão, incluindo efeitos sonoros, o que aumenta a assinatura do humor surreal do filme. A trama combina material baseado em teorias da conspiração, sociedades secretas, e mistérios históricos, bem como estranha tecnologia "clockpunk" à la filmes de Coburn como Our Man Flint da década de 1960.[5]

Um enredo recorrente no filme tem Hudson e seu parceiro Tommy "Five-Tom" (Aiello) cantando canções simultaneamente, mas em separado, ao mesmo tempo em que sincronizam suas façanhas. Willis-Aiello fazem duetos de "Swinging on a Star" de Bing Crosby e "Side by Side" de Paul Anka que estão presentes na trilha sonora do filme.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Conhecido arrombador é coagido a roubar três obras de Leonardo da Vinci que, juntas, revelam o segredo da transmutação do metal em ouro, mas a CIA entra em cena, bem como uma jovem que trabalha para o Vaticano.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Música composta e conduzida por Robert Kraft e Michael Kamen para o filme. Lançado pela Varèse Sarabande em 1991, há onze faixas no total.

  1. "Hudson Hawk Theme" - Dr. John (05:38)
  2. "Swinging on a Star" - Bruce Willis e Danny Aiello (02:53) - Cantado em ordem incorreta de versos (o enredo do filme refere-se ao comprimento da trilha original, 5:32)
  3. "Side by Side" - Bruce Willis e Danny Aiello (02:18) (o enredo do filme refere-se ao comprimento da trilha original como 6:00)
  4. "Leonardo" (04:55)
  5. "Welcome to Rome" (01:46)
  6. "Stealing the Codex" (01:58)
  7. "Igg and Ook" (02:22)
  8. "Cartoon Fight" (02:54)
  9. "The Gold Room" (05:57)
  10. "Hawk Swing" (03:41)
  11. "Hudson Hawk Theme" (instrumental) (05:18)

A canção "The Power" de Snap! é destaque, embora não incluída na trilha sonora, quando Hudson Hawk é levado pela primeira vez para a sede dos Mayflowers. Minerva Mayflower, interpretada por Sandra Bernhard, está sentada em uma mesa cantando a música enquanto joga em seus fones de ouvido.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas negativas em geral, com um podre 24% em Rotten Tomatoes com base em 33 comentários.[7]

O filme também não foi um sucesso de bilheteria, em parte porque o filme foi concebido como uma comédia absurda, mas foi comercializado como um filme de ação, um ano após o sucesso de Die Hard 2.[8] Quando o filme chegou ao vídeo caseiro com a etiqueta "Catch The Adventure, capturar a emoção, Catch The Hawk" foi alterado para "Catch The Adventure, Catch The Laughter, Catch The Hawk".[9]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Framboesa de Ouro[editar | editar código-fonte]

Ele recebeu três prêmios do Framboesa de Ouro para Pior Diretor (Michael Lehmann), Pior Roteiro e Pior Filme com indicações adicionais para Pior Ator (Bruce Willis), Pior Ator Coadjuvante (Richard E. Grant) e Pior Atriz Coadjuvante (Sandra Bernhard). Em sua autobiografia, With Nails, Richard E. Grant diariza a produção do filme em detalhes, observando a natureza ad hoc da produção e extensa reescrita do roteiro e enredo durante a filmagem real. Willis passou a se tornar uma das principais estrelas de bilheteria da década de 1990, mas não fez quaisquer incursões em roteiro.

Efeito sobre a TriStar Pictures[editar | editar código-fonte]

Hudson Hawk tem a dúbia distinção de ser o último filme produzido pela TriStar Pictures antes de serem comprados e se fundirem com a Columbia Pictures (que estava passando por dificuldades financeiras semelhantes). Porque Hawk (em conjunto com outros filmes mal sucedidos do mesmo estúdio) havia perdido tanto dinheiro, a Sony Corporation teve que salvar TriStar através da compra de seu estoque remanescente, e através da reorganização da empresa como parte do recém-formado Sony Pictures Entertainment. Tal como acontece com a United Artists, quando foram comprados pela MGM, Columbia e TriStar e foram autorizados a manter seus próprios logotipos, e para continuar a fazer filmes sob seus próprios nomes.

TriStar foi formada primeiro em circunstâncias semelhantes: com estoque comprado de agora extinta ITC Entertainment de Lew Grade, após o fracasso dispendioso dos quatro filmes ambiciosamente caros: Can't Stop the Music, The Legend of the Lone Ranger, Raise the Titanic, e Saturn 3.

Video game[editar | editar código-fonte]

Um videogame baseado no filme foi lançado em 1991 sob o título "Hudson Hawk" para vários computadores em casa e consoles de jogos. Sony Imagesoft lançou versões do jogo para o NES e Game Boy, enquanto Ocean Software lançou-o para o Commodore 64, Amiga, ZX Spectrum e Atari ST. É um jogo side-scrolling onde o jogador, como Hawk, deve roubar o Sforza e Codex da casa de leilões e o Vaticano, respectivamente. Então Castelo Da Vinci tem de ser infiltrado, a fim de roubar o cristal espelhado necessária para alimentar a máquina de ouro. Em sua jornada, Falcão deve enfrentar muitos adversários aves raras, incluindo cães basset que tentam jogá-lo para fora do telhado da casa de leilões, zeladores, fotógrafos, freiras assassinas, e um jogador de tênis (presumivelmente Darwin Mayflower).

Referências

  1. Greenberg, James. "FILM; Why the 'Hudson Hawk' Budget Soared So High", The New York Times, 1991-05-26. Página visitada em 2010-10-29.
  2. Hudson Hawk. Box Office Mojo.
  3. "Hudson Hawk", Washington Post, 1991-05-24. Página visitada em 2010-10-28.
  4. "`Hawk` Better Fly", Chicago Tribune, 1991-06-02. Página visitada em 2010-10-29.
  5. Plaskin, Glenn. "Real `Hudson Hawk`", Chicago Tribune, 1991-05-19. Página visitada em 2010-10-29.
  6. Easton, Nina J.. "Summer Movie Special : Bruce & Joel's Q & A Adventure : Partners-in-action Bruce Willis and producer Joel Silver fire away on everything from 'Hudson Hawk' to the press", The Los Angeles Times, 1991-05-19. Página visitada em 2010-10-28.
  7. http://www.rottentomatoes.com/m/hudson_hawk/
  8. Fox, David J.. "No Blockbusters Among This Crop of Memorial Day Movies", The Los Angeles Times, 1991-05-28. Página visitada em 2010-12-20.
  9. Fox, David J.. "'Backdraft' Burns 'Hawk's' Wings at the Box Office", The Los Angeles Times, 1991-05-29. Página visitada em 2010-10-03.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]