Marco Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marco Paulo
Informação geral
Nome completo João Simão da Silva
Nascimento 21 de janeiro de 1945 (79 anos)
Origem Mourão
Nacionalidade português
Gênero(s) Pop
Ocupação(ões) Cantor, Apresentador de televisão
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade

Marco Paulo ComIH (Mourão, 21 de janeiro de 1945), nome artístico de João Simão da Silva, é um dos mais populares cantores portugueses.[1]

Recebeu até hoje 140 galardões de platina, ouro e prata — e até um de diamante — por vender mais de um milhão de cópias, um recorde em Portugal.[2][3] Marco é um dos músicos recordistas de vendas em Portugal, com vendas superiores a 5 milhões de cópias.[4][5][6]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

João Simão da Silva nasceu a 21 de janeiro de 1945 em Mourão, no Alentejo. Estreou-se nas festas de Alenquer a cantar a "Campanera" de Joselito. No ano seguinte, teve o maestro Nóbrega e Sousa a acompanhá-lo, ao vivo. Aos 14 anos entra para o rancho folclórico de Alenquer onde esteve dois anos como cantor até ir viver para o Barreiro.

Em 1963, já a viver no Lavradio, no município do Barreiro, começou a ter aulas de canto com Corina Freire.[7] Foi aí que acabou sendo descoberto, durante um ensaio, pela cantora Cidália Meireles, que tinha um programa de televisão de grande sucesso, o "Tu Cá, Tu Lá". Em 1973 participou na revista Simplesmente Revista no Teatro Capitólio, com José Viana.

Fica em terceiro no Festival da Canção da Figueira da Foz com "Vida, Alma e coração". Mário Martins, da Valentim de Carvalho (a grande editora dos maiores nomes do mercado como Duo Ouro Negro, Amália e Carlos Paredes) convida-o para gravar um disco.

Os primeiros sucessos[editar | editar código-fonte]

O seu primeiro disco, editado no ano de 1966, foi um EP com os temas "Não Sei", "Estive Enamorado", "O Mal às Vezes é Um Bem" e "Vê".

Em 1967 participa no Festival RTP da Canção com "Sou Tão Feliz" de António Sousa Freitas e Nóbrega e Sousa.[8] Foi depois para a Madeira cantar com Madalena Iglésias. A partir daí passou a profissional. [9]

Grava com Simone de Oliveira o tema "Tu e Só Tu", uma versão em português de "Somethin' Stupid".

É chamado para a tropa tendo ido para a Guiné-Bissau onde foi escriturário. Mário Martins, fazia sempre questão que ele viesse de férias ao continente onde gravou os discos que iam sendo lançados. Foram gravados vários Ep's e um álbum.

Do Festival RTP da Canção de 1969 recupera "Canção Para Um Poeta" e "Os Fios da Esperança" de Madalena Iglésias e Daniel, respectivamente.

No ano de 1970 grava, com músicos do Quarteto 1111, versões de temas do Eurofestival desse ano como "Gwendoline" e "Todas As Coisas Me Falam De Ti". Não chega a participar no concurso Olimpiadas da Canção com "O Homem e o Mar" por ficar desclassificado.

No ano de 1972 fica em quarto lugar no concurso Rei da Rádio desse ano. Em 1975 é lançado o single "O Mais Feliz do Mundo".

1977 é o ano do single "No Comboio da Meia Noite", versão de um tema da autoria de Peter Yellowstone e Robert Danova.

Os discos de Ouro[editar | editar código-fonte]

Em 1978 obtém um grande sucesso com o single "Canção Proibida"/"Ninguém Ninguém" que vende mais de 85 mil cópias. É o primeiro disco de ouro do cantor. Em 1979 obtém novo disco de Ouro com o single "Mulher Sentimental". Em 2 anos obtém 2 discos de ouro e 3 de prata. [10] Lança também a compilação "Concerto Ligeiro".

O single "Eu Tenho Dois Amores", editado em 1980, torna-se no seu maior êxito com 195 mil discos vendidos (3 discos de Ouro, 1 de Prata). Em 1981 é editado o single "Mais e Mais Amor", que atinge um disco de prata e dois de ouro, com 130 mil discos vendidos.

Em 1982 regressa ao Festival RTP da Canção com "Se Este Amor Acabar é o Fim do Mundo’, da autoria de João Henrique e Fernando Guerra, mas o tema passou quase despercebido.

Disco de Ouro para o single "Anita", versão de um sucesso de Costa Cordalis. Também é editada a colectânea "O Disco de Ouro" com os maiores êxitos dos primeiros 15 anos de carreira. O álbum vende mais de 140 mil exemplares (4 discos de ouro).

Edita o single "Flor Sem Nome", em 1983. O single "Morena Morenita", que incluía um poster grátis, é editado em julho de 1984 e alcança o Disco de Ouro. São editadas duas compilações com o nome "Os Grandes Êxitos". Ainda em 1984 é editado o álbum "Romance", novo disco de ouro, que incluía sucessos como "Deixa Viver", "Nasci Para Cantar" e "Só Falei Para Dizer Que Te Amo" (uma versão de "I Just called" de Stevie Wonder).[10]

O álbum "Sedução", editado em 1986, inclui temas como "Amor Italiano", "Dono do Meu Coração" e "Quem Fomos Ontem". Toy assina os temas "Portugal Sonhado", "Tanto Mel Tanto Amor" e "Perdoa-me". Também grava "Canção da Alegria" de Joaquim Pessoa e Tózé Brito. O disco obtém o galardão de disco de prata. [10]

Em 1988 é editado o álbum "Marco Paulo" e o single "Joana". A reacção do público a "Joana" seria imediata: uma semana após a sua edição era Disco de Ouro, e acabaria por alcançar quatro platinas, com 145 mil singles vendidos. António José (o letrista da maioria das letras) é substituído pelo também produtor Mário Martins que já tinha assinado uma das adaptações do disco anterior.

"Sempre Que Brilha O Sol", também editado em 1988, é mais um dos grandes êxitos do cantor, alcançando quatro discos de ouro.

Participa no Festival da OTI com "Rosa Morena" da autoria de Mário Martins e Nuno Nazareth Fernandes.

A continuação do sucesso[editar | editar código-fonte]

Em 1990 é editado o álbum "De Todo O Coração". "Um Amor Em Cada Porto" , "Ai Ai Meu Amor" e "O Amor é Tudo" são os grandes sucessos desse disco, Recebe três discos de prata, dois de ouro e um de platina.

Com o single "Taras e Manias", de 1991, obtém cinco discos de platina (160 mil discos vendidos). É ainda lançada a colectânea "Maravilhoso Coração" com 25 sucessos, que obtém 2 pratas, 3 ouro, 2 platinas (cerca de 175 mil discos vendidos).[10] Na sequência desse êxito, recebe o Troféu de Diamante.[11]

Em Janeiro de 1993 é editado o álbum "Amor Total" que se torna em mais um campeão de vendas. Os temas em maior destaque foram "Amante, Irmão, Amigo" e "Coração Deserto". A partir de Abril de 1994, apresenta na RTP o programa de televisão "Eu Tenho Dois Amores". [10] Emitido nas noites de domingo, foi um verdadeiro sucesso de audiências, e dos 13 programas inicialmente previstos, foram afinal transmitidos 67.

É editado o álbum "Beijinhos Doces" (1995), que de novo o coloca no topo das tabelas de álbuns vendidos, e é lançada a biografia da autoria do jugoslavo Popovitch. [12]

Em 1996 apresenta, ainda na RTP, o programa "Música no Coração". Em Junho de 1996 é operado ao cólon, para remover um tumor. Seguem-se sessões de quimioterapia. Segundo as Selecções do "Reader's Digest", até ao final do ano de 1996, Marco Paulo tinha vendido mais de 3,5 milhões de álbuns e obtido cerca de 60 discos de ouro e platina, numa carreira, até à altura, com 30 anos de actividade musical.

Em 1997, recuperado da batalha contra o cancro, lança o álbum "Reencontro". O primeiro disco com vários temas originais fugindo ao padrão de discos de versões a cem por cento. Os maiores sucessos deste disco são "Chegou O Noivo e Amor Eterno". Este disco teve produção musical, arranjos e direção musical de Filipe Neves que assinou vários temas inéditos. No ano de 1999 é editado o álbum "Alma Gémea".

Mudança de editora[editar | editar código-fonte]

Depois de 34 anos ligado à mesma editora, Marco Paulo decidiu dar um novo rumo na sua carreira e assinou com a Zona Música. O disco "35 Anos da Nossa Música", com temas como "Nossa Senhora", "Te Amo, Te Amo" e "Amália A Nossa Voz", foi editado em 2001.

Em 2003 é editado o disco "As Nossas Canções" com a revisitação de clássicos da música portuguesa como "Nem às Paredes Confesso". É lançado o livro "Música no Coração" de Palmira Correia (numa edição especial da Revista Caras).

A EMI lança, em 2004, a compilação "Ouro e Platina (1978–2003)" com um conjunto de vinte canções às quais foram atribuídos os galardões máximos da Indústria Discográfica. Inclui ainda, em edição limitada, o CD Bónus "Os Primeiros Sucessos (1966–1977)".

Na Zona Música é editado o álbum "Amor Sem Limite", com produção de Ramon Galarza, apenas com versões de temas de Roberto Carlos. Em 2005 lança novo CD: "40 Anos de Amor Eterno".

Reviravolta[editar | editar código-fonte]

Marco Paulo escolheu o ano de 2007 para dar uma reviravolta positiva na sua longa vida de cantor. O disco, com produção e arranjos de Ramon Galarza, chama-se "Marco Paulo" e é um disco apenas com temas originais.[13] Entre os músicos, que entretanto viraram compositores, estão os teclistas Justino e Pedro Mota, o director musical da banda, Vicente, e ainda Ménito Ramos, Tó Sanches, Rui Vasconcelos e a autora estreante do tema selecionado para single, Lara Afonso

As editoras Farol e a iPlay lançaram em 2008 uma compilação "O Melhor de Mim" com alguns dos seus principais êxitos.[13]

No ano de 2009 lança, através da editora Espacial e com distribuição da Farol Música, o álbum "De Corpo E Alma" com 13 temas, sendo que 3 são versões. O disco contou ainda com a colaboração de Ricardo Landum na composição. Este álbum torna-se dupla platina. [13]

Em Maio de 2010 é editada uma compilação na colecção "Perfil" com o repertório gravado para a Valentim de Carvalho. Em Dezembro desse ano é lançado o CD "Vida", através da editora Espacial, que recebe dois discos de ouro e um de platina. Em (2011) fez uma participação especial na novela Laços de Sangue, da SIC.[14]

No ano de 2015 edita o disco "Diário", alcançando 2 discos de platina. Os temas de maior destaque foram "O que é que fazes esta noite" e "Além da Cama".

Em 2016 realiza a Tour 50 Anos, pela comemoração dos seus 50 anos de carreira (1966–2016). Realiza concertos nas salas mais emblemáticas do país — Coliseu de Lisboa e do Porto. Vence o Prémio Mérito e Excelência nos Globos de Ouro da SIC.[15]

Em 2017 é editado "Ao Vivo No Campo Pequeno — Tour 50 Anos"‎ em formatos duplo CD e DVD.

Desde 5 de junho de 2021, o artista tem um programa semanal na SIC, Alô Marco Paulo, apresentado por si e por Ana Marques.[16]

A 2 de maio de 2022, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.[17]

No dia 1 de Janeiro de 2023, uma série biográfica sobre o artista foi lançada no canal SIC e plataforma OPTO SIC. [18]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns e Colectâneas[editar | editar código-fonte]

  • E Os Sucessos (LP, AVD) 8E 062 40036
  • Ver E Amar (LP, AVD) 8E 062 40084
  • Concerto Ligeiro (Colectânea, VC, 1979) 8E 07240485
  • O Disco de Ouro (colectânea, 1982) 2VCLP 10.002 — 4xOuro
  • Os Grandes Êxitos I (colectânea, VC, 1984)
  • Os Grandes Êxitos II (colectânea, VC, 1984)
  • Romance (LP, VC, 1984) — Platina
  • Sedução (LP, EMI, 1986)
  • Êxitos (Colectânea, EMI, 1987)
  • Êxitos 2 (Colectânea, EMI, 1988)
  • Marco Paulo (LP, EMI, 1988)
  • De Todo o Coração (LP, EMI, 1990)
  • Maravilhoso Coração 25 Super Êxitos (colectânea, EMI, 1991)
  • Amor Total (CD, EMI, 1993)
  • Beijinhos Doces (CD, EMI, 1995)
  • Eu Tenho Dois Amores — Colecção Caravela (colectânea, EMI, 1996)
  • Reencontro (CD, EMI, 1997)
  • Alma Gémea (CD, EMI, 1999)
  • 35 Anos da Nossa Música (CD, Zona Música, 2001)
  • As Nossas Canções (CD, Zona Música, 2003)
  • Ouro e Platina 1978–2003 (colectânea, EMI, 2004)
  • Amor Sem Limite (CD, Zona Música, 2004)
  • 40 Anos de Amor Eterno (CD, Zona Música, 2005)
  • Marco Paulo 2007 (CD, Zona Música, 2007)
  • O Melhor de Mim (Colectânea, Farol/iPlay, 2008)
  • De Corpo e Alma (CD, Espacial, 2009)
  • Perfil (Colectânea, iPlay, 2010)
  • Vida (CD, Espacial, 2010)
  • Diário (CD, Espacial, 2015)
  • Ao Vivo No Campo Pequeno — Tour 50 Anos (DVD+CD, Espacial, 2017)
  • Marco Paulo (CD Espacial, 2019)
  • As nossas canções — Ao vivo no altice arena (DVD+CD, Espacial, 2019)
  • Por ti (CD Espacial, 2022)

Singles e EPs[editar | editar código-fonte]

  • Não Sei/Estive Enamorado/O Mal às Vezes é Um Bem/Vê (EP, AVD, 1966) 7LEM 3172
  • Gina/Sei Entender O Mar/Pergunta Ao Vento/Amor, Sempre Amor(EP, AVD, 196) 7LEM 3183
  • Sou Tão Feliz (EP, AVD, 1967) 7LEM 3184 [Sou Tão feliz/Acto de Contradição/Outro Dia Virá/Minha Sina, Meu calvário]
  • Balada das Horas (EP, AVD, 1967) 7 LEM 3192 [O Mar embalou Meu Destino/Só Depois do Fim/Balada das Horas/Lista É Tudo Isto]
  • São Francisco (EP, AVD, 1967) 7LEM 3193 [S. Francisco /A Música Termina / Eu, Você e A Rosa / Falem-me Dela]
  • Pouco Mais/O Resto da Vida/O Nosso Mundo/Tema Para Uma Canção (EP, AVD, 1967) 7LEM 3204
  • Balada À Minha Mãe / Eu Não Sou Eu / Vale A Pena Viver / No Dia Em Que Vi Maria (EP, AVD, 1967) 7LEM 3206
  • Tu Só Tu (EP, Decca, 1967) — Tu Só Tu/Gatinha Nem Sol Nem Lua/Anouschka [Simone & Marco Paulo]
  • Canção Para Um Poeta / De Braço Dado/Os Fios da Esperança/O Mundo É de Todos (EP, AVD, 1969) 7LEM 3230
  • Oh Lady Mary/Rendição / Por Esse Mundo/Junho (EP, 1969) 8 E016–40019 M
  • Canta Eurovisão 1970 [Toc-Toc / Gwendoline / Marie-Blanche / Todas As Coisas Me Falam De Ti] (EP, AVD, 1970) 8E016–40065 M
  • O Homem E O Mar (EP, AVD, 1970) [O Homem E O Mar / Amar É Vencer / Ver E Amar / Lutar è Viver] 8E016–40 074
  • Love Story / Que Me Importa Morrer (Single, AVD, 1971) 8E 006–40 139 M
  • Fala Amorosamente [tema de O Padrinho] / Poderia Ser, Eu / Tu És Mulher Não És Uma Santa / Oração do Amor Perdido (EP, AVD, 1972) 8E016 40231
  • Com O Vento Vou Cantando / Amor Para Um Momento (Single, EMI, 1975) 8E 006–40 365 G
  • O Mais Feliz do Mundo / Não Há Final Jamais (Single, EMI, 1975) 8E 006–40 366 G
  • No Comboio da Meia Noite / Deixei Minha Terra (Single, EMI, 1977) 8E 006 40441 G
  • Canção Proibida / Ninguém Ninguém (Single, EMI, 1978) 8E 006 40467 — 1.º disco de ouro
  • Mulher Sentimental / Nina (Single, EMI, 1979) 8E 006 40467
  • Amar É Saber Perdoar (Single, EMI, 1980)
  • Eu Tenho Dois Amores / Tão Amantes Que Nós Fomos (Single, EMI, 1980)
  • Mais e Mais Amor/Quem Vier Por Bem (Single, EMI, 1981)
  • É O Fim do Mundo / Vou Recordar (Single, EMI, 1982)
  • Anita / Feiticeira Da Praia (Single, EMI, 1982)
  • Flor Sem Nome / Cá Se Faz Cá Se Paga (Single, EMI, 1983)
  • Morena Morenita / Mulher Sonhada (Single, EMI, 1984)
  • Só Falei Para Dizer Que Te Amo / Melodia (Single, EMI, 1984)
  • Deixa Viver / Nasci Para Cantar (Single, EMI, 1984) 1775417
  • Se Deus Quiser / Quem Te Viu, Quem Te Vê (Single, EMI, 1985)
  • Dono do Meu Coração / Canção da Alegria (Single, EMI, 1986)) 1775947
  • Amor Italiano / Portugal Sonhado (Single, EMI, 1986) 1775997
  • Sonho Tropical (Single, EMI, 1987)
  • Joana / Vozes do Vento (Single, EMI, 1988) 1776527
  • Sempre Que Brilha O Sol / Canto De Amor (Single, EMI, 1988) 1776547 -
  • Anjo Azul / Sonho Tropical (Single, EMI, 1988) 1776667
  • Quando O Pai Cantava (Single, EMI, 1988)
  • Um Amor Em Cada Porto / Quero Ser O Teu Amor (Single, EMI, 1990) 1776917
  • Ai, Ai, Ai Meu Amor (Single, EMI, 1990)
  • Taras e Manias / Canção Do Amor Urgente (Single, EMI, 1991) 1777087
  • Maravilhoso Coração, Maravilhoso / Rosa Morena (Single, EMI, 1991) 1777077
  • Perco a Cabeça (Single, EMI, 1993)
  • Amante, Irmão, Amigo (Promo, 1993)
  • Amália (Single, EMI, 1995)
  • Chegou O Noivo (Promo, 1997)
  • Cafê da Manhã (ZM, 2005)
  • Assim Foi (Asi Fue) (Single, Espacial, 2017)

Referências

  1. «Marco Paulo». Infopédia. Consultado em 17 de julho de 2013 
  2. «Marco Paulo encerra festa dos 50 anos de carreira com três espetáculos». Jornal de Notícias. Consultado em 2 de fevereiro de 2017 
  3. «Marco Paulo completa 50 anos de carreira». RTP. Consultado em 2 de fevereiro de 2017 
  4. «MARCO PAULO». Rockhal. Consultado em 4 de fevereiro de 2016 
  5. «40 Anos de Amor Eterno». Fnac. Consultado em 4 de fevereiro de 2016 
  6. AE (29 de Maio de 2010). «Marco Paulo AE». AE. Consultado em 2 de fevereiro de 2017 
  7. http://www.macua.org/biografias/corinafreire.html
  8. «Cópia arquivada». Consultado em 29 de junho de 2012. Arquivado do original em 4 de setembro de 2007 
  9. «Cópia arquivada». Consultado em 29 de junho de 2012. Arquivado do original em 10 de fevereiro de 2009 
  10. a b c d e http://www.topdisco.blogspot.com
  11. https://www.jn.pt/artes/marco-paulo-celebra-hoje-75-anos-11731800.html
  12. http://arquivo.pt/wayback/20120123104626/http://www.seleccoes.pt/marco_paulo/
  13. a b c «Cópia arquivada». Consultado em 15 de novembro de 2018. Arquivado do original em 23 de outubro de 2014 
  14. http://www.sic.pt
  15. http://sicnoticias.sapo.pt/cultura/2016-05-16-Marco-Paulo-vence-Premio-Merito-e-Excelencia-nos-Globos-de-Ouro
  16. Lambertini, Miguel (7 de junho de 2021). «"Alô Marco Paulo", estás aí, ou perdemos-te para sempre?». NiT. Consultado em 23 de junho de 2021 
  17. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "João Simão da Silva". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 21 de junho de 2022 
  18. Caetano, Beatriz (31 de dezembro de 2022). «"Marco Paulo" é mais do que um cantor. Série chega à SIC com a história de João Simão». TV Contraluz. Consultado em 6 de janeiro de 2023 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]