Nero Cláudio Druso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Julho de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Busto de Druso no Musée du Cinquantenaire, em Bruxelas

Nero Cláudio Druso (em latim: Nero Claudius Drusus; 38 a.C.9 a.C.), mais conhecido como Druso, foi enteado do imperador romano Augusto, filho mais novo de sua esposa, Lívia Drusa pelo seu primeiro marido, Tibério Cláudio Nero. Lívia, com dezenove anos de idade e grávida de Druso, se divorciou de Tibério Cláudio Nero e se casou com Augusto.[1] O futuro imperador Tibério era o irmão mais velho de Druso.[1] Augusto, que não tinha filhos varões, afeiçoou-se a Tibério e Druso e promoveu-lhes a carreira política e militar.

Druso casou-se com Antónia, a Jovem, a filha mais nova de Marco Antônio e Octávia,[2] irmã de Augusto. Eles tiveram vários filhos, mas apenas sobreviveram três: Lívila (Lívia Júlia), Germânico e o futuro imperador Cláudio.[3]

Tal como o irmão, Druso revelou-se um general dotado e estimado pelas tropas. A sua acção militar concentrou-se nas fronteiras norte do Império, ao longo dos rios Danúbio e Reno. Druso morreu prematuramente, em Mogúncia durante a campanha contra os Marcomanos em consequência de uma queda de cavalo. Os legionários erigiram um monumento em sua memória que ainda pode ser visitado em Mogúncia. Augusto chorou a sua morte e escreveu uma biografia do seu enteado que infelizmente não sobrevive.


Referências

  1. a b Guglielmo Ferrero, As mulheres dos césares (1911), Capítulo II, Lívia e Júlia [em linha] (em inglês)
  2. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Marco Antônio, 87.3
  3. Suetônio, Vidas dos Doze Césares, Vida de Cláudio, 1.6
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Nero Cláudio Druso
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.