Motor Dahlander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Motor Dahlander é um motor elétrico trifásico que permite seu acionamento em duas velocidades distintas. As velocidades, que estão relacionadas ao número de rotações no motor, são conseguidas com a estruturação dos enrolamentos do estator deste motor em dois conjuntos promovendo uma relação de 1:2. Ou seja, em uma forma de ligação o número de pólos é duas vezes maior que a outra. Apesar de já se ter grande desenvolvimento de equipamentos auxiliares para a variação da velocidade de motores elétricos, o uso do Motor Dahlander ainda é viável economicamente para aplicações onde se deseja apenas uma mudança discreta das velocidades.[1]

Constituição do motor[editar | editar código-fonte]

O Motor Dahlander tem em seu estator seis bobinas, que podem-se combinar de duas formas: estrela/triângulo e dupla estrela.

A ligação Dahlander permite uma relação de pólos de 1:2 o que corresponde a mesma relação de velocidade. Quando a quantidade de pólos é maior a velocidade é mais baixa, quando é menor a velocidade é mais alta. quando a freqüência é 60 Hz, onde n = velocidade , p o número de pólos, s = escorregamento e f a freqüência.

Existem três tipos de arranjos de ligação, que fornecem três situações: Conjugado constante, Potência constante e Conjugado variável. A escolha depende do tipo de carga que será acionada. Por exemplo: nas bombas centrífugas e ventiladores, o conjugado aumenta quadraticamente com a velocidade, portanto é variável.

No circuito de comando deve estar previsto o intertravamento elétrico entre os contatores que se energizados juntos causam curto circuito e se possível até intertravamento mecânico..

Igual cuidado deve ser tomado nos serviços de montagem, evitando-se inversões que podem causar curtos circuitos, sentidos de rotação diferentes entre a alta e a baixa velocidade que pode causar avarias mecânicas nos equipamentos.

Outra observação é com relação aos reles térmicos que como aparece no diagrama de circuito de força, são dois. Isso decorre da necessidade de ajustes de corrente diferente e devido mudar o lado de alimentação, quando então o térmico não tem mais função.

Velocidades[editar | editar código-fonte]

As velocidades mais utilizadas em 60Hz na conexão Dahlander são : Velocidades 450 / 900; 900 / 1800; 1800 / 3600 (RPM), XVI e VIII pólos; VIII e IV pólos; IV e II pólos respectivamente.

Se conectamos os enrolamentos em estrela ou em triângulo, a velocidade vai ser a menor, e se conectamos em dupla estrela a velocidade vai ser o dobro. Sendo assim, a potência absorvida pelo motor na conexão em dupla estrela é o dobro da absorvida na conexão em estrela e a potência absorvida em dupla estrela, é um 15% a mais do que a potência absorvida na conexão triângulo [2] . Além disso, o rendimento em velocidade maior é melhor do que em velocidade menor

Usos do motor Dahlander[editar | editar código-fonte]

Este tipo de motor é muito usado para guindastes, guinchos, transportadores, máquinas e equipamentos em geral e outras aplicações que requerem motores assíncronos de indução trifásico com duas velocidades. As tensões disponíveis para estes motores são: 220 V, 380 V e 440 V. [3] . (WEG,2010).

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.