Marina Person

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Marina Person
Nome completo Marina Izaura Jeha Person
Nascimento 15 de fevereiro de 1969 (45 anos)
 São Paulo Capital
 Brasil
Ocupação Apresentadora, cineasta, atriz
Cônjuge Gustavo Moura
IMDb: (inglês)

Marina Izaura Jeha Person (São Paulo, 15 de fevereiro de 1969), é uma atriz, cineasta e apresentadora brasileira. Foi Vj da MTV Brasil entre 1995 e 2011. Atualmente, apresenta os programa Metrópolis, na TV Cultura, junto a Adriana Couto, Manuel da Costa Pinto e Cunha Jr e "O Papel da Vida", no Canal Brasil. Também faz o "Cinedrops"na Rádio Eldorado, boletins diários que falam de música e cinema. . Foi contratada em 2011 pelos canais TV Cultura, Glitz* e Canal Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois de trabalhar na produção do Cine MTV em seu antigo formato durante três anos, Marina passou à frente das câmeras, apresentando seu próprio programa em 1996. Desde então, apresentou diversos programas na casa, como os extintos Supernova, Piores Clipes do Mundo, Contato e Meninas Veneno, que em 2002 ganhou o prêmio de melhor programa do ano da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Em Los Angeles, Marina cobriu por vários anos a cerimônia de premiação de cinema da MTV americana, o MTV Movie Awards, entrevistando nomes do cinema hollywoodiano como Cameron Diaz, Samuel L. Jackson, Katie Holmes, Courteney Cox Arquette e Jennifer Love Hewitt, entre outros.

No ano de 2000, com exclusividade, a popstar Madonna entrou para lista de entrevistados da VJ, que inclui nomes como Francis Ford Coppola e Jon Landau, produtor de Titanic.

Formada em Cinema pela ECA e filha do cineasta e diretor teatral paulista Luís Sérgio Person, e da fotógrafa e cineasta Regina Jeha. Irmã de Domingas Person, Marina já trabalhou como operadora de som, cinegrafista e diretora em diversos filmes de curta e longa-metragem, como Capitalismo Selvagem, de André Klotzel, e Perfume de Gardênia, de Guilherme de Almeida Prado, entre outros.

Em 1996, escreveu e dirigiu o curta-metragem Almoço Executivo, em parceria com Jorge Espírito-Santo, que recebeu os prêmios de Melhor Direção nos Festival de Gramado, RioCine 96 e Guarnicê do Maranhão (Menção Honrosa) em 1997.

Na TV Cultura, em 2003, ela apresentou parcialmente seu projeto mais ousado: Person - um cineasta de São Paulo, que reunia depoimentos de amigos, estudiosos e os de seus próprios familiares, na tentativa de realizar um mosaico sobre a figura do pai.

Em 1º de abril de 2006 estreou em São Paulo, no festival É Tudo Verdade, a versão final deste projeto que, depois de oito anos, se tornou um documentário de 73 minutos sobre a vida e a obra de Luiz Sérgio Person (São Paulo, Sociedade Anônima e O Caso dos Irmãos Naves) resgatando a importância do cineasta, que embora seja reconhecida no meio artístico, ainda não é muito familiar ao grande público. O documentário traz a reconstituição da história de Person através da viagem pessoal de suas filhas, Marina e Domingas, e da mãe Regina Jeha. Entrevistando amigos, familiares e pessoas que trabalharam com Person, ela busca descobrir algo além de datas e dados biográficos. Eva Wilma, Antunes Filho, Zé do Caixão, Paulo Goulart, Ney Latorraca, Paulo José e Jorge Ben Jor são alguns dos entrevistados.ainda em 2006 faz uma pequena participaçao no filme o casamento de romeu e julietainterpretando uma reporter.

Em janeiro de 2011, a MTV anuncia a saida de Marina Person da emissora. Após 18 anos, a morena disse que queria se ocupar com projetos pessoais além do cinema.

Em abril de 2011 é anunciada seu contrato com a TV Cultura. A apresentadora comandou o Cultura Retrô até abril de 2012.[1]

Desde 2011 apresenta também Em maio de 2011, é tambem anunciado seu contrato com o canal Glitz*, antigo canal Fashion TV Brasil para apresentar o programa Cine Glitz*.[2] [3]

Em maio de 2012, a TV Cultura anuncia que ela apresentará o programa Metrópolis aos domingos (a partir de 27 de maio de 2012).

Carreira[editar | editar código-fonte]

MTV Brasil[editar | editar código-fonte]

TV Cultura[editar | editar código-fonte]

Glitz*[editar | editar código-fonte]

VH1 Brasil[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências