Miguel Obrenović III da Sérvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Miguel Obrenović III da Sérvia

Miguel Obrenović III (sérvio: Михаило Обреновић) (Kragujevac, 16 de setembro de 1823Belgrado, 10 de junho de 1868) foi o príncipe-regente da Sérvia de 18391842 e de 18601868. Sua primeira regência terminou quando fora deposto em 1842 e a segunda quando fora assassinado em 1868.

Miguel era o segundo varão do príncipe Milosh Obrenović (1780–1860) e de Ljubica Vukomanović (17881843, Viena). Seu irmão mais velho, Milan Obrenović II, morreu precocemente de tuberculose, após ter assumido o trono pela abdicação do pai, e legando assim a Miguel a regência da Sérvia. Obrenović III foi um dos defensores duma federação balcânica contra o Império Otomano.

Ao assumir, Miguel era ainda jovem e inexperiente para lidar com as problemáticas políticas, tanto internas quanto externas, que encontrara no Principado da Sérvia. Em 1842, sua regência demonstrou-se fracassada e ele foi derrubado por uma rebelião liderada por Toma Vučić-Perišić, que permitiu que a dinastia Karađorđević ascendesse ao Trono. Onze anos depois, Miguel se casou com a condessa Júlia Hunyady von Kéthely (18311919), sem deixar posteridade. Miguel foi finalmente aceito de volta como príncipe-regente da Sérvia em 1860, após a morte de seu pai, que havia reconquistado o Trono em 1858. Reinou então por mais oito anos como um déspota esclarecido.

Em 10 de junho de 1868, enquanto passeava no parque Kosutnjak, nos arredores de Belgrado, com sua prima Catarina Obrenović, mulher de Alexandre Konstantinović, ambos foram mortos por tiros; o regicídio nunca foi suficientemente esclarecido. Os Karađorđević foram acusados de planejar o crime, mas nunca houve provas.

A rua de comércio mais importante de Belgrado, Knez Mihailova (Rua do Príncipe Miguel), é batizada em homenagem a ele.

Precedido por
Milan Obrenović II
Príncipe da Sérvia
18391842
Sucedido por
Alexandre Karađorđević
Precedido por
Milosh I da Sérvia
Príncipe da Sérvia
18601868
Sucedido por
Milan I
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.