Meat Is Murder
| Meat Is Murder | |||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Álbum de estúdio por The Smiths | |||||||
| Lançamento | 11 de Fevereiro de 1985 | ||||||
| Gravação | Final de 1984, Liverpool, Inglaterra | ||||||
| Gênero(s) | Rock alternativo, indie pop | ||||||
| Duração | 35:54 | ||||||
| Gravadora(s) | Rough Trade (Reino Unido) | ||||||
| Produção | The Smiths | ||||||
| Opiniões da crítica | |||||||
|
|||||||
| Cronologia de The Smiths | |||||||
|
|||||||
Meat Is Murder é o segundo álbum de estúdio da banda The Smiths, lançado em 12 de Fevereiro de 1985. Se tornou o único lançamento original da banda a atingir No. 1 no Reino Unido. Nos Estados Unidos, o álbum alcançou a posição No. 110.
O disco foi produzido por Morrissey, Johnny Marr com a assistencia de Stephen Street, que tambem produziria os discos seguintes do grupo e o primeiro disco solo de Morrissey, após a separação do grupo.
A capa original do disco trazia uma foto de um soldado retirada do documentário "In the Year of the Pig" (1968) de Emile Antonio. A foto era reproduzida quatro vezes e no capacete do soldade a frase origianal "Make War Not Love" foi editada para "Meat is Murder".
As letras deste disco são mais politizadas em relação ao primeiro disco "The Smiths" (1984). Morrissey fala sobre a violência nas escola de Manchester ("The Headmaster Ritual"), a violência nas feiras de diversão ("Rusholme Ruffians"), a violência doméstica ("Barbarism Begins at Home") e a violência contra os animais (a faixa título, "Meat is Murder"). A música "That Joke Isn't Funny Anymore" foi lançada como single depois do lançamento do disco. E a faixa "How Soon Is Now?" originalmente não fazia parte do vinil, só passou a ser incluída mais tarde quando "Meat is Murder" foi lançado em CD. Destaca-se ainda neste disco a belíssima "Well I Wonder", uma música que Morrissey e Johnny Marr gostavam tanto que nunca a apresentaram nos shows do grupo, temendo que a magia "se perdesse" nas apresentações ao vivo.
Faixas [editar]
Todas as letras foram escritas por Morrissey/Marr.
- "The Headmaster Ritual" - 4:52
- "Rusholme Ruffians" - 4:20
- "I Want the One I Can't Have" - 3:14
- "What She Said" - 2:42
- "That Joke Isn't Funny Anymore" - 4:59
- "How Soon Is Now?" - 6:46 (somente em algumas versões)
- "Nowhere Fast" - 2:37
- "Well I Wonder" - 4:00
- "Barbarism Begins at Home" - 6:57
- "Meat Is Murder" - 6:06
