Liam Gallagher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Liam Gallagher
Liam Gallagher.jpg
Informação geral
Nome completo William John Paul Gallagher
Nascimento 21 de Setembro de 1972 (42 anos)
Origem Manchester, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock
Britpop
Instrumento(s) Vocal
Pandeireta
Guitarra
Período em atividade 1991 - actualmente
Gravadora(s) Creation Records
Big Brother Records
Epic Records
Afiliação(ões) Oasis, Beady Eye
Página oficial oasisnet.com, [1]

William John Paul Gallagher, conhecido como Liam Gallagher, (Manchester, 21 de Setembro de 1972) é um músico britânico. Foi o vocalista da banda Oasis, banda que liderou juntamente com seu irmão Noel Gallagher. Foi também líder e vocalista do Beady Eye.

Conhecido pelo seu comportamento agressivo, seu singular modo de cantar e sua atitude, Liam Gallagher foi uma das figuras mais importantes do movimento Britpop e é um dos ícones da música britânica.[carece de fontes?]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Liam nasceu em 1972, filho de Thomas e Peggy Gallagher. Ele é o mais jovem de três filhos, os irmãos Paul (nascido em 11 de Janeiro de 1966) e Noel (nascido em 29 de Maio de 1967), pelos quais Liam é chamado carinhosamente de "nosso garoto". Quando Liam era criança, era frequentemente chamado de "Sombra da Peggy", por ser muito próximo à sua mãe. Quando ele tinha quatorze anos, sua mãe tomou Liam e seus irmãos e deixou seu pai, Thomas, que era alcoólatra.

Na escola, Liam conheceu Paul McGuigan, cujo apelido era "Guigsey", e os dois tornaram-se amigos. No começo dos anos 1990, Guigsey informou Liam que sua banda, "The Rain" (nome inspirado em uma canção dos Beatles), precisava de um vocalista, e Liam ofereceu-se. Liam tornou-se o compositor das músicas da banda, com Paul "Bonehead" Arthurs - que também era o guitarrista da banda. O recém-formado grupo musical fazia ensaios uma vez por semana, e não conseguiu fazer muitos shows. Após um dos raros shows de 1992, Noel Gallagher, após estar viajando pelos Estados Unidos como roadie da banda Inspiral Carpets, assistiu à performance. Sua opinião foi bastante crítica, classificando-os como "uma enorme merda". Também disse que "as músicas são horríveis", mas viu qualidades no grupo e ofereceu-se para entrar na banda, com a condição de que seria o líder e o compositor de todas as músicas e que o nome da banda passaria de The Rain para Oasis, nome de um pub em Manchester onde os Beatles se apresentavam. E em 1997, no Brit Awards, Liam comentou que a banda Spice Girls não ganharia nenhum prêmio, mas aconteceu o contrário, elas ganharam e a integrante Melanie C, que na época era a Sporty Spice, falou dele o provocando:

"Liam venha aqui e mostre que você é o bom".

As Spice Girls ganharam os dois principais prêmios da noite.

Sob a liderança de Noel, o Oasis adquiriu um contrato com uma gravadora e fez o álbum Definitely Maybe, que em 1994 tornou-se o mais vendido álbum de estréia na história da Inglaterra (esse recorde foi batido no ano de 2006 pelo grupo Arctic Monkeys com o álbum Whatever People Say I Am, That's What I'm Not ). Liam foi elogiado por sua performance, e sua presença tornou a banda muito popular. O segundo álbum, (What's the Story) Morning Glory? foi ainda mais bem sucedido, tornando-se o segundo álbum mais vendido na história da Grã-Bretanha.

A vida de Liam "no olho do furacão" não tem passado despercebida - está cheia de polêmica. Ele regularmente se envolve em discussões com membros da mídia, como aconteceu, por exemplo, quando chamou para a briga um fotógrafo que estava na parte de fora do hospital no qual sua namorada havia dado à luz seu filho Gene. Em 1 de Dezembro de 2002 ele quebrou vários dentes e ficou com escoriações faciais após uma briga em um hotel de Munique. Liam e o baterista Alan White foram presos, mas logo depois foram liberados sem pagar fiança. Contudo, o Oasis teve de cancelar o show, por causa dos machucados de Liam. Ele tem se envolvido em discussões e disputas com celebridades que vão desde Robbie Williams e John Lydon até o antigo baterista do Oasis, Tony McCaroll, e até mesmo seu irmão, Noel Gallagher.

Liam conheceu sua primeira esposa, Patsy Kensit, em 1994, e casou-se com ela em 7 de Abril de 1997. Deste casamento, tem um filho: Lennon Francis Gallagher, que nasceu em 13 de Setembro de 1999. O casal se separou em Setembro de 2000, logo depois que Noel anunciou que estava se separando de Meg Matthews. Pouco tempo depois do divórcio, Liam começou um relacionamento com Nicole Appleton, da banda britânica All Saints, e que atualmente canta com sua irmã no grupo The Appletons. O filho deste casal, Gene, nasceu em 3 de Julho de 2001. A música Songbird, de Liam, é dedicada para Nicole. Liam também tem uma filha chamada Molly, nascida em 1997, da cantora Lisa Moorish. Em 2013 Liam se separou de Nicole Appleton, em decorrência a uma suposta filha que ele teve com uma jornalista.

Liam também é dono de uma grife criada por ele mesmo, a Pretty Green, na qual ele também atua como modelo masculino.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Liam Gallagher foi eleito melhor vocalista de todos os tempos pela XFM, em uma votação da rádio inglesa aberta ao público. O ex-Oasis ficou à frente de grandes nomes como Freddie Mercury (2º lugar), do Queen, e Jim Morrison (8º lugar), do The Doors.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Liam Gallagher
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Liam Gallagher