Jackie Wilson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jackie Wilson
Wilson em 1966
Informação geral
Nome completo Jack Leroy Wilson Jr.
Também conhecido(a) como Mr. Excitement, The Black Elvis
Nascimento 9 de Junho de 1934
Detroit, Michigan
Estados Unidos
Data de morte 21 de janeiro de 1984 (49 anos)
Mount Holly, Nova Jersey
Estados Unidos
Gênero(s) R&B, soul, pop
Ocupação(ões) Cantor
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1951 - 1975

Jack Leroy "Jackie" Wilson Jr. (Detroit, 9 de junho de 1934Mount Holly, 21 de janeiro de 1984), mais conhecido pelo nome artístico Jackie Wilson, foi um cantor e performer norte-americano.

Conhecido pelas alcunhas Mr Escitement e The Black Elvis, Wilson foi altamente importante na transição do rhythm and blues para o soul. Ele era conhecido como um showman, e como um dos cantores mais dinâmicos de R&B e da história do Rock. Ganhando fama em seus primeiros anos como um membro do grupo vocal The Dominoes, seguiu carreira solo em 1957 e gravou mais de 50 singles de sucesso que se estendeu de R&B, pop, soul, doo-wop e adult contemporary.

Durante um show beneficente em 1975, ele caiu no palco devido um ataque cardíaco quando cantava um de seus maiores sucessos "Lonely Teardrops". Jackie permaneceu em coma por quase nove anos, durante esse tempo ele nunca teve alguma melhora, Elvis Presley e Al Green costumavam o visitar no hospital.

Jackie foi enterrado em uma cova sem marcação, até que alguns fãs de Detroit arrecadaram dinheiro para lhe dar um túmulo digno. Ele influenciou artistas como Elvis Presley e Michael Jackson.

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.