Mega Man X4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde Fevereiro de 2008).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.

Mega Man X4 é o quarto jogo da franquia Mega Man X. Foi originalmente lançado em 1º de Agosto de 1997 para o Sega Saturn e Playstation. A versão para PC foi lançada em 1998, e é compatível com Windows 95 ou melhor. Foi re-lançado em 10 de Janeiro de 2006 como parte do jogo Mega Man X Collection para GameCube e Playstation 2.[1]

História[editar | editar código-fonte]

No ano 21XX, dois grandes exércitos Reploids existem para combater os Mavericks: Os Maverick Hunters e a Repliforce. As duas organizações colaboraram em várias ocasiões, e durante este tempo Zero fez amizade com Colonel e Íris (irmã mais nova de Colonel),Além de ele e X conhecerem General,líder da Repliforce

Em um dia, a cidade flutuante Sky Lagoon foi atacada por Mavericks, que sabotaram seu gerador de energia,fazendo-a cair sobre a cidade abaixo, matando milhares de pessoas. Como a Repliforce estava presente na área,Os Maverick Hunters acabam desconfiando de uma possível aliança da Repliforce com seus inimigos os Mavericks ,algo que acaba se concretizando.Durante suas investigações na área da tragédia,X e Zero encontram Colonel e o interrogam,por sua vez ele nega as acusações desse possível ataque dizendo que só estava presente na área para salvar sua irmã.Logo após o incidente e as acusações,General realiza um pronunciamento alegando que a Repliforce prega a paz e união entre humanos e Reploids e jamais se aliaria aos inimigos,algo que é dado como mentira pelos Mavericks Hunters e dias depois a Repliforce declara-se aliada aos Mavericks e uma gigantesca guerra tem ínicio entre os Mavericks Hunters e os Mavericks unidos com a Repliforce que gera inumeras reviravoltas e a decoberta do retorno e envolvimento de Sigma novamente.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Mega Man X-Dubladores:Kentaro Ito(Japão)e Ruth Shiraishi(EUA)
  • Double/Jello Man-Dublador:Yasumori Matsumoto(Japão)
  • Zero-Dubladores:Ryoutarou Okiayu(Japão)e Wayne Dozier(EUA)
  • Iris-Dubladoras:Yūko Mizutani(Japão)e Michelle Gazepis(EUA)
  • Mavericks
  • Colonel-Dublador:Jin Yamanoi(Japão)
  • General-Dublador:Ryuzaburo Ohtomo(Japão)
  • Sigma

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

No início do jogo, o jogador escolhe entre X e Zero. Ambos cruzam as mesmas fases, mas operam diferentemente e enfrentam diferentes desafios. Têm que desviar de múltiplos obstáculos como detritos caindo, espinhos e destruir robôs inimigos se quiserem chegar ao fim das fases.

X carrega seu tradicional X-Buster que usa para atacar à distância. Pode ser carregado para disparar tiros mais poderosos. Ele pode executar dashs para se mover mais rápido, ou também pular o mais alto que pode para conseguir alcançar lugares difíceis. Quando derrota um dos Mavericks ganha a sua respectiva arma que dispara um tiro similar. Porém, tem munição limitada, que é mostrada numa barra de energia ao lado do nível de saúde. Em algumas fases, ele encontra cápsulas que contêm peças que aumentam suas habilidades. Zero é mais melee-orientado, e tem que chegar perto de seus inimigos. Apesar de sofrer mais danos que X, o poder e a mira de seu Z-Saber compensam. Nem todas as técnicas são baseadas em armas, mas são aprendidas a partir dos chefes, como as que aumentam seu movimento(como o dash em pleno ar ou o pulo duplo). Dos outros, ele ganha técnicas de batalha.

Novidades[editar | editar código-fonte]

  • O jogador joga com ou X ou Zero, e segue as ações daquele personagem durante o jogo. Alguns fatos mudam de acordo com o personagem escolhido (por exemplo, X deve lutar contra o Colonel após derrotar os quatro primeiros Mavericks, mas Zero faz o combate em cenas do anime).
  • Há apenas 2 E-Tanks a encontrar, mas enchem com mais energia do que antes. Também são enchidos com qualquer item de energia, ou seja, nem X nem Zero precisam estar com energia total para enchê-los.
  • 2 novos tanques foram adicionados: um W-Tank que enche todas as suas Armas e um EX-Tank que simplesmente aumenta o número normal de vidas de 3 para 5 quando se começa um jogo.
  • Este é o segundo jogo a usar vídeos de cenas de intervalo em estilo anime. As versões japonesa e européia para Playstation/Sega Saturn do Mega Man X3 foram as primeiras a fazê-lo, mas as cenas não foram tão integradas à história como no X4. Alguns fãs expressaram-se com a opinião de que a dublagem em inglês foi malfeita, como X tinha um tom "afeminado"(Isso é explicado pelo fato da dubladora de X ser a mesma de Mega Man em Mega Man 8), e Zero falava como se não estivesse respirando.
  • Este é o primeiro jogo da série X em que há uma voz dizendo o nome do Maverick na sua abertura, e também aonde os personagens dialogam com os chefes antes do ínicio da batalha.

Repliforce e Mavericks[editar | editar código-fonte]

Nome em inglês Nome em japonês Estágio Arma/técnica ganha Fraqueza
Magma Dragoon (Dragão de Magma) Magmard Dragoon Volcano Rising Fire / Ryuenjin Double Cyclone / Raijingeki
Frost Walrus (Morsa Congelada) Frost Kibatodos Snow Base Frost Tower / Hyouretsuzan Rising Fire / Ryuenjin
Jet Stingray (Arraia a Jato) Jet Stingren Marine Base Ground Hunter / Hienkyaku Frost Tower / Hyouretsuzan
Slash Beast (Fera Cortante) Slash Beastleo Military Train Twin Slasher / Shippuga Ground Hunter / Raijingeki
Web Spider (Aranha Teia) Web Spidus Jungle Lightning Web / Raijingeki Twin Slasher / z-saber
Split Mushroom (Cogumelo Divisor) Sprit Mushroom Bio Laboratory Soul Body / Kuuenbu Lightning Web / Raijingeki
Cyber Peacock (Pavão Cibernético) Cyber Kujacker Cyberspace Aiming Laser / Rakuhouha Soul Body / Ryuenjin
Storm Owl (Coruja da Tempestade) Storm Fukukrowl Air Forces Double Cyclone / Tenkuuha Aiming Laser / Rakuhouha

Chefes finais[editar | editar código-fonte]

  • Colonel
  • Double (caso esteja jogando com X)
  • Iris (caso esteja jogando com Zero)
  • General
  • Sigma na forma de morte
  • Sigma
  • Sigma Cabeça assustadora e Sigma robô (ambos são confrontados no mesmo instante).

Peças[editar | editar código-fonte]

X[editar | editar código-fonte]

Fourth ou Nova armor

Braços

  • Encontrados na fase do Storm Owl, vêm em dois tipos: Stock Charge(faz os braços do X terem uma coloração azul e cinza claro que essa coloração combina com o resto da armadura)e Plasma Charge(que faz os braços do X terem uma coloração vermelho e preto que não combina com o resto da armadura). Stock Charge: Permite a você guardar até quatro tiros carregados e atirá-los continuamente. Plasma Charge: Permite lançar uma destrutiva esfera de energia que causa danos até nos mais fortes inimigos, e também deixa rastros de plasma que causam danos adicionais por um bom tempo. Plasma Charge é o preferido entre os jogadores. Ambas permitem-lo carregar as Armas.

Cabeça

  • Encontrado na fase do Cyber Peacock, no 3º teste do Stage 1, é necessário conseguir Rank S para, como prêmio, a capsula aparecer; a cabeça permite que você não gaste as Armas(não-carregadas),somente quando carregadas elas gastam energia.

Corpo

  • Encontrado na fase do Magma Dragoon, esta armadura reduz os danos enquanto constrói energia para o ataque Nova Strike[às vezes referido como Giga Attack],que é recarregado enquanto X é danificado.

Pernas

  • Encontradas na fase do Web Spider(logo no começo do Stage 1,encontre uma escada e desça conforme o caminho padrão e vá para a direita que você encontra a cápsula), as pernas permitem-o executar duas funções:
  • Air Dash: X pode executar o dash em pleno ar. Útil para alcançar lugares altos ou para escapadas rápidas.
  • Flutuação: Pressionando o botão de pulo enquanto no ar, X flutuará. Sem mover-se, a flutuação manterá-se por 5 segundos. Você pode mover-se para frente ou para atrás, mas com isso, o movimento só durará 2 segundos. Às vezes, é útil para desviar-se de tiros adversários.

Ultimate Armor[editar | editar código-fonte]

  • A Ultimate Armor é uma armadura secreta que só pode ser utilizada ao digitar um código secreto na tela de seleção de personagem. Ela tem todas as características presentes na Fouth Armor, apenas com duas diferenças: o Nova Strike da Ultimate Armor é infinito e não há nenhum aumento de defesa nessa armadura. Para o PlayStation, o código é: O, O, ←6x, segurar L1 e R2 e apertar Start para selecionar o X. Para o Saturn, o código é: B, B, ←, ←, ←, ←, ←, ←, segurar L e R e selecionar X. Na versão para PC, simplesmente aperte para baixo e Enter ao mesmo tempo. Se X aparecer na fase inicial com suas JUNTAS roxas, o código funcionou. Depois disso, pegue qualquer upgrade de armadura em uma das cápsulas para ativar a Ultimate Armor do X.

Zero[editar | editar código-fonte]

Black Armor

  • Assim como a Ultimate Armor, A Black Armor precisa de um código secreto. Na versão para Playstation, o código é o seguinte:Ilumine Zero e Segure R1 enquanto pressiona → 6 vezes. Então solte, depois segure O enquanto aperta Start. Na versão para Saturn, o código é o seguinte: Ilumine Zero, depois segure R enquanto aperta → 6 vezes. Solte R então segure o B enquanto aperta Start. Na versão para PC, apenas segure cima e aperte Enter. Esta armadura não tem redução de dano deixa o life acabar mais rapido e lhe permite rebater alguns tiros com o Z-Saber, e tem um visual legal. Parece uma referência ao falso Zero que foi destruído no Mega Man X2.Mas nem tudo é um mar de flores ele deixa o jogo praticamente mais dificil pois perde mais life nos danos causados por qualquer um chefes e inimigos mais fracos.

Veículos e Ride-Armors[editar | editar código-fonte]

  • Eagle Armor

Encontrada na fase de Storm Owl, esta armadura azul pode flutuar infinitamente, mas toda vez que é atingida, sua altitude cai. Tem mísseis e um canhão que dispara poderosos tiros teleguiados quando carregada e pode dar Air-dashs.

  • Raiden Armor

Encontrada nas fases do Slash Beast e do Magma Dragoon, esta armadura vermelha foi designada para combate mano a mano, que pode também destruir rochas ou mesmo carros-trem. É também à prova de lava, o que permite levá-lo direto à luta contra o Dragoon.

  • Jet Bike

Encontrada na fase do Jet Stingray, esta moto alcança altas velocidades além de atirar em inimigos. Pode também dar poderosos air-dashes que destroem os inimigos quando eles batem na frente da moto no seu período de execução.

Itens[editar | editar código-fonte]

  • Energy Capsule e Energy weapons

Distribuídas em dois níveis, essas cápsulas recarregam sua energia ou arsenal e também são armazenadas nos E e W-Tanks para uso futuro.

  • Energy Charge

Recarregam sua energia até a capacidade total, por menor que a sua energia atual seja.

  • E-Tank

Guardam energia extra para quando for preciso. São dois ao todo. Usam 16 cápsulas de qualquer tamanho para encher completamente cada tanque. Ao contrário dos outros jogos, você não precisa necessariamente estar com à energia total para enchê-los, o que é bem mais cômodo.

  • W-Tank

Re-enche a energia de todas as suas armas, e deve ser enchida com cápsulas que recarregam as armas dos chefes.

  • Heart-Tank

Dão ao seu personagem mais energia, daí ele pode suportar mais dano. São 8 ao todo, um em cada fase.

  • 1-Up e o EX-Tank

Esses itens em forma de capacete dão 1 vida extra do jogador ir à frente no jogo. O EX Tank aumenta o número normal de vidas de 3 para 5.


Curiosidades

  • Como Mega Man 8, Mega Man X4 tem sido alvo de chacota devido a sua péssima dublagem, incluindo o X está sendo dublado pela mesma atriz que interpretou Mega Man em Mega Man 8, que recebeu críticas semelhantes.
  • Não se sabe que derrotou os Mavericks no jogo: X ou Zero. Isso decorre ao fato de ambos derrotarem os mesmo chefes criando um enredo confuso.
  • Algumas das armas especiais neste jogo são reutilizados na batalha entre X e Zero(se o jogador escolheu Zero) em Mega Man X5. As armas especiais em questão são Soul Body, Double Cyclone e Frost Tower.
  • É O Primeiro jogo da série a possuir armaduras destraváveis como a Ultimate Armor para X e a Black Zero para Zero,algo que continuaria nos jogos posteriores.
  • Embora existam mais dois jogos da série X em que a luta contra o chefe final é travada em três batalhas (Mega Man X e Mega Man X8), X4 é o único jogo onde o jogador luta contra Sigma em duas formas,cada uma com sua respectiva barra de vida.
  • X expressa o medo no final que ele mesmo pode tornar-se Maverick. Ele pede a zero que, se ele já apresentam sintomas de ele se tornar um Maverick, que ele é "cuidar dele".O monólogo final na história de X também parece implicar prenúncio de que ele pode se tornar um Maverick no futuro, bem como, sugerindo seu papel (de sua cópia, ou melhor,) original no primeiro jogo de Mega Man Zero como Copy X.
  • Chill Penguin e Blizzard Buffalo fazem aparições no fundo da fase de Frost Walrus.Blizzard Buffalo aparece no ínicio da fase e Chill Penguin aparece de fundo durante a batalha contra o sub-chefe da fase.
  • Este jogo marca a primeira vez que um sinal de "Warning" é utilizado quando uma luta contra chefe está prestes a ser travada.Em algumas ocasiões, o jogo pode tornar-se preso em um sinal de "Warning" na versão PlayStation, forçando o jogador a ter que reiniciar o jogo. Esta falha ocorre também em Mega Man X5.
  • Ao contrário de Mega Man 8, este jogo foi construído para o PlayStation - e a versão de Sega Saturn é um port direto e não apresenta adições sobre a versão original.
  • A maioria da voz em batalha dos os oito chefes Mavericks foram cortados das versões em língua inglesa.
  • Este jogo foi o primeiro da série a utilizar uma seqüência de diálogo entre os caçadores e os Mavericks em vez de ir direto para a batalha. Isso continuaria pelo resto da série.
  • Neste jogo, apenas três dos oito chefes são Mavericks: Magma Dragoon,Split Mushroom e Cyber ​​Peacock. Os outros cinco são membros da Repliforce.
  • No jogo Mega Man X5 o chefe The Skiver é um membro da antiga Repliforce.

Referências

  1. Johnson, Chris (September 10, 1997). Capcom Offers Extras GameSpot CBS Interactive. Visitado em July 17, 2010.