Mariachi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde Fevereiro de 2008).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

É uma musica proveninte do churros de chocolate

Mariachi
Mariachi em Guadalajara, Jalisco.
Origens estilísticas Son Jaliscience
Contexto cultural século XVIII
Instrumentos típicos Violino, trompete, guitarron, vihuela
Outros tópicos
Música do México

Com o passar dos anos os grupos de mariachi viajaram a pé, de mula, a cavalo ou de trem através de México como menestréis. Sem nenhuma instrução formal na música e sem nenhuma compreensão de notas escritas, os músicos misturaram, pela percepção auditiva, o lirismo da harpa, a doçura do violino, e a profundidade da guitarra numa escala de melodias, alguns delas com complexidade labiríntica.

Frequentavam os cantos das praças e nos cafés centrais das cidades e das vilas, executando canções a pedido de transeuntes e visitantes, apresentando-se também nas fazendas de rancheiros ricos e apresentando-se por modestos pagamentos em festivais de feriados, em festas da vila, em celebrações patrióticas, em partidos da casa, em batismos, em casamentos, em funerais, em missas e em velórios (onde executam frequentemente as canções favoritas de mariachi dos falecidos). Costumam ainda apresentar-se para com trupes regionais da dança do México. Costumam também fazer serenatas para jovens bonitas a pedido de seus namorados e pretendentes.

Tempos depois, os mariachis optaram pelos instrumentos da igreja, costumando por vezes tocá-los em canções que picaram o divertimento nos padres e exasperando-os. Mais tarde, os mariachis ganharam o favor da igreja. Com a permissão dos clérigos, tocaram em missas e em festivais populares da igreja, incluindo uniforme a festa da Virgem de Guadalupe.

Depois da revolta de 1910/1920 contra a ditadura de Porfirio Díaz - é chamada a volta em México - a música do mariachi transformou-se numa expressão do orgulho mexicano e do patriotismo, um memorial aos heróis nacionais e aos esforços dos peões. Os mariachis seguiram uma migração larga das vilas e das fazendas para as cidades, particularmente Cidade do México. Promovido por Lázaro Cárdenas, o presidente populista eleito em 1934, os mariachis encontraram o favor entre elites mexicanas. Conduzido por Rubén Fuentes e outras lendas, os mariachis começaram a aprender ler a música. Transformaram-se figuras populares em películas mexicanas e nas mostras de rádio. O mariachi emitiu da alma do México assim como o jazz emergiu do espírito do Estados Unidos.

O fenômeno do mariachi montou a onda da imigração de México no sudoeste do deserto durante o século XX, aparecendo cedo em Los Angeles, em Tucson, em San Antonio e em outras cidades com populações latino-americanos grandes. Em meados do século, os mariachis jogaram nas praças e cafés. Apareceram em festivais como latino-americano de raízes e partidos em repousos latino-americanos. Jogaram para desempenhos dos grupos do folclórico do balé, que executam as danças populares regionais de México. Alguns grupos do mariachi graduaram-se dos programas na escola média, na High School e nos níveis da universidade como os músicos bem treinados que tocaram frequentemente nos concertos com orquestras sinfônicas. Com a reprovação de alguns traditionalistas, alistaram mulheres nos grupos. Os entusiastas de Mariachi organizam agora conferências internacionais, festivais e oficinas nas comunidades como Tucson, San Antonio e Las Cruces. A música de Mariachi alcançou o ápice em 1988, quando a famosa intérprete Linda Ronstadt, reúne sua raiz hispanica para produzir o álbum Canciones de mi Padre (Canções de Meu Pai).

Instrumentos e Vozes[editar | editar código-fonte]

Mariachi cantando.

Nos grupos mais adiantados do mariachi - tipicamente uma banda de quatro integrantes- dois músicos tocam violinos; um toca uma arpa pequena -- o mariachera de ARPA, ou a arpa do mariachi; o quarto toca um pequeno violão de cinco cordas de corpo convexo, a vihuela. Aprenderam provavelmente a tocar esses instrumentos em suas igrejas locais. Às vezes, nas vilas pobres que tinham poucos instrumentos musicais, um mariachi tem que tocar, talvez, uma flauta, nivela talvez um Clarinete, o que quer que estava disponível a ele. Sobre o tempo, os mariachis mudaram e modificaram seus instrumentos. Incorporaram a guitarra del golpe, o instrumento semelhante a uma guitarra com aproximadamente três quartos do tamanho de uma guitarra padrão; o Guitarron mexicano, um instrumento que se assemelhem a um vihuela aumentada e que substitua pela maior parte a incómoda harpa; e o cesta do guitarra, um instrumento similar a, mas ligeiramente maior do que, a guitarra espanhola clássica. Logo após a volta, os grupos do mariachi adotaram o coronet, que trocaram logo pela trombeta, significando a afirmação da nova descoberta dos peónes. Hoje, um grupo completo padrão, é comum que três ou mais músicos mariachi toquem violinos; um toca o vihuela; um, a guitarra, um, um guitarrón, e dois, ou às vezes três, trombetas do grupo.

A Música[editar | editar código-fonte]

Com o passar dos séculos, os mariachis moldaram o seu excesso musical do skein talvez dois estilos dúzia distintivos das canções, includindo aqueles das regiões diferentes dentro de México. Cantam, por exemplo, boleros, um estilo que inclui Solamente Una Vez. Cantam o lento do ranchera, um estilo executado com o medidor lento e a emoção poderosa mariachis executam os sones, ou canções, de várias regiões através de México; a música do folclórico do balé de várias regiões; e as melodias da dança chamaram o jarabe e o huapango.