Lúcio César

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Março de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Para outras pessoas denominadas Lúcio César ver Lúcio Júlio César
Lúcio César
8091 - Roma - Ara Pacis - Lucio Cesare - Foto Giovanni Dall'Orto - 28-Mar-2008.jpg
Governo
Vida
Nome completo Nascimento à adoção: Lúcio Vipsânio Agripa. Após adoção: Lúcio Júlio César
Nascimento 17 a.C.
Morte 20 de agosto de 2 (18 anos)
Marselha, Gália
Sepultamento Mausoléu de Augusto, Roma
Pai Marco Vipsânio Agripa
Mãe Júlia (filha de Augusto)

Lucius Julius Caesar (17 a.C.Marselha, 20 de agosto de 2), mais conhecido como Lúcio César, foi o segundo filho de Lúcio Vipsânio Agripa e Júlia (filha de Augusto).

Nasceu entre 14 de junho e 15 de julho de 17 a.C., com o nome Lúcio Vipsânio Agripa, mas quando foi adotado por seu avô materno o imperador romano Augusto, seu nome mudou para Lúcio Júlio César. No ano de seu nascimento Augusto adotou-o juntamente com seu irmão Caio César, e os dois cresceram e foram educados por seus avós.

Sendo ele e seu irmão herdeiros de Augusto, seguiram carreiras jurídicas e militares. Lúcio morreu na Gália vitimado por uma doença, em 20 de agosto de 2 d.C., com 18 anos de idade. Dezoito meses após morreu seu irmão Caio César, em 21 de fevereiro de 4 d.C. Seu irmão mais novo Agripa Póstumo foi então adotado por Augusto, juntamente com Tibério.

Tácito sugeriu que poderia ter havido jogo sujo de Lívia Drusa, mulher de Augusto, na morte de Lúcio. O motivo presumido seria a ascensão de seu próprio filho Tibério como herdeiro de Augusto.[1]


Referências

  1. Tácito, Anais 1.3

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Uma estátua de Lucius César pode ser vista em [1]